Você já deve ter lido em muitos lugares que as clínicas de cirurgia plástica lotam no inverno. Isso é verdade, pois alguns pacientes acreditam que passar o pós-operatório durante o período de frio é mais confortável. Porém, essa ideia é cercada de alguns mitos. O fato é que a maioria dos procedimentos pode ser realizada em qualquer época, desde que o paciente tome algumas precauções. Então, se você não quer esperar até o próximo ano para fazer sua mamoplastia de aumento, este post vai ajudá-la! Vamos contar que cuidados tomar ao colocar a prótese de silicone antes e depois do verão. Confira!

Prótese de silicone antes e depois do verão: existe diferença?

Primeiramente, é importante destacarmos que vivemos em um país que tem a maior parte de seu território na zona tropical do mundo. Sem querer transformar o post em uma aula de Geografia, isso significa que o nosso clima é predominantemente quente, embora as estações não sejam exatamente bem definidas. Portanto, se você vive em São Paulo e outros estados do Centro-Sul, pode constatar isso facilmente. Então, é possível que aconteça uma semana de calorão em pleno mês de julho. Por outro lado, às vezes chegamos perto do Natal com uma temperatura amena.

Em outros lugares do Brasil, a diferença de temperatura nas diversas estações é ainda menor. No Norte e Nordeste, por exemplo, faz calor praticamente o ano inteiro. O que muda é se aquele período do ano é seco ou chuvoso. No entanto, as mulheres dessa região realizam implantes todos os meses, sem sofrerem qualquer tipo de complicação por esse motivo. Então, não é o fato de colocar prótese de silicone antes e depois do verão que fará a diferença na sua recuperação. Existem outros fatores mais importantes que esse para garantir um pós-operatório tranquilo.

Um critério muito importante para um bom pós-operatório é a possibilidade de cumprir o repouso estabelecido pelo médico. Por isso, é melhor fazer a cirurgia em um período mais quente em que possa se afastar do trabalho e descansar do que escolher o inverno e ter poucos dias para a recuperação. Tudo isso precisa ser considerado, e não apenas o clima.

Cuidados pós-operatórios: como proceder no verão?

Então, depois de entender que o clima é apenas um dos fatores que contribui para um bom pós-operatório e que o melhor momento para fazer a cirurgia é aquele em que você pode descansar, podemos tratar dos cuidados relacionados a esse período. O fato de colocar prótese de silicone antes e depois do verão realmente exige que a paciente siga algumas recomendações. Porém, elas são muito simples.

1. Evite o calor excessivo

Para muita gente, a chegada do verão significa correr para a praia e curtir o Sol. Para uma mulher que acabou de colocar silicone, essa tentação pode ser ainda maior. Afinal, agora ela está com os seios turbinadíssimos, o colo bem marcado e provavelmente ansiosa para mostrar as novas curvas em um biquininho ou um belo decote. No entanto, nesse período de recuperação o ideal é evitar o calor excessivo.

O motivo para esse cuidado é o surgimento de edemas. Você pode observar que mesmo as pessoas que não fizeram nenhuma cirurgia costumam ficar mais inchadas quando a temperatura aumenta. Assim, a possibilidade de a paciente também ter um inchaço maior nas mamas operadas em lugares quentes também existe. Dessa forma, a recuperação pode ser um pouco mais lenta, mas ainda assim não compromete o resultado da cirurgia.

2. Não retire o sutiã pós-cirúrgico

No período de calor, muitas pacientes se sentem tentadas a retirar o sutiã pós-cirúrgico. Elas alegam que o tecido é um pouco mais grosso e quente, o que causa algum desconforto. Porém, para uma excelente recuperação, é preciso usar essa peça o tempo inteiro, até mesmo para dormir, por pelo menos um mês. Ela deve ser retirada apenas para tomar banho e nada mais.

No entanto, é possível reduzir esse incômodo. Hoje em dia, muitos fabricantes já vendem sutiãs pós-cirúrgicos feitos com tecidos tecnológicos que ventilam a pele, absorvem o suor e mantêm o corpo sempre sequinho. Além disso, existem opções extremamente confortáveis, praticamente sem costuras, que proporcionam muito conforto às pacientes.

3. Não se exponha ao Sol

Esse é um cuidado essencial para quem faz cirurgias plásticas, e vale também para quem coloca prótese de silicone antes e depois do verão. Em qualquer período do ano, o paciente deve evitar a exposição ao Sol. Ele eleva a temperatura do corpo, aumentando as chances de edema e até de sangramento. Ele também resseca a pele e a desidrata, o que prejudica a cicatrização.

Mas o principal risco da exposição ao Sol após a cirurgia plástica é a fixação de manchas e cicatrizes. A luz solar escurece essas áreas de forma irreversível. Então, é importante não se expor para evitar que as áreas roxas que normalmente aparecem após uma operação e também a própria linha do corte se tornem mais escuras.  É importante destacar que até mesmo o mormaço deve ser evitado.

4. Evite o agito e o esforço

Assim como a praia e o sol, verão para muita gente é sinônimo de curtição e agito. No período de festas é comum recebermos a família ou viajarmos para encontrá-la, além de todo o trabalho que essas comemorações envolvem. Dias mais longos e noites quentes também levam as pessoas para as baladas, onde elas se divertem e, muitas vezes, dançam.

Boa parte desse agito precisa ser evitada durante o pós-operatório. A dança, por exemplo, é praticamente um exercício físico, que é vetado nos primeiros 30 dias. Então, nada a impede de sair para jantar com os amigos e mesmo frequentar esses lugares, desde que você se lembre de ficar mais quietinha e principalmente de não levantar os braços acima dos ombros.

Já quanto às festas de final de ano, mais uma vez, não existe nenhuma restrição à sua participação. No entanto, certifique-se de que realmente outras pessoas farão o trabalho “pesado”: cozinhar, limpar o ambiente, segurar ou carregar objetos. Se isso não for viável, é melhor se programar para fazer a cirurgia em outro período.

5. Não tenha pressa!

Sim, nós sabemos que você estará ansiosa para vestir aquela blusinha decotada ou mesmo desfilar por aí com seus novos seios em um biquíni arrasador. Porém, pode ser que você só consiga fazer isso depois desse verão. Ainda assim, vale a pena segurar essa vontade, cuidar de si mesma no pós-operatório e garantir o melhor resultado possível para a sua cirurgia!

Gostou do post? Entendeu quais são os cuidados para colocar prótese de silicone antes e depois do verão e ter excelentes resultados? Quer ter acesso a outros conteúdos como esse? Então, não perca tempo! Siga nossas páginas no Instagram e Facebook, acompanhe todas as nossas publicação e saiba das novidades em primeira mão!