Fale Conosco Pelo Whatsapp

Nada paga o preço de se olhar no espelho e ficar satisfeito com a própria aparência. Porém, por uma série de razões, nem todas as pessoas se sentem dessa forma após um procedimento estético. Mas esse problema tem solução: o retoque de cirurgia plástica.

Quer saber quando esse retoque é necessário? Então, continue a leitura. Vamos explicar:

  • quando é necessário fazer o retoque da cirurgia plástica?
  • o retoque já está incluso no valor da primeira cirurgia?
  • o que fazer para evitar a necessidade de retoque?

Portanto, se você também tem essas dúvidas, chegou o momento de esclarecer todas essas questões!

Retoque de cirurgia plástica: quando é necessário?

O retoque da cirurgia plástica geralmente é feito quando a paciente não fica satisfeita com o resultado do procedimento. Então, uma nova cirurgia pode ser marcada para solucionar esse problema.

Resultado da cirurgia plástica: quais são os fatores que interferem?

Existem alguns fatores que interferem no resultado da cirurgia plástica. Portanto, eles podem causar uma insatisfação com o procedimento.

Esses fatores são:

Reação do corpo ao procedimento

Cada organismo é único. Por isso, mesmo que pessoas diferentes façam uma cirurgia, o resultado em cada uma delas pode ser completamente diferente.

Um exemplo é o processo de cicatrização. Assim, enquanto alguns pacientes ficam com uma cicatriz ótima e próxima ao tom da pele, outros desenvolvem cicatrizes inestéticas e queloides.

Portanto, embora a grande maioria dos pacientes de cirurgias plásticas não tenham nenhum problema, alguns poucos podem enfrentar complicações.

Descuido no pré-operatório

O possível resultado de uma cirurgia plástica começa bem antes do procedimento. Afinal, os cuidados pré-operatórios existem para preparar seu organismo e dar a ele excelentes condições de recuperação.

Então, é fundamental seguir todas as recomendações médicas antes do procedimento. Se isso não acontece, nem sempre o resultado é tão bom quanto o sonho do paciente.

Um exemplo é o fumo. O cigarro prejudica a distribuição de oxigênio e até mesmo de nutrientes pelos tecidos do corpo.

Portanto, a pele também não receberá os nutrientes e oxigênio que precisa. Logo, ela estará mais frágil e pode apresentar problemas de cicatrização e apresentará uma tendência maior ao surgimento de estrias, por exemplo.

Descuido no pós-operatório

O pós-operatório é tão fundamental para o bom resultado de uma cirurgia plástica quanto o próprio procedimento. No entanto, existem pacientes que negligenciam esse cuidado.

Atualmente, o pós-operatório de muitas cirurgias plásticas é bastante tranquilo. Em muitos casos, não há dores, apenas um desconforto. Em outros, a dor é leve.

Alguns pacientes, por se sentirem tão bem, começam a realizar atividades não apropriadas para o pós-operatório. Levantam peso, voltam às atividades físicas, dirigem carros quando não é recomendado.

Como resultado, ocorrem complicações. Entre elas, o deslocamento da prótese de silicone, abertura de pontos e cicatriz alargada.

Outros hábitos também prejudicam o resultado da cirurgia plástica no pós-operatório. Então, é importante não fumar e controlar o peso, além de seguir estritamente as recomendações médicas.

Gravidez e alterações no peso

Durante a gravidez, o corpo das mulheres sofre muitas alterações. É normal o tamanho dos seios aumentar, além de um estiramento da pele do abdômen.

Se essas mudanças forem acompanhadas por um ganho excessivo de peso, isso vai impactar principalmente a pele e, mesmo quando o corpo volta ao normal, não é raro a mulher apresentar flacidez.

Porém, não são apenas as mulheres que sofrem esse problema. Homens que engordam muito após a cirurgia plástica também ficam com seus resultados comprometidos.

Expectativas irreais sobre a cirurgia

Outro motivo que faz alguns pacientes sentirem a necessidade de retoque da cirurgia plástica é a insatisfação com os resultados.

