Fale Conosco Pelo Whatsapp

Não há skincare que impeça o inevitável: à medida que os anos passam, a face se torna cada vez mais flácida e enrugada. Assim, os procedimentos não cirúrgicos nem sempre são suficientes e só o lifting de rosto se torna capaz de promover o rejuvenescimento.

E você, já pensou em fazer o lifting de rosto? Sabe quais são os procedimentos para rejuvenescer a face? Então, continue a leitura! Vamos desvendar o tema para que você conheça diversas opções.

O que é o lifting de rosto?

A palavra lifting, em inglês, significa levantamento. Portanto, o lifting de rosto abrange uma série de procedimentos que têm como objetivo reverter a flacidez e as rugas que deixam a face envelhecida.

Esta cirurgia recebe diversos nomes. Além de lifting facial ou de rosto, os médicos a chamam de ritidoplastia, facelift ou ainda ritidectomia.

Em um aspecto mais amplo, o lifting de rosto pode incluir ainda a região do pescoço e papada. Assim, ao melhorar tanto a face quanto seu contorno, a pessoa recupera um aspecto mais jovem.

Para rejuvenescer a face, o médico utiliza a cirurgia plástica e, em alguns casos, complementa seu efeito com procedimentos não cirúrgicos. Portanto, o paciente precisa de uma avaliação individual, que considere suas necessidades.

Quais são os problemas que a ritidoplastia corrige?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a ritidoplastia melhora sinais visíveis de envelhecimento no rosto e pescoço. Para isso, ela se propõe a corrigir problemas como:

  • flacidez no terço médio do rosto, que é a região que inclui sobrancelhas, olhos, nariz e parte superior da bochecha;
  • vincos que ligam o nariz ao canto da boca, ou seja, o famoso bigode chinês;
  • vincos abaixo das pálpebras inferiores;
  • rugas nas têmporas, ou seja, os pés de galinha;
  • flacidez no terço inferior da face e contorno do rosto, que costuma causar papada;
  • depósitos de gordura cederam à gravidade e se deslocaram para baixo, provocando o efeito de derretimento do rosto;
  • pele flácida na região do queixo e mandíbula, bem como depósitos de gordura nessa região.

No lifting facial clássico, o médico não corrige as rugas ou flacidez na testa. Também não é este o procedimento adequado para eliminar a flacidez da pálpebra superior ou a queda das sobrancelhas.

No entanto, é possível associar a ritidoplastia à blefaroplastia e ao lifting de testa (ritidoplastia coronal). Assim, o paciente consegue rejuvenescer todo o rosto em um único procedimento.

Como você pode ver, esses problemas estéticos são mais comuns em pessoas acima dos 45 ou 50 anos. Embora as mulheres sejam as primeiras a procurarem esse procedimento, um número cada vez maior de homens também busca a cirurgia de rejuvenescimento da face.

Como é feito o lifting de rosto?

O lifting de rosto é uma cirurgia segura e que traz excelentes resultados. Porém, para isso, o paciente precisa contar com um médico experiente e altamente qualificado, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A qualificação do médico é essencial, pois trata-se de um procedimento complexo e delicado. Seu resultado ficará evidente no rosto do paciente, que é visto por todas as pessoas.

Não é possível explicar o passo a passo do lifting de rosto. Afinal, cada paciente tem suas próprias necessidades. Enquanto alguns têm uma grande flacidez no terço médio e bigode chinês, outros apresentam papada e perdem o contorno da face.

No entanto, podemos explicar que o lifting de rosto pode incluir, de acordo com as necessidades do paciente:

Reposicionamento de músculos no lifting de rosto

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o envelhecimento não acontece apenas na pele. A camada superficial é apenas uma das afetadas em um processo bem mais profundo.

O envelhecimento começa com uma perda óssea da face, dos coxins de gordura que deixam o rosto mais cheio e com a flacidez dos músculos. Portanto, no lifting, muitas vezes o médico precisa reposicionar esses músculos e costurá-los.

Eliminação de sobras de pele

A flacidez atinge também a pele. Afinal, com o tempo, nós não conseguimos produzir a quantidade de colágeno e elastina necessárias para repor as fibras elásticas que perdemos naturalmente.

Assim, a pele perde essa “cola” que mantém sua trama bem fechada. Ela se torna frouxa. A flacidez tissular se manifesta.

Para entender como a flacidez afeta o rosto, pense em um tecido maior do que a região que ele precisa cobrir. Assim fica a pele em relação ao rosto. Como sobra tecido, ele fica enrugado ou caído.

Por isso, o cirurgião plástico precisa eliminar este excesso de pele. Ele faz incisões estratégicas nas laterais do rosto, puxa a pele e corta a sobra. Então, ele sutura as bordas, deixando a face lisa outra vez.

Preenchimento da face

Como já falamos, o processo de envelhecimento afeta também o preenchimento da face. A pessoa perde massa óssea e também coxins de gordura que deixam o rosto mais cheio.

Então, em muitas situações, o médico aproveita o procedimento para preencher algumas camadas mais profundas. Ele pode usar gordura do próprio paciente, quando isso é possível.

A gordura pode ter algumas vantagens nesse processo. A primeira delas é que, além de ser um material biológico do próprio corpo, não existe a possibilidade de rejeição.

Além disso, mover a gordura de um local para o outro traz também células-tronco, que darão origem a novas células de pele e promoverão o rejuvenescimento da face.

No entanto, quando não é possível realizar o preenchimento com a gordura do paciente, o médico utiliza ácido hialurônico. Ele também traz excelentes resultados e não desencadeia processos de rejeição.

Quanto tempo dura a cirurgia de ritidoplastia?

Por se tratar de um procedimento delicado e complexo, a ritidoplastia pode durar em torno de 4 horas ou até mais. O médico utiliza, na maioria das vezes, a anestesia geral. Assim, o paciente dorme profundamente durante a cirurgia.

O resultado da ritidoplastia é permanente?

Logo após a ritidoplastia, o paciente vê uma mudança significativa em sua face. A pele fica muito mais lisa, como se ele tivesse voltado vários anos no tempo. A expressão se torna menos cansada.

No entanto, o processo de envelhecimento continua acontecendo. Então, ao longo do tempo, haverá um novo deslocamento muscular, perda de elasticidade da pele e do preenchimento.

Porém, se o paciente recorrer a alguns procedimentos estéticos após o lifting de rosto, ele consegue retardar esse processo. A toxina botulímica, por exemplo, impede que os músculos da face respondam ao estímulo, dificultando a formação de rugas.

Outros procedimentos, como o preenchimento com ácido hialurônico, melhoram a aparência e promovem o rejuvenescimento. Já os fios de sustentação e bioestimuladores aceleram a produção de colágeno, deixando a pele firme por muito mais tempo.

Portanto, como você pode ver, existem diversas opções para retardar um novo processo de envelhecimento após o lifting de rosto. Mesmo que o paciente não tome esses cuidados, ele parecerá muito mais jovem do que se não tivesse feito nenhuma cirurgia.

Agora você já sabe quais são as indicações e procedimentos que o médico pode realizar em um lifting de rosto. Quer saber quais deles são adequados para o seu rejuvenescimento? Marque sua avaliação com a nossa equipe!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)