Fale Conosco Pelo Whatsapp

Enquanto milhões de mulheres procuram as clínicas de cirurgia plástica para aumentar os seios, outras fazem exatamente o caminho contrário. Afinal, depois de anos sofrendo com o impacto de peitos grandes demais para sua saúde, elas desejam um corpo mais equilibrado e proporcional.

Não, não estamos falando de retirar o silicone. As mulheres que buscam a mamoplastia de aumento e seguem a recomendação do médico para o tamanho das mamas não costumam ter problemas em seu dia a dia.

Por outro lado, mulheres que desenvolvem a gigantomastia ao longo da vida têm uma série de impactos sobre sua coluna e dificuldades para realizar atividades de rotina. Assim, elas se tornam vítimas de dores e problemas com a autoestima.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue a leitura! Vamos explicar o impacto dos peitos grandes para uma mulher e como resolver este problema.

Até que ponto os peitos grandes são normais?

Embora haja uma variação natural do tamanho dos seios, ou seja, algumas mulheres nascem com seios maiores e outras, com seios menores, o volume exagerado das mamas não é normal.

Não se trata simplesmente de uma questão estética. Afinal, para que você se sinta bem enquanto realiza suas atividades diárias, o corpo precisa se manter em equilíbrio. Uma proporção corporal adequada facilita o trabalho da coluna vertebral.

Mamoplastia Master Health

Por outro lado, a falta de proporção sobrecarrega a coluna. Esse é o caso dos seios muito grandes. Quando eles possuem mais de um quilo e ocupam um volume realmente grande, a condição é chamada de gigantomastia.

Então, na mulher com gigantomastia, a área cervical (alto das costas, ombros) tem que fazer um esforço enorme para ficar ereta. O resultado mais frequente é a dor e o desenvolvimento de cifose (encurvamento).

Essas dores se tornam crônicas, ou seja, permanentes. Elas aumentam o risco para o surgimento de doenças como artrose e hérnia de disco. Portanto, além de sentirem costas e ombros queimarem ao longo do dia, a mulher pode ter complicações a longo prazo.

Infelizmente, a lista de complicações ainda não acabou. Seios muito grandes aumentam a área de contato da pele em regiões de dobras. Assim, a mulher está mais sujeita a assaduras, ao desenvolvimento de bactérias e infecções. Até mesmo o atrito com o braço pode gerar ferimentos.

Como diminuir as dores causadas pelos seios grandes?

Existem alternativas para diminuir as dores causadas pelos seios grandes. Veja duas opções a seguir:

Fortalecimento muscular para a mulher com peitos grandes

A primeira alternativa para reduzir as dores causadas pelos seios grandes é o fortalecimento muscular. Afinal, quando a musculatura é firme, a coluna vertebral tem um aliado para ajudar na sustentação.

E não se trata apenas de fortalecer a musculatura das costas. O abdômen também é importante para a sustentação do tronco. Portanto, quanto mais completo for o treino nesse sentido, menos o corpo sofrerá as consequências do peso das mamas.

Assim, a mulher com seios muito grandes precisa de um trabalho de reeducação postural. Porém, antes mesmo de começar um programa de pilates ou musculação, é importante buscar um médico e profissionais capacitados a lidarem com o problema.

Um treino não adequado pode até mesmo piorar a condição da mulher. Corrida, crossfit, saltos, agachamentos repetitivos são apenas alguns dos exercícios que forçam ainda mais a coluna. Portanto, o profissional precisa propor outras alternativas.

Intervenções clínicas para amenizar dores causadas por peitos grandes

Apesar de todo esse esforço, nem sempre o fortalecimento da musculatura é suficiente para aliviar completamente as dores. Portanto, muitas vezes a paciente precisa de uma intervenção médica.

O primeiro passo é o uso de analgésicos e relaxantes musculares. O objetivo dessa medicação é anestesiar a área, permitindo que a mulher realize suas atividades do dia a dia. No entanto, os remédios não mudam o fato de que a coluna e a musculatura continuam sobrecarregadas.

Em um segundo momento, o médico pode indicar procedimentos como fisioterapia e infiltrações. Neste último caso, às vezes o tratamento é feito em um hospital, e consiste na injeção de medicamentos (anti-inflamatórios e anestésicos) diretamente na coluna, para controle da dor.

Em casos extremos, a mulher desenvolve hipercifose ou hérnia de disco. Então, nesses casos, o tratamento é cirúrgico.

A verdade é que tanto o treino quanto os procedimentos clínicos amenizam as dores, mas não resolvem o problema. Portanto, para encontrar uma solução definitiva, a mulher precisa corrigir sua causa — a desproporção corporal. Saiba como!

Como viver livre de dores causadas por seios grandes?

A correção dessa proporção acontece com a cirurgia plástica. Afinal, a mamoplastia redutora tem justamente a função de retirar o tecido mamário, gordura e pele em excesso, deixando as mamas bem mais leves.

O cirurgião plástico tem todo um cuidado para garantir a proporção corporal adequada. Ele calcula o volume final dos seios com base no biotipo de sua paciente, considerando medidas como altura, largura do tórax, dos ombros e até mesmo a circunferência do quadril.

A partir da redução das mamas, a coluna e a musculatura cervical deixam de ser sobrecarregadas. Portanto, essa deixa de ser a causa de eventuais dores nas costas.

Além de livrar a paciente de sentir dor, a mamoplastia redutora ainda proporciona um verdadeiro up na autoestima. Afinal, com mamas de tamanho adequado, bem modeladas e livres da flacidez, a mulher sente-se ainda mais bonita e sensual.

Quem pode realizar a mamoplastia redutora?

A partir do momento que a mulher começa a sofrer as consequências do tamanho exagerado dos seios, ela deve procurar um médico para avaliação. Então, após analisar o quadro da paciente, o cirurgião identifica se há indicação para a realização da mamoplastia redutora.

Esta cirurgia tem pouquíssimas contraindicações. Pacientes sem problemas de saúde podem realizá-la tranquilamente. No entanto, em caso de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, geralmente é preciso controlá-las antes do procedimento.

Os médicos também recomendam uma avaliação mais atenta quando a mulher pretende ter filhos no futuro. Afinal, como a cirurgia envolve incisões, retirada de parte do tecido mamário, remodelação e até mesmo reposicionamento de aréolas, pode haver dificuldades na amamentação.

No entanto, essa avaliação é uma questão de pesar os benefícios e possíveis prejuízos à amamentação. Se a mulher entende que o sofrimento e a dor causados pelo tamanho dos seios têm um impacto significativo em sua vida, a cirurgia é plenamente justificada.

Entendeu como os peitos grandes podem causar problemas físicos e impactos na autoestima? Quer conhecer melhor a cirurgia que reduz o volume dos seios, tornando-os proporcionais ao corpo?

Então, não perca tempo! Continue aqui no blog e leia nosso artigo completo sobre a mamoplastia redutora.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.