Fale Conosco Pelo Whatsapp

Para muitas pessoas, mudar algum aspecto da aparência é a realização de um sonho. No entanto, para garantir o resultado desejado, é preciso tomar uma série de cuidados pós-operatórios, pois eles favorecem o processo de cicatrização e o fechamento dos pontos internos plástica.

Você sabe como acontece esse processo de cicatrização? Então, não perca este post! Vamos explicar cada etapa da reconstituição dos tecidos pelo organismo. Veja a seguir!

Como acontece o processo de cicatrização interna?

Primeiro, é importante entendermos o que é o processo de cicatrização. Durante qualquer cirurgia, alguns tecidos do corpo são lesionados. Eles podem ser cortados, reposicionados, cauterizados ou costurados, de acordo com as necessidades do paciente.

Portanto, na cirurgia plástica também acontece um trauma nos tecidos, chamado de trauma cirúrgico. Assim, o processo de cicatrização repara essas áreas, promovendo a regeneração de células e a restauração de suas funções.

Quais são as etapas do processo de cicatrização?

Não basta fechar os pontos internos plástica para garantir a cicatrização. Esse processo leva algum tempo e se divide em três etapas:

Na etapa inflamatória (48 a 72 horas após a cirurgia), o corpo está combatendo o que ele considera um agente agressor. Por isso, o paciente pode sentir dor, aquecimento da região, inchaço e rubor. O objetivo é acelerar a recuperação da função daquele tecido ou formar uma cicatriz para reparar o local da lesão.

A etapa proliferativa é mais longa. Ela dura até 14 dias e, durante esse período, o corpo reconstitui os vasos sanguíneos e linfáticos. Além disso, o organismo produzirá colágeno e fará com que outras células migrem para a região lesada para recompor a pele.

Enfim, acontece a etapa de maturação, que se estende por meses ou até mesmo anos. Portanto, nesse período o colágeno se reorganiza, fazendo com que a cicatriz se torne cada vez mais parecida com a pele ao seu redor. Ainda assim, é importante evitar a tensão sobre as bordas do ferimento para melhorar a aparência da marca.

O que acontece com os pontos internos plástica?

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Nos primeiros 15 dias, por exemplo, é importante cumprir o repouso, além de utilizar cinta cirúrgica e outros acessórios recomendados. Isso vai garantir que os tecidos unidos pelos pontos internos plástica fiquem realmente juntos, o que fará com que eles iniciem esse processo de restauração.

Então, a partir de duas semanas, muitos médicos já permitem que o paciente volte às suas atividades diárias, desde que não exijam muito esforço. Em algumas cirurgias, é necessário continuar utilizando a cinta elástica.

No entanto, a liberação depende da complexidade do procedimento. Aos 30 dias, a pessoa pode realizar quase todas as tarefas e atividades anteriores à cirurgia.

Desde que esses 30 dias tenham acontecido sem complicações, os médicos entendem que a cicatrização inicial já pode ser considerada segura, embora ainda imatura. A maturação acontecerá ao longo dos próximos meses.

Entendeu quanto tempo demora para os pontos internos fecharem em uma cirurgia plástica? Ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em respondê-la!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)