Fazer uma cirurgia plástica pode ser a realização de um sonho, mas quem não obedece ao pós-operatório pode vê-lo tornar-se um pesadelo. Tão imprescindível quanto as escolhas de um cirurgião especializado e da melhor técnica para o seu tipo de corpo, os cuidados pós-operatórios têm fundamental importância no resultado final de uma cirurgia plástica. Em alguns casos, não obedecer às ordens médicas pode ocasionar a necessidade de uma nova cirurgia.

Cuidados

Por ser um trauma cirúrgico que acarreta uma cicatriz, é essencial não expô-la ao sol até que ela adquira coloração e forma ideais, evitar fazer força excessiva e repousar até que o corpo se recupere.

Para alguns procedimentos, os cuidados exigidos podem ser maiores. Um exemplo a citar é evitar lavar os cabelos por alguns dias após a realização de um lifting facial. Outro, é o uso de malhas compressivas em cirurgias como lipoaspiração e abdominoplastia.

Além desses casos específicos, quem está em período de recuperação de uma cirurgia deverá evitar mar e piscina, pois existe grande risco de abertura dos pontos e exposição a infecções e outras doenças que podem prejudicar o resultado da cirurgia.