Fale Conosco Pelo Whatsapp

Seios grandes, pesados e que geram atrito com o braço causam problemas estéticos e funcionais. Há tempos a cirurgia plástica tem uma solução — a mamoplastia redutora. Mas seria possível corrigi-los com lipo de mamas?

Como a maioria das pessoas, você provavelmente nunca ouviu falar sobre esta possibilidade. Então, neste post, vamos analisar os prós e contras da lipoaspiração nas mamas.

Existe lipoaspiração de mamas?

Embora seja um assunto que gera muita controvérsia, alguns médicos realizam a lipoaspiração de mamas. No entanto, ela tem indicações bastante específicas e algumas questões que merecem consideração.

Assim como a lipoaspiração tradicional, feita em outras partes do corpo, a lipo de mamas utiliza uma cânula e uma centrífuga para eliminar a gordura desta região.

O procedimento tende a ser rápido, com duração média de 90 minutos, e em dois dias a mulher está pronta para voltar à maioria de suas atividades normais, exceto à prática de exercícios físicos.

A lipo de mamas substitui a mamoplastia redutora?

Se você tem seios grandes, provavelmente já viu que a cirurgia plástica indicada para reduzir os seios é a mamoplastia redutora. Então será que a lipo de mamas realmente pode substituí-la?

Mamoplastia Master Health

Afinal, seria um sonho poder resolver este problema com uma cirurgia de recuperação mais rápida e que não deixa grandes cicatrizes, não é mesmo?

Infelizmente, é importante destacar que a lipo de mamas ainda é um procedimento que causa muita controvérsia e inspira uma série de cuidados. Não podemos banalizar esta cirurgia.

Portanto, não são todos os médicos que indicam esta cirurgia e, mesmo quando eles fazem isso, o procedimento tem indicações muito específicas. Entenda o porquê.

A fibrose pode mascarar nódulos e tumores após a lipo de mamas

Depois de uma lipoaspiração, o corpo fica com um espaço entre a pele e o músculo em que ela deve aderir. Essa é uma forma resumida de falar sobre isso, pois na verdade existem várias camadas nesses tecidos.

Neste espaço entre a pele e o músculo, primeiro ocorre um acúmulo de líquido. Depois, à medida que o tempo passa, o organismo forma um tecido cicatricial que contém, inclusive, colágeno.

A questão é que essa formação de tecido cicatricial pode ser bem irregular. Assim, ela pode gerar fibroses e calcificações, por exemplo. Essa irregularidade reflete também na pele.

Para minimizar essa formação, a paciente precisa usar malhas compressoras, realizar drenagem linfática e, muitas vezes, recorrer ao tratamento com ultrassom para eliminá-las.

O aspecto de uma pele com fibrose é muito ruim, mas no caso dos seios o problema é ainda mais sério, pois pode prejudicar a detecção precoce de um câncer de mama.

As fibroses e calcificações mascaram nódulos e tumores em exames de mamografia. Portanto, pensando na saúde da mulher a longo prazo, a lipo de mamas não é a técnica mais indicada para reduzir os seios.

A lipoaspiração pode causar flacidez

Não é segredo que a lipoaspiração pode causar flacidez em qualquer área do corpo onde ela é realizada. Afinal, ela retira o volume que preenchia a pele e pode haver uma sobra, que fica flácida.

É por isso que, muitas vezes, o médico recomenda não só a lipoaspiração, mas uma combinação entre lipo e lifting. Como exemplo, temos a lipoabdominoplastia, lipo nos braços + braquioplastia, e assim por diante.

Acontece a mesma coisa com as mamas. E nenhuma mulher gostaria de diminuir o volume delas sabendo que a consequência seria ficar com os seios caídos, não é mesmo?

Portanto, mesmo se o médico diminuísse as mamas com lipo, ele provavelmente teria que recomendar também uma mastopexia para levantar os seios.

As cicatrizes da mamoplastia redutora costumam ser idênticas às da mastopexia. Então qual seria a vantagem? Por que a lipo de mamas seria a solução se ela exigiria uma segunda cirurgia?

Portanto, é melhor fazer uma cirurgia com a finalidade de reduzir as mamas e que já resolve todos esses problemas de uma vez, sem que isso gere a possibilidade de complicações como fibroses e calcificações.

Quando, então, os médicos recomendam a lipo de mamas?

Existem pouquíssimos casos de lipo de mamas registrados na literatura médica. Até mesmo por essas observações que já fizemos, poucos médicos se dispõem a fazer o procedimento.

No entanto, vamos citar aqui alguns casos:

Assimetria em paciente que desejava amamentar

Existe um caso registrado em que o cirurgião optou por tratar uma assimetria de volume com a lipo de mamas. Para isso, ele retirou gordura do seio que era maior.

Segundo ele, a técnica foi escolhida por dois motivos. Em primeiro lugar, porque a paciente ainda planejava amamentar. Então, uma mamoplastia redutora poderia cortar dutos lactíferos e dificultar a amamentação.

Outro ponto levantado na publicação foi que só uma mama seria reduzida. Assim, a paciente teria cicatriz em um seio e no outro não. Ele também destacou que retirar um pouco de gordura seria suficiente para igualar o volume.

Portanto, não nos cabe questionar o procedimento do médico. Se ele realizou esta cirurgia, a decisão teve motivos específicos como estes que você viu nestes parágrafos.

Além disso, quando um médico utiliza um procedimento pouco convencional para resolver um problema, isso significa que ele analisou todas as possibilidades com sua paciente e essa era a única que permitia um resultado melhor.

Cada paciente é único. Desta forma, há pessoas que realmente são exceções e que precisam de uma intervenção completamente diferente das opções tradicionais.

Lipo de mama para retirada de gordura lateral

Este é um procedimento relativamente mais comum e que pode ser associado à mastopexia ou à mamoplastia redutora.

Neste caso, o médico não utiliza a cânula para retirar a gordura do seio e sim da lateral e até mesmo da axila.

Você já deve ter visto muitas mulheres que têm esta lateral do seio mais “gordinha”. Inclusive, ela forma uma espécie de pneu que preenche o sutiã, deixando o tronco abaulado e não reto.

Então, em prévio acordo com a paciente, o médico faz uma lipo nesta lateral externa, deixando o tronco da mulher mais fino e dando ainda mais destaque ao seio.

O que você precisa entender após este post sobre lipo de mama?

A área de cirurgia plástica é muito delicada. Da mesma forma que há médicos sérios e altamente qualificados, também há pessoas que oferecem serviços questionáveis.

Então, quando toda a comunidade médica aponta uma solução para um problema e você encontra outra alternativa muito mais fácil, muito mais simples e muito mais barata, cuidado!

O médico tem um compromisso. Em juramento, ele prometeu zelar pela sua saúde, segurança e bem-estar. Para se tornar um cirurgião plástico, ele passou por uma trajetória de aprendizado e prática que demorou anos.

Portanto, não se aventure em procedimentos que podem colocar sua saúde em risco. Se alguém vai na contramão de toda a comunidade médica, pesquise muito antes de decidir.

Observe: a clínica disponibiliza o nome do responsável técnico no site? Este médico foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica? Esses critérios são essenciais para sua segurança. Sem eles, não se arrisque.

Beleza e saúde precisam andar juntas. Por isso, confie em quem coloca sua segurança em primeiro lugar.

Quer saber mais sobre o procedimento realmente seguro para reduzir seus seios? Continue no blog e saiba mais sobre a mamoplastia redutora.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.