Fale Conosco Pelo Whatsapp

Qual é o melhor momento para se livrar da flacidez na barriga? Quem se incomoda com aquela sobra de pele muitas vezes quer se livrar do problema, mas fica com uma dúvida: quem fez abdominoplastia pode engravidar?

Se você também não sabe a resposta, continue aqui no blog. Vamos explicar tudo o que acontece durante a abdominoplastia e se existe risco quando a mulher engravida após essa cirurgia plástica. Confira!

Quem fez abdominoplastia pode engravidar?

A mulher pode realizar uma abdominoplastia tanto antes quanto depois de uma gestação. No entanto, ela precisa estar ciente de algumas possíveis complicações, bem como do tempo de espera para engravidar.

Vale a pena destacar que, em muitos casos, a abdominoplastia não coloca a saúde e o desenvolvimento do bebê em risco. Porém, deve-se observar alguns cuidados.

Essa é uma excelente notícia para mulheres jovens que passaram por um grande emagrecimento, por exemplo. Afinal, elas frequentemente ficam com a barriga flácida, querem resolver o problema, mas ficam com medo devido à possibilidade de uma gestação futura.

O fato de a abdominoplastia não prejudicar o bebê também traz alívio para as mulheres que não planejam engravidar, mas querem ter a segurança de que o feto não terá problemas caso a gestação aconteça de forma não planejada.

No entanto, vale a pena entender o que acontece com o corpo após uma abdominoplastia e quais são os cuidados que uma mulher precisa tomar após a cirurgia.

O que geralmente acontece em uma gravidez após a abdominoplastia?

Na abdominoplastia, o médico retira o excesso de pele do abdômen. No entanto, ele também costuma costurar os músculos retos bem no centro da barriga com pontos internos, corrigindo a diástase.

Abdominoplastia Master Health

Esse procedimento é fundamental para posicionar corretamente os músculos abdominais e fortalecer a parede abdominal. Porém, isso dificulta o aumento de volume durante a gestação.

Esta combinação — parede abdominal firme e pele muito esticada — pode ter alguns incômodos durante a gravidez. Saiba quais são eles:

Aumento da possibilidade de surgimento de estrias

Como a pele já está muito esticada, o crescimento da barriga pode levar ao rompimento das fibras de colágeno e elastina nas camadas mais profundas. Então, o resultado é a formação de estrias.

Para evitar esse problema, a mulher precisa hidratar muito bem a pele do abdômen, usando produtos de altíssima qualidade. Dessa forma, ela diminui o risco do surgimento de estrias.

Sensação de barriga dolorida

Não é incomum que, durante uma gestação após a abdominoplastia, a mulher tenha a sensação de barriga dolorida, como se ela tivesse feito exercícios abdominais.

Maior percepção dos movimentos do bebê

Essa é uma vantagem da gravidez após a abdominoplastia. Afinal, por ter pouquíssima gordura no abdômen, muitas mulheres relatam que sentem a movimentação do bebê com mais intensidade e desde o início da gestação.

Quem fez abdominoplastia pode engravidar e ficar com a barriga pequena

Tanto pela escassez de pele quanto pelo fato de a parede abdominal estar muito firme, a barriga tende a crescer menos. Porém, na maioria dos casos, isso não traz nenhum impacto sobre o crescimento do bebê.

Quem fez abdominoplastia pode engravidar e ter complicações?

Infelizmente, sim. Embora não seja regra, a abdominoplastia pode deixar o bebê sem espaço para crescer. O formato da barriga também pode ficar diferente do convencional, devido à costura dos músculos do abdômen.

Porém, quando isso acontece, os médicos recomendam repouso à gestante e acompanham o crescimento do bebê. Assim, eles monitoram o bem-estar da criança para evitar um parto prematuro, entre outras complicações.

Quais são as recomendações para a mulher que fez abdominoplastia?


1. Planeje a cirurgia e a gestação de acordo com sua perspectiva de vida

Se você pretende ter filhos em um futuro próximo, ou já tem algum e planeja aumentar a família, vale a pena esperar um pouquinho. Afinal, esse cuidado é importante para a manutenção do resultado após a cirurgia.

Porém, para muitas mulheres, essa espera não é viável. Isso acontece quando elas ainda nem têm perspectiva de formação de família e gestação, por exemplo.

Imagine que uma jovem, em torno de seus vinte anos, passou por um processo de grande emagrecimento. Agora, ela quer curtir sua juventude com um corpo magro e firme, livre da flacidez.

Ter filhos está completamente fora de suas prioridades. Primeiro, ela quer fazer uma faculdade. Depois, encontrar um parceiro adequado para formar a família. Ou mesmo se tiver o desejo de ser mãe solo, seu objetivo é se estabilizar na carreira antes.

Embora uma gravidez possa acontecer de forma inesperada, ela não planeja uma gestação nos próximos 5, 10 ou mesmo 15 anos. Então, não vale a pena esperar para eliminar a flacidez do abdômen.

2. Quem fez abdominoplastia pode engravidar depois de um ano

Talvez você esteja em outro momento desta história e já tenha feito sua abdominoplastia. Porém, agora, surgiu o desejo de se tornar mãe ou mesmo a oportunidade de realizar seu sonho de construir uma família.

Nesse caso, os médicos recomendam esperar cerca de um ano para engravidar. No entanto, consulte seu próprio cirurgião para que ele a oriente quanto ao melhor momento para essa gestação.

3. Controle o peso durante a gestação

Lembre-se de que o abdômen já precisará se esticar muito para acomodar o bebê em crescimento. Então, é importante que a mulher facilite o trabalho da pele e dos músculos, evitando um aumento de volume ainda maior.

Para isso, mantenha-se no peso adequado. É normal ver o ponteiro da balança subir durante a gestação. Porém, é possível evitar excessos ao entender que é preciso alimentar-se bem, mas não comer por dois.

Quem faz abdominoplastia pode engravidar e perder o resultado da cirurgia?

Sim, é comum acontecer. Afinal, a pele de qualquer mulher se estica durante a gestação. Por isso, a maioria fica com algum grau de flacidez após o parto. Isso também acontece com a paciente que já fez abdominoplastia, comprometendo o resultado da cirurgia.

Por isso, quando possível, planeje sua cirurgia para o momento em que não quiser mais ter filhos. No entanto, como já explicamos, há casos em que essa espera não se justifica.

Agora você já sabe se quem faz abdominoplastia pode engravidar e quais cuidados tomar após o lifting de barriga.

Quer saber tudo sobre essa cirurgia — indicações, como é feito o procedimento, o que acontece na recuperação? Então, continue aqui no blog e confira nosso Guia Completo para o Abdômen dos Sonhos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.