Fale Conosco Pelo Whatsapp

Grande parte do sucesso de uma cirurgia plástica depende dos cuidados do paciente durante a recuperação. O pós-operatório da abdominoplastia, por exemplo, é fundamental para favorecer a boa cicatrização.

Mas você sabe o que o paciente deve ou não fazer nesse período? Nós vamos contar a você neste post. Então continue a leitura e já comece a se preparar para o seu procedimento. Acompanhe!

O que você não pode fazer no pós-operatório da abdominoplastia

Um dos principais objetivos das restrições do pós-operatório da abdominoplastia é aliviar a tensão sobre a lesão. Assim, evita-se a ruptura de pontos e a cicatrização ocorre rapidamente.

Por isso, nós selecionamos alguns cuidados nesse período. As semanas que nós indicamos são apenas uma base que varia de acordo com seu ritmo de recuperação.

Não estique o corpo

A sutura da abdominoplastia fica na parte inferior do abdômen, no alto da região pubiana. Então, caso você estique seu corpo ou o tronco, este movimento puxará a borda da incisão para cima.

Além de gerar dor, esse movimento pode causar a ruptura dos pontos. Portanto, você precisa andar com o tronco curvado para a frente por cerca de três semanas.

Não realize esforços

Este é um cuidado básico nas cirurgias plásticas. É muito importante que, durante a recuperação, você evite esforços. Isso pode levar ao rompimento dos pontos e prejudicar a cicatrização.

Portanto, uma das vantagens da abdominoplastia é que você vai poder descansar. A recomendação médica é que o paciente não faça sequer as atividades domésticas, como lavar a louça e limpar a casa.

Abdominoplastia Master Health

Depois de um mês, você poderá fazer atividades aeróbias como caminhada, natação ou bicicleta. Assim, é melhor esperar 60 ou até mesmo 90 dias para retomar musculação e atividades de alto impacto.

Não utilize acessórios e medicamentos sem orientação médica

Parece óbvio, mas alguns pacientes comprometem sua recuperação por aceitarem sugestões de pessoas que, embora bem intencionadas, não têm qualificação técnica para orientá-las no pós-operatório.

Tem aquela amiga que usou fita de silicone e disse que foi excelente para a recuperação, indica uma pomada ou, ainda pior, uma combinação de ingredientes caseiros.

Saúde é um assunto sério. O médico indicará pomadas e outros medicamentos de acordo com sua necessidade e fase da cicatrização. Portanto, confie no profissional.

O uso não prescrito de fita de silicone, por exemplo, pode trazer complicações e dificultar a cicatrização. Ela só traz benefícios em condições específicas, como formação de queloides e cicatrizes hipertróficas.

Não dirija no pós-operatório da abdominoplastia

Você pode voltar a dirigir 21 dias após a abdominoplastia. Até lá, esta atividade não é recomendada, pois a direção exige movimentos que tensionam a incisão e tendem a causar sua abertura.

O que você pode fazer no pós-operatório da abdominoplastia

Para acelerar sua recuperação, o paciente pode realizar diversas atividades. Veja quais são elas:

Use a cinta modeladora

A cinta pós-cirúrgica é essencial na recuperação do paciente após a abdominoplastia. Portanto, ela deve ser usada todos os dias, inclusive para dormir. O único horário em que a pessoa pode retirá-la é durante o banho.

Este acessório tem diversas funções. Ao comprimir a região do abdômen, ele não permite o aumento do inchaço e ainda ajuda a eliminar o excesso de líquido. A cinta também modela o corpo, melhorando a silhueta.

Porém, o papel mais importante da cinta diz respeito à estabilização da área operada. Ao manter o abdômen pressionado, ela evita que a cicatriz sofra a tensão natural dos movimentos do dia a dia.

Essa compressão ainda contribui para que ocorra uma aderência maior da pele aos tecidos que ficam abaixo dela, o que deixa o abdômen liso e favorece o bom resultado.

