Fale Conosco Pelo Whatsapp

Qual é a relação entre silicone nas mamas e amamentação? Essa é uma das maiores preocupações das mulheres que pretendem se submeter à cirurgia plástica para colocar silicone.

Afinal, muitas delas estão no início da vida ou em plena idade fértil. Então, se elas quiserem ter filhos, poderão amamentá-los perfeitamente, mesmo com a prótese? Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura!

Silicone nas mamas e amamentação: existe algum risco?

A prótese de silicone não interfere na amamentação, pois ela não é colocada à frente da glândula mamária, mas atrás dela. Portanto, o implante não afeta as funções de produção e eliminação do leite materno.

Assim, a glândula mamária continua funcionando naturalmente, independentemente da prótese de silicone. A mulher produz tanto leite quanto produziria se não tivesse feito a cirurgia.

Porém, existem alguns relatos de mulheres que, após a cirurgia de implante de prótese de silicone, se queixaram de interferência na atividade de amamentação.

Nesses casos o problema não é a prótese de silicone, mas a técnica utilizada. Se o cirurgião colocou o implante por meio de um corte na região do mamilo, realmente pode haver uma interrupção dos dutos que levam o leite.

Mamoplastia Master Health

Apenas para ficar claro: a glândula produz o leite, mas são os dutos que levam esse líquido precioso até o mamilo, onde a criança suga. Eles funcionam como um encanamento e são muito eficientes.

Porém, caso esses dutos sejam cortados durante a cirurgia, é possível que eles percam a capacidade de levar o leite. Mesmo que a mulher produza o alimento, ele não chegará aos mamilos por meio de dutos interrompidos.

Mas fique tranquila! Existem técnicas cirúrgicas que permitem colocar silicone sem cortar os dutos mamários. Quer entender melhor? Veja a explicação no próximo tópico!

Tipos de incisão e amamentação: como preservar os dutos

Como já falamos, em nenhuma cirurgia para colocar silicone o médico retira ou prejudica a glândula mamária. Portanto, ela continua com sua plena capacidade de produzir leite.

Porém, existem diferentes incisões que o médico pode fazer para colocar a prótese de silicone. Veja quais são as opções:

Incisão transaxilar

A mamoplastia de aumento transaxilar é bastante complexa. Essa é uma das razões que faz dela a técnica menos utilizada. Nesse caso, o médico faz um corte na dobra da axila e cria uma abertura que vai até a parte de trás da glândula mamária.

Então, o médico coloca o silicone por essa abertura e o empurra até o local correto. Apesar de toda a complexidade, esse método não corta os dutos mamários.

Incisão periareolar

Na incisão periareolar, o médico faz um corte semicircular em volta do bico do peito. A partir daí, ele cria uma abertura até o local que fica atrás da glândula mamária, onde será colocada a prótese.

Essa técnica é bem mais simples que a incisão transaxilar e, além disso, a mulher fica com uma cicatriz bastante discreta em volta do bico do peito. No entanto, nesse método é possível que os dutos mamários sejam cortados, prejudicando a amamentação.

Incisão inframamária

Existe uma técnica simples e que não interrompe os dutos mamários? Sim! Trata-se da incisão inframamária. Nesse caso, o médico faz um corte no sulco da mama, que fica abaixo do seio, que é por onde ele insere a prótese de silicone.

Por essas e outras vantagens, a incisão inframamária é a mais utilizada nas mamoplastias de aumento. Portanto, basta discutir com seu médico as vantagens e desvantagens de cada técnica e se ela é a mais apropriada para garantir a você os resultados da cirurgia e a preservação das estruturas da mama.

Entendeu qual é a relação entre a prótese de silicone nas mamas e amamentação? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.