Fale Conosco Pelo Whatsapp

O grau de flacidez de cada pessoa é diferente, e essas diferenças ocorrem de acordo com o biotipo e a história de cada paciente. Fatores genéticos, grandes emagrecimentos, idade e gestações fazem com que as pessoas tenham mais ou menos sobras de pele na região abdominal. Por isso, não são todos os casos que necessitam de uma abdominoplastia completa. Para vários pacientes, a mini abdominoplastia é uma solução simples e eficaz.

Quer entender qual é a diferença entre a mini abdominoplastia e a abdominoplastia clássica ou completa? Então, não perca este post! Vamos explicar quais são as vantagens desse procedimento e quando ele é indicado. Não perca!

O que é Mini Abdominoplastia?

A mini abdominoplastia trata-se de uma variação da abdominoplastia completa ou clássica, realizada em quem quer ficar com a barriga lisinha mas não precisa retirar uma grande extensão de pele.

O médico cirurgião plástico realiza um corte na região pubiana acima dos pelos, pouco maior que o corte feito na cesariana, reposiciona os músculos abdominais e retira o excesso de pele que houver. 

Caso exista muito volume de gordura, o médico pode realizar uma lipoaspiração no mesmo processo cirúrgico, caso combinado anteriormente com a paciente.

Para finalizar, o médico então sutura todas as camadas. Essa sutura pode ser realizada com cola cirúrgica, que favorece a cicatrização. 

Para quem a Mini Abdominoplastia é indicada?

Essa cirurgia plástica é indicada para os casos em que as pessoas:

  • Encontram-se dentro da faixa de peso ideal para sua altura, mas desejam melhorar a aparência do abdômen, deixando-o lisinho e definido;
  • Têm a flacidez na barriga, localizada abaixo do umbigo;
  • Não apresentam uma grande sobra de pele;
  • Não tenham muita gordura localizada.

Duração da Cirurgia

Como se trata de um procedimento mais simples, essa cirurgia dura em torno de 2 horas. Embora o anestesista possa mudar a anestesia devido ao histórico da paciente, normalmente ele usa a peridural ou raquidiana.

Abdominoplastia Master Health

No entanto, depende do caso da paciente. Como sabemos, existem casos em que a paciente pode ter um maior acúmulo de tecido gorduroso na região abdominal e seja necessário a realização da lipoaspiração no mesmo processo cirúrgico. Isso é informado em consulta prévia, pelo médico cirurgião plástico.

Por estas razões, o tempo de duração pode variar consideravelmente de paciente para paciente.

Pós-Operatório

O pós-operatório da mini abdominoplastia é bem tranquilo, mas exige alguns cuidados. Veja quais são eles:

Uso da cinta compressiva

Ao realizar a cirurgia, o paciente já estará com a cinta pós-operatória. É necessário utilizar essa cinta durante 45 dias, retirando-a apenas para tomar banho. Ou conforme indicação médica.

Ela é importante para desinchar a barriga, dar estabilidade à região e facilitar a cicatrização, além de contribuir para modelar o abdômen, e melhorar a aderência da pele com o tecido conjuntivo (tecido que permite a firmeza da pele com os músculos).

Uso eventual do dreno

Alguns pacientes saem da cirurgia usando um dreno que coleta o líquido e evita que ele se acumule sob a pele. 

É necessário permanecer com esse dispositivo pelo período indicado pelo médico, mas a retirada costuma ser rápida.

Drenagem Linfática

Sessões de drenagem linfática são muito benéficas no pós-cirúrgico para reduzir a retenção de líquidos, a sensação de inchaço, evitar hematomas que podem surgir na recuperação, e auxiliar na cicatrização.

Juntamente com a drenagem pode ser realizado o ultrassom, caso o médico indique para o seu caso, para potencializar a recuperação.

Repouso

Nos primeiros 15 dias, o paciente deve ficar levemente curvado para a frente para não forçar os pontos e facilitar a cicatrização. 