Durma de barriga para cima no pós-operatório da abdominoplastia

No pós-operatório da abdominoplastia, você precisa dormir de barriga para cima. Embora isso seja um desafio para quem está acostumado a deitar-se de bruços ou de lado, é um cuidado extremamente necessário.

Caso você se vire de lado ou de bruços, poderá pressionar a incisão, causando a abertura dos pontos ou tensão em uma área do corte. Portanto, ficar de barriga para cima é a posição que mais estabiliza a região.

Lembre-se ainda de que, nas primeiras semanas, o corpo não pode ficar esticado. Por isso, coloque travesseiros para manter as costas mais altas e também sob os joelhos, para que as pernas fiquem dobradas.

Use meias compressoras

Qualquer cirurgia implica no risco, ainda que pequeno, de liberação de coágulos e formação de trombos. Por isso, os médicos recomendam o uso de meias compressoras.

As meias compressoras estimulam o sangue das extremidades inferiores a retornarem para o tronco. Então, elas são acessórios importantes para evitar a trombose.

Caminhe dentro de casa

Permanecer em repouso significa evitar esforços, e não passar o dia inteiro deitado. Portanto, no pós-operatório da abdominoplastia, o movimento é bem-vindo para estimular a circulação.

Você pode caminhar dentro de casa, sentar-se e levantar-se, desde que tome cuidado com o esforço. A cadeira costuma ser uma opção melhor, pois permite apoiar os pés e colocar a força nas pernas para levantar-se.

Retorne ao médico para acompanhamento

O cirurgião que realizou sua abdominoplastia estabelecerá algumas datas em que você precisa voltar ao consultório. Nesses encontros, ele avaliará sua evolução e dará orientações para uma boa recuperação.

Assim, é o cirurgião quem determina o momento de retirar os pontos, orienta a realização de curativos e também de pomadas que favorecem a formação de uma cicatriz bonita.

Também é importante destacar que, embora tenhamos falado de prazos para retorno às atividades, o médico tem a palavra final em cada uma dessas questões.

Portanto, se sua recuperação estiver ocorrendo dentro da normalidade, ele liberará suas atividades dentro do prazo comum. Atrasos na cicatrização exigem um comportamento mais restritivo por um período maior.

Além das consultas previstas, você precisa entrar em contato com seu médico caso tenha sintomas como febre alta, dor resistente aos analgésicos, sinais de infecção, cheiro fétido, cansaço excessivo, sangramento ou dificuldade para respirar.

Realize drenagem linfática

A drenagem linfática é uma grande aliada no pós-operatório. Além de proporcionar bem-estar, ela reduz o inchaço, evita infecções e acelera a recuperação à medida em que ajuda a eliminar células danificadas.

Alimente-se bem

Alimentação saudável tem tudo a ver com uma boa cicatrização. Afinal, quando suprimos o corpo com proteínas de boa qualidade, carboidratos bons e vitaminas, ele tem a matéria-prima para recompor os tecidos.

Por outro lado, também é importante evitar alimentos não saudáveis, que prejudicam o funcionamento do sistema imunológico e dificultam o trabalho de reparação dos tecidos.

Então, durante o pós-operatório da abdominoplastia, encha seu cardápio com frutas e verduras de cores variadas. Eles são ricos em antioxidantes que ajudarão a manter suas células saudáveis.

A proteína é a matéria-prima de formação de células. Prefira as de boa qualidade, como feijões de vários tipos, oleaginosas e carnes magras. Complemente com carboidratos integrais.

Porém, é importante evitar alimentos e produtos que geram o efeito contrário. Então, fique longe de pratos gordurosos, industrializados e do álcool. O cigarro também não combina com uma boa cicatrização.

Agora você já sabe o que pode ou não fazer no pós-operatório da abdominoplastia. Quer saber mais sobre essa e outras cirurgias plásticas? Então siga-nos no Facebook e Instagram para não perder nenhum conteúdo.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.