Fale Conosco Pelo Whatsapp

A evolução da Medicina tem tornado a recuperação cirúrgica cada vez mais rápida. Porém, para programar seu procedimento de forma adequada, muitos pacientes questionam: “Quanto tempo posso voltar a trabalhar após a cirurgia plástica?”

Embora não exista uma resposta única, é possível estimar uma média de tempo de recuperação para cada cirurgia. Então, se você também tem essa curiosidade, permaneça no post para saber mais.

Quanto tempo posso voltar a trabalhar após a cirurgia plástica?

Cada cirurgia tem um período estimado de recuperação. Além disso, a cicatrização pode ser acelerada ou retardada de acordo com características individuais, como vamos explicar em outro tópico.

No entanto, na maioria das vezes, o tempo de recuperação costuma ser o seguinte:

Quanto tempo posso voltar a trabalhar após a cirurgia de mamoplastia e mastopexia?

A cirurgia plástica de mama costuma ter uma recuperação tranquila. Portanto, caso a paciente realize um trabalho leve, ela pode voltar ao seu ambiente profissional em duas ou três semanas.

Porém, para que esse retorno não prejudique sua recuperação, ela precisa observar as seguintes recomendações:

  • não carregar peso até completar 30 dias
  • evitar esforços também até completar 30 dias
  • não dirigir por 3 semanas
  • usar o sutiã cirúrgico e, quando indicado, a faixa estabilizadora, por 30 dias.

Também vale a pena lembrar que a paciente precisa voltar às consultas com o médico e realizar as drenagens linfáticas, conforme a orientação do cirurgião.

Exercícios como caminhadas e musculação estão proibidos nos primeiros 30 e 60 dias, respectivamente.

Em quanto tempo posso trabalhar depois da lipoaspiração?

Diversos pacientes conseguem voltar ao trabalho poucos dias após a lipoaspiração. Afinal, o repouso relativo tem duração média de 3 dias.

Quando o médico fala em repouso relativo, significa que o paciente precisa se manter longe do trabalho e atividades comuns, mas não deve ficar deitado o tempo inteiro.

Portanto, vale a pena caminhar pela casa, até mesmo para estimular a circulação. Porém, não deve haver grandes esforços.

Assim, alguns pacientes que fazem a lipoaspiração em pequenas áreas do corpo (braços, culote), realizam a cirurgia na sexta-feira e voltam ao trabalho na segunda-feira.

Outros, que fazem o procedimento em regiões maiores, ou até mesmo em diversas áreas do corpo, precisam de um tempo maior de recuperação. Dessa forma, um retorno tão rápido é inviável.

Por isso, no caso da lipoaspiração, o médico é quem determina o tempo de retorno ao trabalho, de acordo com a extensão do procedimento e condições de recuperação do hóspede.

Mais uma vez, vale a pena lembrar que o retorno ao trabalho não muda a necessidade de seguir todas as recomendações para o pós-operatório: realização de drenagem linfática, uso de cinta, malha cirúrgica ou placa contentora, e assim por diante.

Assim como no caso da mamoplastia, o paciente precisa esperar para retomar as atividades físicas. O período mínimo para caminhadas leves, de até 3 km, é de 15 dias. Para as atividades aeróbicas intensas e musculação, a recomendação é de pelo menos 30 dias.

Qual é o tempo de espera para a volta ao trabalho após a abdominoplastia?

Depois da abdominoplastia, o paciente costuma retomar suas atividades de rotina, inclusive o trabalho, em cerca de 3 semanas.

Até esse momento, é pouco provável que ele consiga realizar as atividades normais. Afinal, após a cirurgia, ele precisa andar inclinado para a frente, para não esticar a barriga e forçar os pontos da cirurgia.

Além da postura, a recuperação da abdominoplastia envolve uma série de outros cuidados. O paciente também precisa evitar esforços, não dirigir por pelo menos duas semanas, usar cinta cirúrgica por pelo menos 2 meses e até mesmo evitar alimentos que provocam o acúmulo de gases.

Quanto aos exercícios, os médicos recomendam pelo menos 40 dias até o retorno às atividades aeróbicas. Para retomar a musculação, o período é de 90 dias.

Como você pode perceber, esta é uma das cirurgias plásticas que exigem um período maior de repouso e recuperação.

Quanto tempo posso voltar a trabalhar após a cirurgia de rejuvenescimento facial?

O lifting facial pode ser completo, como é o caso da ritidoplastia. Porém, existem outras cirurgias plásticas que interferem em áreas menores do rosto, como a blefaroplastia, lifting de testa, etc.

O tempo de recuperação dessas cirurgias varia. Na blefaroplastia, por exemplo, o paciente pode voltar às suas atividades normais após 48 horas. Ele só não pode realizar exercícios e esforços durante o pós-operatório.

No entanto, muitos preferem voltar ao trabalho apenas depois de 10 dias, que é o período médio para o desaparecimento das equimoses, que são aquelas manchas arroxeadas.

Já quando se trata de uma ritidoplastia completa, o tempo de recuperação pode variar entre 20 e 30 dias. Assim como no caso da blefaroplastia, em poucos dias a pessoa consegue realizar uma série de atividades do seu dia a dia, e até mesmo trabalhar.

Porém, devido às manchas arroxeadas, muitos preferem programar o procedimento para o período de férias ou quanto têm a oportunidade de exercer seu trabalho em home office.

Qual é o período de volta ao trabalho após a rinoplastia?

Após a rinoplastia, o paciente pode voltar ao trabalho após apenas 3 dias. Portanto, é um período bastante curto, desde que sua função não envolva um grande esforço físico e nem a realização de exercícios.

Porém, mais uma vez, há pessoas que preferem planejar seu procedimento para um período em que possa ficar afastado por mais tempo. Afinal, nem todos querem voltar ao trabalho com o nariz arroxeado e inchado.

Qual é o período para voltar ao trabalho após a otoplastia?

Esta é outra cirurgia plástica que permite o retorno rápido ao trabalho. Afinal, em apenas 2 ou 4 dias, o paciente pode realizar suas atividades normais, exceto esforços ou exercício físico.

A faixa de proteção em volta da cabeça deve ser usada por 48 horas após a otoplastia e os pontos são retirados geralmente em uma semana. Inclusive, esse é o procedimento em que o paciente vê o resultado final em pouquíssimo tempo.

O que pode influenciar o tempo de recuperação após uma cirurgia plástica?

Embora essas estimativas existam, o tempo de recuperação de cada paciente varia. Essa diferença se deve a diversos motivos.

O primeiro é a resposta individual do organismo. Afinal, cada pessoa é única e tem seu próprio tempo de cicatrização e recuperação. Porém, não podemos nos esquecer dos hábitos.

Pessoas que fumam, por exemplo, têm uma recuperação mais complicada. Afinal, o cigarro prejudica tanto a circulação sanguínea quanto a oxigenação e nutrição dos tecidos. Portanto, a cicatrização tende a ser lenta.

Até mesmo a alimentação influencia na cicatrização e recuperação. Alimentos leves e ricos em antioxidantes aceleram a recomposição dos tecidos, enquanto gordura, açúcar, álcool e refinados têm o efeito contrário.

Finalmente, existe o cumprimento das recomendações médicas quanto ao repouso. Se o paciente segue as orientações à risca, ele favorece a recuperação dos tecidos e pode voltar mais rapidamente à vida normal.

Entendeu quando os pacientes podem voltar ao trabalho depois das principais cirurgias plásticas? Ficou com alguma dúvida?

Então, deixe sua pergunta nos comentários e nossa equipe terá prazer em responder.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)