Além disso, deve dormir de barriga para cima, usando travesseiros adicionais nas costas e debaixo dos joelhos para não esticar o abdômen. Após esse período, os pontos podem ser retirados, dependendo do seu caso e da predisposição do seu organismo em cicatrizar bem.

Evitar esforços e movimentos bruscos é crucial para esta fase da recuperação.

Retorno às atividades

Muitos pacientes retornam ao trabalho entre 1 e 2 semanas após o procedimento. Porém, eles não podem dirigir durante 2 semanas e devem evitar atividades físicas por 45 dias.

Tudo vai depender da sua recuperação e da indicação médica para você.

Exposição ao sol

A região operada não deve ser exposta ao sol nem mesmo com roupas ou com protetor solar, por pelo menos 1 mês para que não se transforme em uma mancha permanente.

Quais são os riscos da Mini Abdominoplastia?

Como se trata de uma cirurgia simples, os riscos são mínimos. Atualmente, considera-se que a mini abdominoplastia é mais segura até mesmo que uma cesárea.

No entanto, após a cirurgia podem acontecer alguns contratempos. Muitos deles estão relacionados não aos riscos do procedimento, mas ao descuido do paciente no pós-operatório.

Por isso, o paciente pode ter a abertura dos pontos, infecção da cicatriz, formação de seroma (líquido acumulado do sistema linfático ou devido ao extravasamento do plasma sanguíneo) e hematomas.

Para reduzir esses riscos, é importante escolher uma boa clínica de cirurgia plástica e um cirurgião experiente e capacitado, credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, é preciso seguir estritamente as recomendações para o pós-operatório.

Como se preparar para essa cirurgia?

Antes de falarmos de preparo, é importante destacar que quem decide se o paciente precisa de uma abdominoplastia clássica ou de uma mini abdominoplastia é o cirurgião plástico. Somente esse profissional pode avaliar o caso com precisão e indicar o procedimento mais apropriado para atingir o resultado desejado.

Portanto, depois da consulta o médico irá solicitar exames. É muito comum ele pedir análises do sangue, raio X de tórax, exame de urina e eletrocardiograma. Contudo, o histórico do paciente pode levá-lo a exigir alguns exames adicionais. Doenças crônicas como diabetes e hipertensão também precisam estar sob controle.

Antes da cirurgia, o paciente deve ficar em jejum absoluto por pelo menos 8 horas. Se ele consumir medicamentos que podem alterar a coagulação sanguínea como por exemplo: ácido acetilsalicílico, medicamentos para emagrecimento ou para retenção de líquidos, o médico solicitará sua suspensão nos dias anteriores ao procedimento. 

Diferenças entre a Abdominoplastia Clássica e a Mini Abdominoplastia

As principais diferenças são a quantidade de peles retiradas e o tamanho do corte. Consequentemente, a mini abdominoplastia também produz uma cicatriz menor.

Na abdominoplastia clássica, o médico retira uma quantidade grande de pele. Normalmente, a extensão da cirurgia se inicia também na área superior da região pubiana, mas vai até o umbigo.

O cirurgião também costuma amarrar a musculatura até a parte superior do abdômen, corrigindo a diástase, que é a separação dos músculos abdominais. 

Para finalizar, ele reposiciona o umbigo. Por isso, a abdominoplastia é indicada para tratar os casos de flacidez moderada e acentuada.

Já a mini abdominoplastia retira pouca pele. Na maioria das vezes, os cirurgiões plásticos eliminam em torno de 3 cm. Assim, não é necessário amarrar os músculos que estão acima do umbigo e nem esticar a pele dessa área.

Veja também: Miniabdominoplastia e abdominoplastia: entenda a diferença! (masterhealth.com.br)

Quer saber mais sobre cirurgias estéticas, seus benefícios e indicações? Então, siga nossa página no Facebook e o perfil no Instagram para não perder nossas publicações e tirar todas as suas dúvidas! Nos encontramos por lá!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.