O sucesso de uma intervenção plástica não depende apenas da competência do cirurgião. Mesmo que ele use as técnicas mais modernas e seja reconhecido pelo seu conhecimento e perícia, a falta de cuidado do paciente pode comprometer o resultado. Por isso, neste post vamos falar sobre a mamoplastia antes e depois da cirurgia: o que a paciente pode fazer para ficar com os seios perfeitos.

Então, se você planeja fazer algum procedimento nas mamas, não pode perder este artigo. O preparo começa bem antes da cirurgia e, quanto maior for sua adesão às recomendações do médico, melhor será o resultado. Confira!

Mamoplastia antes e depois da cirurgia: como se preparar?

Aqui no blog, nós já explicamos que a mamoplastia é a cirurgia plástica recomendada para remodelar os seios. O processo para a realização do procedimento começa com uma consulta com o cirurgião plástico especializado. Para ter certeza de que ele está habilitado, é importante consultar o site da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica.

Normalmente, o tempo entre a primeira consulta e a cirurgia não precisa ser muito longo. O médico conversará com você, perguntará sobre seu histórico médico pessoal ou familiar, além de solicitar exames. Também será necessário fazer uma avaliação clínica do seu caso. Só então, ele dirá qual é o procedimento mais adequado para solucionar seu problema.

No entanto, mesmo que você planeje fazer a cirurgia em alguns meses, já pode começar a se preparar. Se você é fumante, por exemplo, é altamente recomendável que você interrompa esse hábito o quanto antes. O período mínimo de abstinência é de 15 dias antes do procedimento, mas se for possível, pare de fumar imediatamente.

O cigarro prejudica a oxigenação dos tecidos. Portanto, a manutenção desse hábito pode dificultar o processo de cicatrização e deixar marcas indesejadas. Ao parar de fumar antes da cirurgia, você também diminui o risco de ter problemas como trombose e embolia pulmonar.

Também é importante, principalmente nos casos de aumento das mamas, hidratar bem a pele. Lembre-se que ela precisará se esticar para acomodar uma prótese de silicone que não ocupava aquele espaço. Assim, passar creme duas vezes por dia na mamoplastia antes e depois ajuda a prevenir o surgimento de estrias.

Outros cuidados necessários antes da mamoplastia

Além dessas providências importantes, no período preparatório é fundamental que você:

  • converse com o cirurgião sobre medicamentos que utiliza, pois provavelmente será necessário suspender remédios como aspirina, ácido acetil salicílico (AAS), vitamina E, emagrecedores e outros remédios que evitam a coagulação;
  • evite substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas anteriores à cirurgia;
  • não utilize bebidas alcoólicas nos dias próximos à cirurgia;
  • programe-se para o período pós-operatório, providenciando ajuda para as tarefas diárias que não poderá realizar durante o repouso;
  • comunique ao médico qualquer atraso menstrual e se ele solicitar, realize exames para descartar a possibilidade de gravidez;
  • informe ao médico se tiver qualquer problema de saúde como resfriado, febre, conjuntivite, herpes ou infecções na semana anterior à cirurgia;
  • na véspera, tenha refeições leves.

Ainda antes da data do procedimento, é necessário providenciar o sutiã pós-cirúrgico. Ele será colocado no seu corpo no centro cirúrgico, antes mesmo de você acordar. Portanto, ele precisa ser comprado com antecedência, de acordo com a orientação do médico.

Mamoplastia antes e depois da cirurgia: o que evitar na recuperação?

O pós-operatório da mamoplastia costuma ser muito tranquilo. A paciente geralmente não sente dores, mas apenas um leve incômodo, que é amenizado com analgésicos. Porém, para que sua recuperação seja ainda mais rápida e para garantir o sucesso da cirurgia, existem alguns cuidados essenciais. Saiba quais são eles!

O que evitar nos primeiros dias após a cirurgia?

Na maioria dos casos, a alta da mamoplastia costuma ser bem rápida. Algumas pacientes voltam para casa após algumas horas, enquanto outras permanecem até o dia seguinte. Dificilmente a permanência no hospital ultrapassa 24 horas.

Depois de chegar em casa, a paciente precisa ficar atenta a algumas questões. Ela não deve ficar deitada o tempo inteiro, mas também não pode exagerar no esforço. Então, caminhar dentro da própria residência, sentar-se e realizar atividades calmas é possível e recomendável.

Por outro lado, existem ações que a paciente não pode fazer. A primeira e mais importante é que ela não deve levantar os braços durante 15 dias. Ao fazer isso, ela forçará a região da incisão, podendo romper pontos ou prejudicar a cicatrização. Se a mamoplastia envolveu a colocação de prótese, ela também poderá se deslocar com o movimento.

Portanto, mantenha seus braços abaixados e com os cotovelos próximos ao corpo. Não carregue peso e nem faça esforço físico. Tenha uma pessoa para realizar as tarefas domésticas e para ajudá-la até a lavar os cabelos, já que não poderá fazer esse movimento. Também é importante evitar rotações do tronco. E não se esqueça: use o sutiã pós-operatório o tempo inteiro, inclusive para dormir. Retire-o apenas no momento do banho.

Outro cuidado é a posição para dormir. A paciente não deve dormir de lado e nem de barriga para baixo. É necessário se manter de barriga para cima, mantendo os seios estáveis. É importante colocar dois travesseiros sobre a cabeça, mantendo-a mais elevada que o corpo. Não estique a região da incisão.

Como deve ser a alimentação na mamoplastia antes e depois da cirurgia?

Embora muitas pessoas foquem apenas no período pós-operatório, se a paciente mantiver uma alimentação saudável mesmo antes da cirurgia ela terá muitos benefícios. Os médicos recomendam a ingestão de frutas, vegetais, fibras e muito líquido.

É normal que, depois da cirurgia, o trânsito intestinal fique um pouco mais lento. Assim, ao ingerir alimentos que facilitam a evacuação, a paciente evitará esse problema. Quanto mais itens saudáveis forem incluídos no seu cardápio, melhor será a sua recuperação!

Nesse período, existem alimentos que devem ser evitados. São aquelas alternativas menos saudáveis do nosso cardápio, que geralmente são pobres em nutrientes ou ricas em substância que fazem mal à saúde. Frituras, doces, pratos gordurosos e com excesso de sal e condimentos fazem parte dessa lista.

Não se esqueça ainda de manter a abstinência ao fumo e às bebidas alcoólicas depois da cirurgia. O cigarro deve ser evitado por pelo menos 30 dias no pós-operatório. Eles prejudicam a circulação ou provocam inchaço, e é importante evitar esses dois problemas para não ter complicações.

Agora você já sabe o que fazer na mamoplastia antes e depois da cirurgia. E então, que tal planejar o seu procedimento e começar esses preparativos agora mesmo? Que tal conhecer algumas histórias de pessoas que tomaram essa decisão e agora estão felizes com o resultado? Participe do nosso grupo no Facebook e confira esses relatos!