Nesses casos, o problema costuma ter origem em expectativas irreais a respeito da cirurgia.

Isso acontece porque muitas pessoas veem o corpo ou rosto de uma celebridade em uma revista e acreditam que um único procedimento pode fazê-las chegarem a um resultado semelhante.

Porém, cada pessoa tem seu próprio biótipo e nem sempre é possível atender essas expectativas. O silicone que fica perfeito no corpo de uma pessoa pode ficar exagerado em outra.

Também é fundamental ficar atento ao objetivo de cada cirurgia. Um paciente pode não ficar com a barriga lisinha após a lipoaspiração, por exemplo.

Isso acontece, muitas vezes, porque a quantidade de gordura abdominal desse paciente é maior que o volume seguro para retirada.

Além disso, se a pessoa possui uma grande quantidade de gordura localizada, a pele do abdômen pode ficar flácida. Então, o ideal para aquele paciente é combinar lipoaspiração e abdominoplastia.

Retoque da cirurgia plástica: o custo está incluso no preço da primeira cirurgia?

O retoque da cirurgia plástica exige um novo procedimento. Isso envolve custos com uma nova internação, centro cirúrgico, equipe médica, anestesia etc.

Porém, não existe nenhuma norma do Conselho Federal de Medicina em relação à cobrança do retoque. Por isso, os cirurgiões e clínicas decidem suas próprias políticas a respeito desse assunto e no mercado existem práticas muito variadas.

Veja algumas opções:

Custo do retoque incluso na cirurgia

Existem médicos que já incluem o custo de um possível retoque no preço da primeira cirurgia. Portanto, nesses casos, o paciente não paga nada depois.

Embora esse modelo pareça interessante e tranquilizador, é importante prestar bastante atenção. Isso significa que, mesmo que o paciente não precise de retoques, ele está pagando por esse serviço.

Custo do retoque não incluso na cirurgia

Outras clínicas e cirurgiões trabalham de forma diferente. Eles não incluem esse custo no preço da primeira cirurgia. Afinal, poucos pacientes precisam de um novo procedimento.

Então, nesses casos, o paciente paga pelos custos de um retoque. Isso significa que apenas quem realmente precisa dessa correção precisará pagar por ela.

Pagamento parcial do retoque

Nesse caso, o paciente não paga pelos honorários do médico ou da clínica em caso de retoque. Porém, ele paga despesas referentes a diárias hospitalares, anestesia e materiais, entre outros.

Os cirurgiões e clínicas têm o direito de definir quais são os retoques que farão sem cobrar honorários. Geralmente, eles estabelecem um prazo para o retoque, além de situações fora dessa cobertura, como:

  • mudança de peso corporal e efeito sanfona;
  • alterações no formato do corpo devido à gravidez;
  • falta de cuidado no pós-operatório;
  • expectativas irreais quanto à cirurgia.

O prazo para solicitar o retoque depende do tempo necessário para verificar o resultado final de uma cirurgia. Depois desse período, o paciente geralmente precisa pagar o preço integral de um novo procedimento.

Retoque da cirurgia plástica: como evitar?

É bom saber que podemos corrigir o resultado com um retoque. Porém, é ainda melhor evitar a necessidade desse procedimento.

Para isso, é fundamental ter uma conversa franca com seu médico. Explique para ele exatamente quais são suas expectativas, pois ele poderá orientá-la e dizer se é possível ou não chegar ao resultado desejado.

Assim, você decide realizar a cirurgia sabendo o que esperar. Não haverá decepções.

Finalmente, os cuidados pré e pós-operatórios garantirão a você um excelente resultado. O repouso e a manutenção de peso evitam complicações e mantêm sua aparência por um longo tempo.

Portanto, sem complicações e tendo um resultado compatível com o que o médico prometeu, não será necessário retocar a cirurgia.

E você, ficou com alguma dúvida a respeito do retoque de cirurgia plástica? Quer saber mais sobre esse assunto? Deixe sua pergunta nos comentários e nossa equipe terá prazer em responder!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)