Fale Conosco Pelo Whatsapp

Algumas gordurinhas localizadas são as mais difíceis de eliminar. Entre elas, nós temos aqueles acúmulos de gordura nas pernas. Para solucionar o problema, é possível fazer uma lipoaspiração. Mas como será o pós-operatório de lipo nas coxas?

Se você também não sabe mais o que fazer para eliminar esta gordura localizada, mas não tem muito tempo para se recuperar de uma cirurgia plástica, continue a leitura! Vamos explicar tudo sobre o pós-operatório deste procedimento.

Quem costuma fazer a lipo nas coxas?

A lipoaspiração nas coxas é uma cirurgia que resolve diversos tipos de incômodos com a aparência. O primeiro deles é o terrível e famoso culote. Você tem esse problema?

O culote é aquele acúmulo de gordura na lateral externa da coxa, um pouco abaixo do quadril. Existem pessoas que fazem dieta, exercícios, perdem até o bumbum, mas não eliminam o culote.

Lipoaspiracao Master Health

Então, a única alternativa para retirá-lo é realmente a lipoaspiração. O médico quebra e aspira a gordura daquela região imediatamente, melhorando o contorno corporal.

O segundo motivo para fazer uma lipoaspiração nas coxas é a gordura que fica entre as pernas, causando atritos e, muitas vezes, assaduras.

Então, o cirurgião plástico retira a gordura acumulada especificamente nesta região. Para muitos pacientes, esta pequena mudança já traz muito mais conforto ao seu dia a dia.

O terceiro motivo para fazer lipo nas coxas é a circunferência delas. Afinal, alguns pacientes reclamam que, por razões genéticas, elas são mais grossas que eles gostariam e eles têm vontade de reduzir medidas nessa região.

Portanto, a coxa fica desproporcional ao restante do corpo. A mulher, quando usa uma saia mais curta, não gosta do resultado. A mesma coisa acontece quando o homem usa um shorts ou mesmo quando ambos tentam encontrar uma calça que vista bem.

Finalmente, o quarto motivo para fazer lipo nas coxas é uma gordurinha que se instala próximo ao joelho. As pernas ficam bem torneadas, mas aquele volume incomoda. Então, a solução é a lipoaspiração.

Como é o pós-operatório de lipo nas coxas?

O pós-operatório de lipo nas coxas costuma ser bastante tranquilo. Inclusive, ele é bem rápido, fazendo com que o paciente fique liberado para boa parte de suas atividades depois de apenas 10 dias.

Então, se você acreditava que precisaria tirar um período inteiro de férias para eliminar essa gordura localizada, essa é uma boa notícia. Bastam alguns dias para solucionar o problema.

Veja o que o paciente pode ou não fazer durante a recuperação!

O que o paciente pode fazer no pós-operatório da lipoaspiração?

Nos primeiros dias após uma lipoaspiração, realmente o paciente precisa se preservar um pouco. Mas isso não significa ficar o tempo todo deitado em uma cama. Veja quais são os cuidados que ele deve tomar:

Usar a cinta ou malha pós-cirúrgica

Depois de toda cirurgia, o corpo incha. Esse é um processo normal que faz parte do processo de recomposição dos tecidos e cicatrização. No entanto, para acelerar a recuperação, é preciso conter esse inchaço.

Por isso, os médicos sempre recomendam o uso de cintas ou malhas compressivas após a cirurgia. O próprio profissional orientará você quanto às medidas e o melhor modelo para atender suas necessidades.

Vale a pena destacar que o uso da malha deve ser continuado por um período que varia de 2 a 6 semanas. Durante esse tempo, retire-a apenas para tomar banho e para as sessões de drenagem linfática, colocando-a novamente em seguida.

Realizar sessões de drenagem linfática

A drenagem linfática é fundamental no pós-operatório da lipoaspiração. Ela também ajuda a eliminar o excesso de líquidos e consequentemente, a reduzir o inchaço. Porém, ela tem outra função ainda mais importante.

Durante a lipoaspiração, o médico retira a camada de tecido adiposo que fica entre o músculo e a pele. Portanto, fica um “vazio” entre os dois, que será preenchido primeiramente com líquido.

No entanto, para que o paciente tenha um bom resultado, a pele precisa aderir ao músculo, eliminando esse “espaço” entre os dois. A falta dessa aderência aumenta a presença de fibrose, que é o crescimento desorganizado de fibras que ajudam na cicatrização.

A drenagem linfática colabora para eliminar o líquido e acelerar a aderência. Ela também minimiza a formação de fibrose. Portanto, ela é indispensável no pós-operatório de lipo nas coxas.

O que não fazer no pós-operatório da lipoaspiração nas pernas?

Como você pode ver, a recuperação da lipo nas coxas não tem uma lista de exigências. Porém, existem algumas ações que o paciente não deve realizar. veja quais são elas:

Praticar exercícios físicos

Depois de uma lipoaspiração, o corpo fica bastante sensível. Vasos sanguíneos foram rompidos, tecidos precisam aderir uns aos outros. Então, esse não é o momento de realizar grandes esforços físicos.

Por isso, a retomada dos exercícios só deve acontecer 30 dias após a cirurgia. Ainda assim, consulte o seu médico para que ele ajuste esse prazo de acordo com seu próprio ritmo de recuperação.

Expor-se ao sol

Após a lipoaspiração, é natural que a pessoa fique com manchas roxas no local operado. Essas marcas começam a desaparecer depois de uma semana ou dez dias, aproximadamente.

Porém, lembre-se que toda aquela área continua em recuperação. Por isso, evite tudo o que pode causar inchaço, e isso inclui a exposição ao sol. Os raios UV provocam uma reação inflamatória, que não é desejada nesse momento.

Além disso, o sol age como um revelador de fotos. Quando existe uma mancha na pele, ele pigmenta aquela região permanentemente. Portanto, se você não quer marcas perpétuas, passe longe dele no pós-operatório.

Fumar ou beber no pós-operatório de lipo nas coxas

Que o cigarro e o álcool fazem mal à saúde, você já sabe. Porém, além disso, eles podem prejudicar muito o seu pós-operatório, comprometendo inclusive os resultados da cirurgia.

Como os efeitos negativos são muitos, vamos falar apenas os principais. Então, começando pelo fumo, ele prejudica a distribuição de oxigênio e nutrientes para todas as células do seu corpo.

Assim, elas terão dificuldade para se regenerar após a cirurgia. Afinal, elas não têm os elementos necessários para essa reconstituição dos tecidos. O resultado é a dificuldade no processo de cicatrização.

A pele de uma pessoa fumante também perde sua elasticidade e sua capacidade de se retrair. Consequentemente, ela tende a ficar mais flácida na região em que a gordura foi retirada.

E quanto ao álcool, seus efeitos são igualmente maléficos. Ele desidrata o corpo e, consequentemente, os tecidos que precisam se regenerar. Sem água em quantidade suficiente, o processo de cicatrização se torna mais complicado.

Como se isso não bastasse, ele faz com que o corpo produza muitos radicais livres. Essas substâncias, que são quimicamente desbalanceadas, iniciam processos inflamatórios perigosíssimos, dificultando a recuperação após uma cirurgia.

Agora você já sabe quais são as principais recomendações para o pós-operatório de lipo nas coxas.

Quer saber como é a cirurgia de lipoaspiração, como o médico realiza o procedimento? Então, continue aqui no blog e confira nosso guia completo para tirar todas as suas dúvidas.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre lipoaspiração Clique aqui.