Fale Conosco Pelo Whatsapp

A vida sexual das mulheres pode ser afetada por inúmeros fatores. Questões funcionais e a estética da região íntima, por exemplo, interferem na autoestima, bem-estar e na satisfação com as relações. Este é um dos motivos que torna a ninfoplastia um procedimento cada vez mais procurado.

Mulheres que não enfrentam dificuldades em relação à estética da região íntima, provavelmente, não conseguem compreender a dimensão do problema. No entanto, ele realmente atormenta uma série de outras mulheres que, devido a isso, até evitam o ato sexual.

E você, já parou para pensar sobre esse assunto? Sabia que existem mulheres que enfrentam dores durante a relação, infecções frequentes e não têm ideia de que seu problema pode ser resolvido com uma cirurgia rápida e segura?

Se você tem esses sintomas ou conhece amigas que relatam essas situações, continue a leitura. Vamos explicar como a ninfoplastia eleva a autoestima das mulheres, soluciona problemas funcionais e melhora a qualidade de vida, inclusive sexual.

Veja a seguir!

Conheça os pequenos lábios

Não, esta não é uma pergunta óbvia. Uma pesquisa feita na Inglaterra demonstrou que metade das mulheres entre 26 e 35 anos não sabem a localização correta da vagina, uretra e ânus.

Diante disso, é muito provável que também não conheçam outras estruturas presentes na vulva, como os pequenos lábios, grandes lábios, clitóris e assim por diante.

Portanto, vamos começar explicando o que são os pequenos lábios. São dobras de pele e mucosa que exercem a função de proteger a abertura vaginal.

Os pequenos lábios se localizam internamente aos lábios maiores. Assim, eles se estendem do clitóris até abaixo da vagina, envolvendo a abertura da uretra e também do orifício vaginal.

O tamanho dos pequenos lábios varia de acordo com cada corpo, formando uma semi-barreira que protege, mas não impede a entrada do pênis, por exemplo. Durante a relação sexual, eles ficam intumescidos e aumentam seu volume.

Outra função dos pequenos lábios é auxiliar na lubrificação da vagina, o que ele faz por meio da ação de glândulas sebáceas e sudoríparas. Elas mantêm a região hidratada e limpa.

Além disso, a mucosa dos pequenos lábios é rica em bactérias benéficas. Elas mantêm o pH da região ácido, o que inibe o crescimento de bactérias e fungos prejudiciais, que causam infecções.

Então, como você pode ver, os pequenos lábios são importantíssimos para a saúde íntima e sexual feminina.

Entenda o que é a hipertrofia dos pequenos lábios

Porém, em algumas mulheres, ocorre uma hipertrofia dos pequenos lábios. Trata-se de um aumento anormal do tamanho dessas estruturas, o que começa a causar prejuízos funcionais e sexuais.

Às vezes, os pequenos lábios são mais compridos que os lábios maiores, se expandindo para a área externa. Assim, eles podem ser vistos mesmo se a mulher estiver com a perna fechada.

Esse fato pode trazer insegurança em algumas mulheres na hora de se relacionarem, fazendo com que elas não aproveitem ao máximo a relação sexual.

E não se trata apenas do incômodo estético. Quando os pequenos lábios são maiores do que o normal, a mulher pode ter inúmeros prejuízos funcionais e dificuldades durante as relações sexuais.

Os sintomas da hipertrofia dos pequenos lábios podem incluir desconforto ou dor durante a relação sexual, irritação, coceira e problemas com higiene pessoal. As infecções também costumam se tornar bastante frequentes.

É importante destacar ainda algumas causas da hipertrofia dos pequenos lábios. Algumas mulheres apresentam este problema devido a fatores genéticos. Então, elas já nascem com esta região maior. Conforme crescem, essa diferença apenas se acentua.

Porém, em outros casos, a hipertrofia ocorre ao longo da vida. Isso pode acontecer devido ao uso de determinados medicamentos e hormônios, infecções, traumas ou até mesmo o processo normal de envelhecimento.

Também existem mulheres que não tem exatamente uma hipertrofia dos pequenos lábios. No entanto, elas passaram por processos de grande emagrecimento e, ao perderem gordura, a pele desta região se torna flácida.

Portanto, elas também podem ter assaduras frequentes nesta região, infecções, além de um atrito maior do que o normal durante a penetração, o que causa dor. Embora não seja o mesmo problema, a solução pode ser exatamente a mesma: a ninfoplastia.

Correção da hipertrofia dos pequenos lábios com ninfoplastia

Como a hipertrofia dos pequenos lábios é um problema mais comum do que as mulheres imaginam, a ninfoplastia tem se tornado um procedimento muito procurado nas clínicas de cirurgia plástica.

A cirurgia tem como objetivo alterar o tamanho e o formato dos grandes e pequenos lábios vaginais para oferecer saúde e satisfação estética às mulheres que se incomodam com a aparência íntima e com os outros sintomas causados por este problema.

