Fale Conosco Pelo Whatsapp

A rinoplastia, nada mais é do que o nome da cirurgiaplástica no nariz e é indicada para correções estéticas ou funcionais nessa região. Por meio dela, que é considerada uma cirurgia simples, é possível promover grandes mudanças na aparência. Ou seja, é possível realizar maravilhas em seu rosto, apenas com o uso da rinoplastia.

Existem inúmeras possibilidades: diminuir ou aumentar o nariz, projetar a ponta, afinar as asas nasais e até mesmo diminuir aquele carocinho incômodo que algumas pessoas possuem na ponta do nariz.

Quem pode fazer plástica no nariz?

Ela é indicada para qualquer indivíduo que esteja insatisfeito com o tamanho e o formato natural do seu nariz. Além disso, a rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos estéticos ou funcionais.

Quais são os pontos fortes da rinoplastia?

Dentre os benefícios funcionais, podemos citar a correção do desvio de septo e a turbnectomia. Essa última técnica consiste na retirada de toda a carne esponjosa que costuma ficar inchada em casos de crises alérgicas.

E entre os procedimentos estéticos mais comumente associados está a mentoplastia, que é a correção do tamanho e formato do queixo. Essa associação é tão comum que recebe o nome de perfiloplastia.

As muitas possibilidades da rinoplastia

Com a rinoplastia, é possível:

  • alinhar o ângulo que fica entre o nariz e o lábio superior — que é, inclusive, diferente entre homens e mulheres;
  • modificar a largura das narinas e, assim, da base do nariz;
  • corrigir problemas estéticos de nascença ou por traumas;
  • corrigir problemas fisiológicos como o desvio de septo;
  • diminuir ou aumentar o tamanho do nariz;
  • alterar (dentro do possível) o formato do nariz.

Outro ponto forte da cirurgia plástica no nariz é a rápida recuperação. Como você verá no final do texto, poderá voltar ao trabalho em pouquíssimos dias.

Como a rinoplastia é feita?

Existem duas técnicas distintas para a execução dessa cirurgia plástica no nariz: a aberta ou fechada.

Rinoplastia aberta

Na rinoplastia aberta, é feita apenas uma incisão pequena na base do nariz, entre as narinas e na parte interna de cada uma delas.

Essa técnica permite que o cirurgião tenha mais facilidade para trabalhar no nariz. Isso porque ela permite uma boa visualização da área a ser modificada. Nessa técnica as cicatrizes são mais aparentes e menos discretas.

Rinoplastia fechada

Na rinoplastia fechada, as incisões são feitas apenas do lado de dentro das narinas, dessa forma qualquer cicatriz é minimizada e se torna quase imperceptível.

Outras técnicas

Remodelar a ponta do nariz

Nesse tipo de técnica, o cirurgião plástico faz duas incisões pequenas na área interna das narinas. A partir daí, ele faz a remoção, a retração ou a curvatura de uma parte da cartilagem.

A escolha do que é feito varia segundo a necessidade de cada paciente e as possibilidades técnicas.

Extração da giba dorsal

Uma das principais insatisfações com relação à estética nasal é a giba dorsal (protuberância no dorso do nariz). Essa área pode ser constituída de osso e cartilagem.

Para fazer a remoção desse osso, o cirurgião plástico utiliza uma técnica que o permite esculpir ao redor do nariz. Com isso, é possível equilibrar o interior nasal e, consequentemente, sua estética.

Como é a recuperação e o pós-operatório da rinoplastia?

O processo de recuperação da plástica no nariz pode variar de pessoa para pessoa como qualquer cirurgia plástica.

Porém, apesar disso, ainda pode ser considerada uma recuperação rápida em todos os casos. A cirurgia em si, dura por volta de duas horas e é realizada com sedação e anestesia local ou geral, apenas em alguns casos.

A boa notícia, é que você terá alta no mesmo dia, estando liberado para voltar para sua casa.

Após o término da cirurgia, é comum o surgimento de edemas e hematomas que aparecem, principalmente, na região superior do rosto e ao redor dos olhos. Além disso você pode sentir algumas dores, mas com os analgésicos corretos elas não vão incomodar tanto.

Logo nos primeiros dias, todos os sintomas e incômodos sumirão, com exceção de alguns edemas que podem persistir por alguns meses. Os splints nasais e curativos deverão permanecer nos primeiros cinco ou sete dias.

Isso é necessário porque a área do nariz é extremamente delicada e não pode sofrer nenhuma pancada ou exposição.

Já será possível voltar ao trabalho depois do terceiro dia da cirurgia, tomando todas as devidas precauções. Ou seja, todo o processo de recuperação é extremamente rápido!

Porque fazer uma rinoplastia?

A rinoplastia é uma saída para pessoas que sofrem com problemas de autoestima e relacionamentos pessoais. Com isso, elas podem voltar a gostar de si mesmas, e se enxergarem de uma nova perspectiva, conquistando finalmente a aparência que almejavam. E isso não se trata apenas de vaidade, também é sobre saúde mental.

Além do ganho de autoestima que a plástica no nariz é capaz de proporcionar, ela ainda pode ajudar na preservação de sua saúde.

Isso porque, a cirurgia pode corrigir erros no septo nasal e também poderá alargar as estruturas das cavidades nasais, gerando impacto direto na qualidade do seu sono. Além disso — e essa é outra grande maravilha da rinoplastia — o procedimento é capaz de melhorar a tolerância a exercícios físicos.  Isso é possível pois, as atividades físicas serão realizadas de uma maneira mais correta e saudável.

Agora que você já conhece todas as maravilhas da rinoplastia, a cirurgia plástica no nariz, leia também: O que é rinoplastia? Entenda como funciona a plástica de nariz.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)