Fale Conosco Pelo Whatsapp

Os homens que chegam ao consultório em busca de uma solução para a redução de mama masculina não nos deixam ignorar uma realidade: quando se trata do corpo, qualquer característica fora do padrão gera comentários maldosos e muito constrangimento.

Se o tamanho das mamas, sejam elas pequenas ou grandes demais, traz uma série de incômodos estéticos com as mulheres, com os homens a situação não é diferente.

Todos esperam que, no homem, o peitoral se destaque pelos músculos. Se esse não é o perfil daquele indivíduo, que pelo menos ele não tenha um volume parecido com os seios femininos.

Porém, não é isso que acontece com alguns homens. Aliás, alguns são apenas uma forma de suavizar o problema. Na verdade, a ginecomastia, que é o crescimento da mama masculina, atinge uma grande porcentagem deles.

Na adolescência, a ginecomastia atinge pelo menos 30% dos meninos, com uma redução na idade adulta. A partir dos 40 anos, a porcentagem aumenta para 40% e pode chegar a 72% dos homens a partir dos 50 anos.

Portanto, se você é homem, a chance de ter ginecomastia em algum momento da vida é realmente muito grande. Porém, existem cirurgias para resolver o problema.

Quer saber que cirurgias são essas? Continue a leitura para descobrir as opções!

Cirurgias para redução de mama masculina

Existem duas alternativas para a redução da mama masculina. Porém, cada uma delas se aplica a casos diferentes, de acordo com o diagnóstico do paciente. Veja quais são elas:

Retirada da glândula mamária

Esta é a solução para os homens que apresentam o diagnóstico de ginecomastia. Afinal, nesses casos, o crescimento da mama está relacionado a um aumento do tamanho da glândula mamária.

Todas as pessoas, homens e mulheres, nascem com os mesmos tecidos na região da mama. É por isso que eles também têm aréolas, mamilos e outras estruturas.

A grande diferença é que, quando se trata do funcionamento normal do organismo, a mulher produz hormônios que fazem esta glândula aumentar de tamanho e produzir leite. Já o homem não produz essas substâncias.

No caso da ginecomastia é diferente. Por um desequilíbrio hormonal, que pode ser temporário ou permanente, a glândula mamária aumenta de tamanho, causando este volume indesejado na região peitoral.

Então a primeira parte da cirurgia para redução de mama masculina é a remoção da glândula mamária. O médico faz uma incisão em volta da aréola e retira delicadamente o tecido mamário localizado atrás dela.

Para alguns homens isso é o suficiente. Porém outros tiveram um aumento das mamas mais significativo ao longo do tempo e precisam também de uma lipoaspiração e, às vezes, um lifting para não ficarem flácidos.

A respeito desses dois procedimentos — lipoaspiração e lifting de mamas — nós vamos falar no tópico a seguir. Então continue a leitura.

Redução de mama masculina por gordura localizada

No entanto, existem casos mais simples. Embora existam homens que recebem o diagnóstico de ginecomastia, outros têm um aumento das mamas apenas devido ao acúmulo de gordura na região.

Então, nesses casos, não existe uma irregularidade no funcionamento do organismo. A pseudoginecomastia, ou seja, a falsa ginecomastia, não passa de gordura localizada.

É possível reduzir gordura com uma dieta equilibrada e prática de exercícios físicos. Mas nós não escolhemos de que parte reduzir volume. O organismo emagrece de forma razoavelmente homogênea.

Porém existem alguns padrões individuais de acúmulo de gordura corporal. Você provavelmente já viu pessoas que tendem a ter mais volume nos quadris, na barriga. A definição é genética.

Então alguns homens terão uma propensão maior a acumular gordura na região peitoral. Eles podem até emagrecer por inteiro, mas se houver um pouquinho de gordura no corpo, e sempre temos, ela ficará depositada ali.

Lipoaspiração para redução de mama masculina

Para acabar com essa gordura localizada, a única alternativa é a lipoaspiração. Trata-se de uma cirurgia bastante conhecida e com excelentes resultados.

Primeiro o médico faz pequenas incisões e coloca a cânula sob a pele. Em seguida, com movimentos de vaivém, ele quebra o tecido gorduroso localizado naquela região.

As cânulas têm um equipamento acoplado a elas. Esse equipamento suga a gordura, eliminando-a instantaneamente. É uma solução bem rápida.

Lifting de mamas após lipoaspiração

Porém vale a pena destacar que, enquanto as células de gordura crescem, elas esticam a pele. Assim, ao retirá-las, pode ser que a pessoa fique com a região flácida.

Para isso, é necessário fazer um outro procedimento, que é o lifting, ou dermolipectomia. Então o médico faz algumas incisões e retira o excesso de pele, deixando a região lisa e com um bom aspecto.

O tamanho dessas incisões é variável. Afinal, dependendo do volume das mamas, a pele pode ter se estendido mais e o médico precisa retirar uma quantidade maior.

No entanto, o médico procura sempre deixar a cicatriz o mais discreta possível. Quando o homem tem mais pelos nesta região, fica ainda mais fácil escondê-la.

É possível reduzir a mama na adolescência?

Na maioria dos adolescentes, a ginecomastia é um problema temporário. Trata-se de um desequilíbrio hormonal pontual que acontece em um período de adaptação entre infância e adolescência e passa rapidamente.

Porém, caso o adolescente ou sua família observem os primeiros sinais de ginecomastia, é importante procurar um médico. Ele fará o acompanhamento e avaliará a normalidade ou não do quadro.

Em algumas situações, os médicos inclusive prescrevem alguns remédios e hormônios para bloquear a ação do estrogênio, aumentar os níveis de testosterona ou simplesmente aliviar o desconforto.

Afinal, assim como as mulheres, o homem com ginecomastia tem sintomas como inchaço, dor e sensibilidade nas mamas. O tratamento ajuda a aliviá-los.

No acompanhamento, o médico pode prescrever esses recursos ou, caso ele perceba que é preciso realizar uma cirurgia, ele orientará o adolescente e sua família para que o procedimento seja seguro.

Durante a espera por uma definição, é importante que o adolescente mantenha-se ativo e tenha uma boa alimentação. Isso evitará, pelo menos, o acúmulo de gordura nessa região.

Agora você já sabe quais são as cirurgias para redução de mama masculina. Quer entender melhor a ginecomastia, seus sintomas e causas? Então continue aqui no blog e veja nosso post completo sobre o tema.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)