Ficou curiosa para saber como é feita esta cirurgia? As etapas dependem do tipo de procedimento que o médico realiza, das técnicas que utiliza e das necessidades da paciente. Saiba mais no próximo tópico:

Cirurgia tradicional de ninfoplastia

Embora os passos desta cirurgia possam variar um pouco dependendo da prática do cirurgião e das necessidades da paciente, basicamente o procedimento ocorre de acordo com as seguintes etapas:

Anestesia

Por se tratar de um procedimento de baixíssima complexidade, o médico utiliza uma anestesia local para bloquear a dor no local do procedimento. Portanto, a segurança é grande e a recuperação, rápida.

Porém, para que a paciente também se sinta confortável, os médicos realizam a sedação. Assim, ela dorme e não fica ansiosa enquanto os profissionais executam o procedimento.

Incisão

Com o bisturi, o cirurgião faz uma incisão nos pequenos lábios, de acordo com a quantidade de tecido que ele precisa retirar. Então, ele remove este excesso, eliminando o volume indesejado nesta região.

Sutura

Na terceira etapa da cirurgia, o médico fecha a incisão com pontos cirúrgicos realizados com fios finos. Em muitos casos, o profissional prefere utilizar fios absorvíveis, que não precisam ser retirados depois.

Curativo

Finalmente, o cirurgião aplica um curativo na área de onde retirou o excesso de tecido. O objetivo deste procedimento é favorecer e acelerar a cicatrização.

Cirurgia de ninfoplastia a laser

Também existe a possibilidade de realizar a ninfoplastia com laser de CO2. Neste procedimento, em vez de fazer o corte com o bisturi, o médico utiliza um equipamento que emite o raio laser para o corte.

Portanto, na cirurgia de ninfoplastia a laser, o médico também prepara a paciente da mesma forma que no procedimento tradicional, com uma anestesia local e sedação.

Porém, diferentemente do procedimento anterior, ele retira o excesso de pele com o laser, que ao mesmo tempo corta o tecido e o cauteriza. Então, não há suturas e não ocorre o sangramento, como no procedimento tradicional.

É importante destacar que, embora comparando desta forma, o procedimento a laser pareça muito mais vantajoso, a escolha da técnica depende da avaliação médica.

Portanto, converse abertamente com seu cirurgião plástico para que ele possa indicar a opção que melhor atenderá às suas necessidades, colocando sua saúde e segurança em primeiro lugar.

Independentemente da técnica, os médicos recomendam que a paciente marque o procedimento logo após a menstruação. Assim, a região da cirurgia não fica constantemente umedecida, o que favorece a boa recuperação.

Entenda como é o pós-operatório da ninfoplastia

O pós-operatório da ninfoplastia é bastante tranquilo. Nos primeiros dias, é possível sentir um pouco de inchaço e sensibilidade na área. Porém, este incômodo pode ser facilmente resolvido com o uso de analgésicos.

Assim, após a ninfoplastia, a paciente consegue retomar grande parte de suas atividades normais em pouquíssimo tempo. Ela pode trabalhar, estudar, realizar várias das tarefas da casa, desde que não exijam esforço físico.

Portanto, se você trabalha sentada em um escritório, não precisa fazer muito esforço e tem a possibilidade de se movimentar ao longo do dia apenas para caminhar dentro do seu próprio ambiente, provavelmente não precisará nem de licença médica.

Então, você poderá fazer o procedimento antes de um final de semana prolongado, por exemplo, e se recuperar em casa durante este curto período. Além de um pós-operatório tranquilo, fica mais fácil manter o sigilo sobre o procedimento.

Porém, se você trabalha em pé durante a maior parte do tempo ou faz esforços físicos durante seu expediente, provavelmente será necessário obter uma licença médica ou aguardar suas férias para realizar o procedimento.

Durante o pós-operatório, as pacientes raramente sentem dor. Geralmente, o sintoma é contornado com o uso de analgésicos. No entanto, a região fica um pouco inchada e podem surgir alguns leves hematomas.

Ainda durante o pós-operatório, a paciente não pode manter relações íntimas. Ela precisa esperar 30 dias para retomar sua vida sexual normal, assim como para realizar atividades físicas intensas. Essas são as maiores restrições do pós-operatório da ninfoplastia.

Ajude uma amiga

Agora você já sabe por que a ninfoplastia é tão importante para recuperar a autoestima e a qualidade da vida de mulheres. Cuidar da região íntima definitivamente não é futilidade e muitas pessoas sofrem devido à hipertrofia dos pequenos lábios.

Porém, muitas mulheres ainda não sabem disso. E como você sabe, esse não é um assunto tão discutido. Pode ser que uma amiga sua esteja passando por isso, não conheça a solução e não tenha coragem de falar sobre o tema.

Então, que tal ajudar mulheres a terem consciência deste problema? É simples! Você só precisa compartilhar este post pelo WhatsApp com suas amigas. Assim, elas vão entender melhor o tema, podem reconhecer o problema e buscar tratamento o quanto antes.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)