Fale Conosco Pelo Whatsapp

Antes da pandemia, já havia muita gente insatisfeita com o peso. Depois desse período de confinamento, redução da atividade física e muita comida de delivery, a obesidade também explodiu. Mas como reverter isso? A cirurgia plástica é uma boa alternativa? Afinal, lipo emagrece?

Se você também tem essas dúvidas, continue aqui! Vamos explicar se a lipoaspiração é uma boa alternativa para quem precisa emagrecer. Veja a seguir!

Afinal, a lipo emagrece?

A lipoaspiração é uma cirurgia que elimina a gordura localizada. Mas o que realmente consideramos gordura localizada?

São pequenos depósitos de gordura em regiões específicas do corpo. Portanto, ela se refere ao culote, a uma pochetezinha na parte inferior do abdômen, papada, gordurinha que pula do sutiã e assim por diante.

Lipoaspiracao Master Health

Quando a gordura está no corpo inteiro, ela não pode ser considerada localizada. Além disso, a gordura que o médico retira na lipo é bem superficial, fica um pouco abaixo da pele.

Porém, quando o paciente sofre de obesidade, a situação é outra. Ele tem, sim, gordura abaixo da pele. No entanto, ela não é localizada em pontos específicos, mas em diversas áreas.

Mais ainda, a obesidade envolve a formação de gordura visceral, ou seja, gordura depositada entre os órgãos do corpo. Essa não dá para retirar com nenhum tipo de cirurgia.

Diante de tudo isso, como você pode perceber a lipo não emagrece. Ela ajuda a modelar o corpo, eliminando a gordura de locais específicos.

A obesidade é uma doença que precisa de tratamento multidisciplinar. Portanto, o paciente deve procurar o médico, acompanhamento nutricional e de educadores físicos para solucioná-lo.

O paciente pode retirar quanta gordura ele quiser em uma lipo?

Quando retiramos gordura do organismo, não retiramos apenas essas células adiposas. Ela forma todo um tecido, que inclusive possui uma extensa rede vascular.

Portanto, quando o médico quebra o tecido adiposo e o suga na lipoaspiração, ele também remove vasos sanguíneos e sangue. Isso pode debilitar o paciente, tornando o procedimento arriscado.

Por isso, existe um limite para retirar gordura em uma lipoaspiração. O volume não deve ultrapassar 7% do peso nem 40% da superfície corporal.

Então, embora o paciente possa fazer a lipoaspiração em diversas regiões do corpo em uma mesma cirurgia, o médico precisa respeitar esse limite.

Apenas para ter uma ideia, para uma pessoa de 70 quilos, 7% desse peso correspondem a 4,9 litros de gordura. Esse é um limite seguro, mas é suficiente?

Em que situações a “lipo emagrece”?

Como existe esse limite para retirar a gordura, a satisfação com o resultado depende das medidas e do peso do paciente.

Portanto, se ele estiver com um leve sobrepeso, que não ultrapassa seu peso ideal em 10%, o resultado costuma ser bastante satisfatório.

Por exemplo: se o peso ideal de uma pessoa é 60 quilos, e ela está com 65, ela pode retirar na cirurgia 4,2 litros de gordura.

Como um litro de gordura equivale a quase um quilo, ela ficará com 60,8 quilos. Assim, chegará quase ao seu peso ideal. Com um pouquinho mais de esforço, seu objetivo será atingido.

No entanto, para uma pessoa que está muito acima de seu peso corporal, essa quantidade quase não faz diferença. Nesse caso, mais uma vez, a melhor alternativa é tratar a obesidade com mudança de estilo de vida.

Para quem a lipo é indicada?

A indicação da lipoaspiração é bem específica. Portanto, os pacientes que têm melhores resultados são os que cumprem as condições abaixo:

Próximos ao peso ideal

Como já dissemos, pessoas com leve sobrepeso (até 10% acima do peso ideal) têm benefícios mais significativos. Acima desse percentual, a lipo não é uma alternativa interessante.

Pessoas com o peso ideal, mas com depósitos de gordura localizada

Existem pessoas que não acumulam gordura por razões genéticas. Porém, a maioria de nós tende sim a acumular gordura em algumas regiões do corpo.

Existem mulheres magras, por exemplo, que têm aquele culote nas laterais do quadris. Outras que têm o corpo em forma, mas não consegue se livrar daquele volume na parte inferior do abdômen.

E podemos falar a verdade? A chance de esses acúmulos desaparecerem com dieta e exercícios é muito pequena. Afinal, quem chegou a esse ponto geralmente são pessoas que têm uma alimentação saudável e praticam exercícios.

Nesses casos, a única alternativa para eliminar esses depósitos de gordura realmente é a lipoaspiração. O médico quebra esse tecido adiposo e o aspira logo em seguida, eliminando o problema instantaneamente.

Pessoas que utilizam a lipoaspiração como complementares em um rejuvenescimento facial

A genética é mesmo uma caixinha de surpresas. Existem pessoas magras, com o corpo esguio, mas com uma forte tendência para a formação de papada.

Aos poucos, a gordura se acumula ali entre o rosto e o pescoço, formando uma espécie de queixo duplo. Como resultado, elas ficam com a aparência envelhecida.

Assim, no momento em que elas desejam rejuvenescer o rosto, elas também querem se livrar da papada. A lipoaspiração atende essa necessidade.

Portanto, elas fazem um lifting facial, que elimina rugas e marcas de expressão, redefine o contorno do rosto e acaba com a papada.

Pessoas que querem realmente definir o corpo

Vivemos um período de grande exposição do corpo. Além das selfies e das fotos na academia ou na piscina, existem pessoas que constroem sua carreira em cima de sua imagem.

Para essas pessoas, definir os músculos e deixá-los bem evidentes é praticamente um investimento profissional. Então, elas recorrem à lipo HD (lipoaspiração de alta definição) para destacá-los ao máximo.

O que fazer após derrubar o mito de que a lipo emagrece?

Depois que percebemos que o emagrecimento por meio da lipo é um mito e que não existe uma solução mágica para esse problema, nós temos a oportunidade de focar nossas atenções no que realmente importa — a nossa saúde.

Portanto, se você também luta com o peso excessivo, entenda que mudar hábitos é o único caminho não só para emagrecer, mas também para manter o peso correto.

Mesmo quem faz lipo pode engordar novamente. Nem sempre a pessoa volta a ter um volume tão grande de gordura na mesma região. Porém, sem hábitos saudáveis, a gordura aparece em outras áreas do corpo.

Então, invista nesta mudança. Alimente-se bem, pratique exercícios e atinja um peso saudável. Depois disso, se ainda quiser finalizar esse processo modelando o corpo com uma lipoaspiração, ela atenderá suas expectativas.

Agora você já sabe se a lipo emagrece e quais são as indicações dessa cirurgia. Gostou do post? Compartilhe com seus amigos para que eles também entendam o objetivo desse procedimento.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.