Fale Conosco Pelo Whatsapp

A cirurgia plástica permite a realização de um sonho de muitas retirar a gordurinha localizada de uma parte do corpo e usá-la para dar mais volume em outras regiões. Como já explicamos de que forma esse procedimento é feito, neste artigo vamos contar quais são os cuidados no pós-operatório lipoescultura. Acompanhe!

O que esperar do pós-operatório lipoescultura?

Diferentemente de outras cirurgias, na lipoescultura o médico não precisa fazer grandes incisões. Os cortes são mínimos, muitas vezes com menos de meio centímetro. Além disso, é comum eles ficarem escondidos nas dobras da pele.

Porém, abaixo da superfície da pele, ocorre uma mudança significativa. O médico precisa fazer movimentos de vaivém com a cânula para quebrar o tecido de gordura. Depois que essas células adiposas são aspiradas e filtradas, o cirurgião as aplica em outro local, em um processo bastante seguro.

No entanto, como houve toda essa movimentação abaixo da pele, é comum aparecerem edemas (inchaço) e hematomas (manchas roxas). Por isso, não se assuste. Esses são os sinais de que seu corpo sentiu as alterações e está se recuperando. Ao longo das semanas, eles desaparecerão.

Também é importante saber que o desconforto é normal e a região operada pode ficar dolorida durante o pós-operatório. Porém, o médico prescreverá analgésicos e antibióticos para reduzir esse incômodo e prevenir infecções, como acontece em todo procedimento cirúrgico.

Quais são os cuidados no pós-operatório lipoescultura?

Selecionamos os principais cuidados que os pacientes devem tomar para que tenham uma boa recuperação. Confira a seguir:

1. Repouso

No pós-operatório lipoescultura, é importante que o paciente cumpra o período de repouso. Porém, isso não significa que ele deve ficar deitado o tempo inteiro. É importante que ele caminhe dentro de casa para estimular a circulação sanguínea e evitar a trombose, mas sem fazer um grande esforço.

2. Uso de cinta cirúrgica

A cinta cirúrgica ou malha compressora é essencial após uma lipoaspiração. Ela acelera a eliminação do edema (inchaço), modela o corpo nesse período e estabiliza os tecidos internos. Assim, ela facilita a cicatrização e a recuperação.

3. Drenagem linfática no pós-operatório lipoescultura

A drenagem linfática é uma técnica que estimula a eliminação da linfa, um líquido que se acumula entre as células. O sistema linfático também é responsável por transportar toxinas para fora do corpo. Portanto, é fundamental promover esse trânsito para desintoxicar o organismo e reduzir o inchaço.

Ao eliminar o líquido, a drenagem linfática ainda evita outro problema — a fibrose. Trata-se de uma cicatriz interna, que deforma a região onde aparece. No entanto, essa técnica estimula o sistema linfático, reduzindo o espaço para o surgimento dessa complicação.

É importante destacar que a drenagem linfática deve ser feita em todo o corpo e intensificada na região da lipoaspiração. No entanto, ela deve ser evitada nas áreas do corpo que receberam o enxerto de gordura.

4. Alívio da pressão

O organismo absorve parte da gordura injetada. Por isso, o volume final da região que recebeu o enxerto fica entre 50% e 60% daquele que foi injetado durante o procedimento. Esse é um processo natural do corpo.

No entanto, alguns cuidados reduzem essa taxa de absorção, deixando as áreas mais volumosas. Assim, como você viu, deve-se evitar a drenagem linfática nessas regiões. Além disso, o próprio paciente pode reduzir a pressão sobre elas.

Uma das formas de reduzir essa pressão é tomando cuidado com as posições. Se o enxerto foi feito nos glúteos, por exemplo, evite ficar sentado. Assim, manter-se deitado de lado ou de bruços pode ser uma boa opção. Converse com seu médico, pois essa orientação depende da região enxertada.

5. Retorno às atividades normais

Se o seu trabalho não exige esforço físico, será possível retornar às suas atividades em dez dias ou menos. No entanto, isso depende de um outro fator: a extensão da cirurgia. Também é necessário cuidar para não pressionar as áreas dos enxertos.

Entendeu como é o pós-operatório lipoescultura? Já está pronto para modelar o corpo com essa técnica? Então, não perca tempo! Entre em contato conosco e marque sua avaliação!

logo-masterhealth

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Fale Conosco Pelo Whatsapp

Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

(Preencha, envie e aguarde a confirmação)

Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre Lipoaspiração.