Fale Conosco Pelo Whatsapp

Já é comum sabermos que um número grande de mulheres sofre com o tamanho de suas mamas, sejam elas muito grandes ou pequenas. Porém, um grupo significativo de homens também enfrenta esse problema — são aqueles que apresentam a ginecomastia.

Mas você sabe o que é isso e o que causa esse problema entre os homens? Então, continue a leitura! Vamos explicar qual é a origem e também a solução para a ginecomastia.

O que é a ginecomastia?

A ginecomastia acontece quando o homem tem um desenvolvimento anormal (hipertrofia) das glândulas mamárias. Portanto, elas começam a aumentar seu volume, tornando-se espessas.

Geralmente, o problema é bilateral, ou seja, acontece nas duas mamas. Ao contrário do que as pessoas pensam, trata-se de uma condição bastante comum, especialmente nos homens mais velhos.

Entre os adolescentes, a ginecomastia acontece por volta dos 13 ou 14 anos. No entanto, o crescimento anormal dura no máximo 6 meses. Assim, à medida que os hormônios se estabilizam, as mamas voltam ao tamanho normal. Só 5% dos meninos levam o problema para a fase adulta.

Porém, nos homens mais maduros a ginecomastia é bastante comum. Autópsias em indivíduos acima de 70 anos mostram que pelo menos 40 ou 50% deles apresentam o problema e as mamas têm fibrose, gordura localizada e dilatação dos dutos mamários.

Qual é a causa da ginecomastia?

A ginecomastia é causada por diferentes fatores. Em muitos casos, a raiz do problema é um desequilíbrio entre os níveis de hormônios masculinos e femininos, entre os quais podemos destacar a testosterona, androstenediona e estradiol.

Por outro lado, existem algumas doenças que causam o desenvolvimento anormal das mamas masculinas. Entre as mais comuns estão a cirrose hepática, hipertireoidismo, insuficiência renal crônica, mal de Parkinson e neoplasias (cânceres).

Embora pouco conhecida, a Síndrome de Linefelter é outra doença que causa ginecomastia. Porém trata-se de uma alteração genética rara, em que o homem tem um cromossomo X adicional. Essa condição traz impactos físicos e cognitivos também.

Outro fator que causa a ginecomastia é o uso de drogas e remédios. Esteroides, anabolizantes, medicamentos antipsicóticos, diazepam, metronidazol, cetoconazol, omeprazol e espironolactona são algumas das substâncias que geram essa alteração hormonal.

Até mesmo o álcool, tão consumido pelos homens, tem um papel no desenvolvimento anormal das mamas. Ele altera a função hepática e favorece a conversão de hormônios masculinos em femininos. Assim, é um dos fatores que contribui para o surgimento da ginecomastia.

Qual é o tratamento para esse problema?

Para muitos homens, o crescimento anormal das mamas causa desconforto social e psicológico. A satisfação com o próprio corpo e a autoestima se tornam reduzidas. Eles passam a evitar a exposição do tórax e nem sempre se sentem à vontade, mesmo vestidos.

Nesses casos, a solução é a cirurgia plástica. O procedimento para retirar o tecido mamário é simples, pois basta removê-lo por meio de uma incisão em volta da aréola. No entanto, pode ser necessário realizar também uma lipoaspiração para eliminar a gordura acumulada na região das mamas.

É importante diferenciar a ginecomastia da pseudoginecomastia. Nesse último caso, mais simples, o volume das mamas deve-se apenas ao acúmulo de gordura. Portanto, para solucionar basta realizar uma lipoaspiração e, às vezes, retirar a flacidez do local.

E você, sabia que essas eram as causas da ginecomastia? Conhece alguém que enfrenta esse problema? Compartilhe este post e ajude seu amigo a perceber que a solução é mais simples que ele imagina!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)