Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pálpebra caída não é apenas um problema estético que envelhece a face. Ao longo dos anos, ela também começa a causar problemas de visão e ressecamento dos olhos.

Portanto, existem motivos estéticos e funcionais para corrigir a ptose de pálpebra. Quer entender melhor este problema e também as soluções que a cirurgia plástica oferece? Continue a leitura!

Quais são as causas da pálpebra caída?

Quando se fala em pálpebra caída, geralmente as pessoas pensam em envelhecimento. Porém, a queda da pele que cobre os olhos pode ter muitas outras causas, inclusive orgânicas.

A flacidez nesta região pode ser causada por fatores como diabetes, lesão de nervos que controlam a região, tumor cerebral, AVC, miastenia grave e síndrome de Horner. Portanto, é preciso ficar atento a esses quadros.

Existem consequências para a queda de pálpebras?

Sim. A pálpebra caída não deixa apenas o rosto mais envelhecido. Afinal, ela interfere no funcionamento dos olhos e pode causar diversos prejuízos à visão.

A primeira consequência da queda das pálpebras é a dificuldade para enxergar. Desta forma, como geralmente a pele desce sobre o olho gradualmente, a pessoa nem percebe que seu campo de visão diminui.

Esta condição, também chamada de ptose, pode levar à uma indefinição constante das imagens visuais. Assim, ela se torna um motivo para o desenvolvimento de astigmatismo.

Enfim, não podemos nos esquecer das pálpebras inferiores. Quando elas estão muito flácidas, elas podem deixar a lágrima escorrer pela face. Portanto, o olho não recebe a lubrificação necessária.

Abdominoplastia Master Health

Então a pessoa geralmente tem sintomas como dor, vermelhidão, coceira e ardor. É frequente a sensação de ter areia nos olhos. O paciente pode desenvolver ainda sensibilidade à luz e desconforto ao piscar, além de estar mais exposto a infecções.

Como você pode ver, manter as pálpebras firmes e em seu devido lugar é também uma questão de saúde. Afinal, a flacidez pode se tornar um obstáculo ao bem-estar do paciente.

Como tratar a pálpebra caída?

Em primeiro lugar, é fundamental identificar as causas do problema. Embora muitas pessoas tenham queda de pálpebras devido ao envelhecimento e perda de elasticidade da pele, outras têm doenças.

Então, antes mesmo de pensar em cirurgia plástica, é importante que a pessoa tenha um cuidado global com a própria saúde. Exames frequentes e a avaliação de especialistas ajudarão a ter um diagnóstico preciso.

A partir deste diagnóstico, os especialistas podem propor:

Tratamento e controle de doenças crônicas

Como você viu nos tópicos anteriores, a queda das pálpebras pode acontecer também devido a determinadas doenças crônicas. Portanto, caso haja um diagnóstico, o primeiro passo é o tratamento dessas enfermidades.

Para isso, algumas pessoas precisam de medicamentos específicos para o problema. No entanto, necessitam até mesmo de cirurgias para eliminar tumores, como já mencionamos.

Porém, se você não apresenta nenhuma dessas condições, basta procurar o cirurgião plástico para resolver o problema imediatamente.

Cirurgia plástica para correção de pálpebra caída

A blefaroplastia é a cirurgia plástica indicada para correção da pálpebra caída. Assim, neste procedimento, o médico retira os excessos de pele desta região, tornando-a firme outra vez.

A cirurgia acontece da seguinte forma: em primeiro lugar, o paciente é anestesiado. Todo o procedimento ocorre sem que ele tenha consciência do que acontece à sua volta.

Em seguida, o cirurgião faz recortes estratégicos na pálpebra. Então, ele retira toda a pele em excesso e deixa apenas a quantidade necessária para cobrir os olhos.

Neste procedimento, o médico pode também aproveitar para fazer algumas correções. Uma delas é a eliminação de acúmulos de gordura, também conhecidos como xantelasmas.

Os xantelasmas formam placas que podem ser maiores, menores ou combinadas, como se fossem um pequeno mosaico. Geralmente eles têm um formato semelhante a pelotas ou escamas, causando grande incômodo.

Então, depois que o médico faz todas as correções possíveis na pálpebra, ele puxa a pele e faz uma sutura que segue a dobra do côncavo.

Assim, a cicatriz da blefaroplastia fica completamente escondida sempre que os olhos estão abertos. Já quando eles estão fechados, ela se confunde com a linha natural que já existe nesta região.

Quais são as vantagens da blefaroplastia?

Existem diversas vantagens em realizar uma blefaroplastia. Conheça as principais:

1. Rejuvenescimento do olhar

Em grande parte das pessoas, a região dos olhos é a primeira a apresentar sinais de envelhecimento. Um dos motivos para isso é justamente a queda das pálpebras.

Portanto, ao corrigir as pálpebras, o paciente imediatamente tem esta região rejuvenescida. A face fica com uma aparência mais descansada e jovial, o que ajuda a fazer as pazes com o espelho.

2. Redução de olheiras

Até aqui nós falamos dos principais benefícios da blefaroplastia posterior, ou seja, da correção da flacidez na parte superior dos olhos. Porém, esta não é a única opção.

Se você se sente incomodado com as olheiras e com possíveis bolsas na parte inferior do olho, também é possível fazer uma blefaroplastia inferior e resolver esses problemas.

A blefaroplastia inferior elimina os excessos de pele e estica esta região. Então ela desaparece com aquele afundamento bastante comum após uma determinada idade.

3. Evitar transtornos do envelhecimento

Como falamos, o envelhecimento na região dos olhos pode causar uma série de transtornos que afetam a visão e a saúde. Portanto, ao manter suas pálpebras firmes e saudáveis, você evita que eles apareçam com o tempo.

4. Priorizar seu bem-estar

Nós sempre falamos sobre os resultados práticos da cirurgia plástica. Então explicamos que ela rejuvenesce o rosto, elimina rugas e evita problemas funcionais.

Porém, os benefícios de uma cirurgia plástica vão muito além desses efeitos práticos. Ela tem um impacto muito importante para a autoestima, por exemplo. Só isso já faz uma diferença muito grande no bem-estar.

Além disso, a pessoa que dispõe de seu tempo e de recursos para fazer uma cirurgia que permite que se sinta melhor com a aparência está priorizando o próprio bem-estar.

Esta atitude acaba se refletindo em outros hábitos da vida, contribuindo para uma longevidade muito mais saudável e feliz.

Entendeu quais são as causas da pálpebra caída e como resolver este problema? Quer saber mais sobre a blefaroplastia e outros procedimentos para rejuvenescer o rosto?

Então continue aqui no blog e confira uma página completa sobre alternativas para rejuvenescimento facial!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)