Fale Conosco Pelo Whatsapp

Procedimentos estéticos, que se disseminaram rapidamente no Brasil, têm seu objetivo distorcido por algumas pessoas. É importante salientar que seu principal foco é a melhora na aparência física e na autoestima dos pacientes que se submetem a ela, mas a plástica não resolve todos os problemas.

Provavelmente, você já viu fotos de antes e depois de uma transformação com a cirurgia plástica. Talvez, nesse momento tenha pensado “como minha vida seria maravilhosa se eu tivesse esse rosto, ou o peito, ou ainda o abdômen!”

Não há dúvida de que, quando vemos algo que gostamos no espelho todos os dias, isso nos faz bem e aumenta nossa autoestima. Porém, é importante entendermos quais são os verdadeiros resultados que esses procedimentos oferecem e o que precisamos trabalhar em outros locais, como um divã. 

Afinal, existem limites para a transformação com a cirurgia plástica? Quais são eles? Como saber se o que eu preciso é de um procedimento estético ou de um tratamento emocional? Veja a seguir!

A plástica não resolve todos os problemas, mas contribui para a felicidade

Sim, a cirurgia plástica faz bem. Porém, precisamos entender que ela contribui para a felicidade, mas não é a única responsável pela satisfação pessoal. A correção de traumas psicológicos profundos não depende de um bisturi, e sim de um processo de autoconhecimento e autoaceitação.

A cirurgia plástica não faz milagres

Embora melhore a aparência e corrija alguns aspectos que não gostamos, a cirurgia plástica não nos transforma em outra pessoa. Portanto, precisamos analisar se estamos insatisfeitos com uma ou algumas pequenas características do corpo ou se, na verdade, temos dificuldade para aceitar quem somos, como um todo.

Procedimentos devem atender às suas necessidades

Qual é sua real necessidade? Apesar de ouvir os desejos do paciente, o médico avalia se as queixas dele em relação à aparência têm fundamento ou se, na verdade, existe uma idealização de padrões de beleza inatingíveis.

Então, durante a consulta, converse bastante com seu médico. Fale francamente sobre seus desejos, mas mantenha sua mente aberta para ouvir o que ele tem a dizer sobre suas verdadeiras necessidades.

Corpo é corpo, mente é mente

A transformação com a cirurgia plástica afeta seu corpo e causa um impacto sobre a mente. Porém, existem características emocionais, psicológicas e comportamentais que não mudarão após o procedimento, pois fazem parte da sua essência e história.

Assim, uma pessoa muito tímida não deve esperar da cirurgia essa transformação. O mesmo acontece com quem enfrenta dores e traumas profundos. Portanto, para tratar do sofrimento emocional, é necessário buscar a cura com os profissionais que tratam essas questões.

Plástica não resolve todos os problemas

Algumas pessoas criam a ilusão de que após realizarem uma plástica todos os seus problemas serão resolvidos. Outros, ainda, acham que conseguirão recuperar um amor perdido, o emprego, ou mesmo alcançar fama, sucesso ou popularidade.

O paciente precisa entender que a cirurgia plástica é um procedimento que melhora a estética, mas a personalidade e características pessoais continuarão as mesmas. Assim, mesmo que a mudança na aparência traga como benefício um aumento de autoestima, tornando uma pessoa tímida mais comunicativa, por exemplo, ela não promove milagres.

O resultado da cirurgia, com certeza, trará transformações. Porém, o ideal é buscar o melhor dentro da realidade, sem nutrir expectativas inatingíveis. O médico tem um importante papel nesse momento, já que é ele quem vai mostrar com clareza as possibilidades reais para cada caso.

Enfim, o mais importante é lembrar que a cirurgia plástica não irá solucionar questões de ordem emocional. O que poderá ocorrer é uma melhora no humor e na autoestima por conta da nova silhueta conquistada, o que, certamente, trará mais qualidade de vida ao paciente.

Então, ele poderá desfrutar com mais intensidade os prazeres da vida, livre daquilo que o incomodava antes.

Quer saber mais sobre a cirurgia plástica e outros procedimentos estéticos? Acompanhe nossas páginas no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)