Nossa saúde envolve tudo o que vemos e até o que não vemos. Por isso, embora muitas pessoas procurem a cirurgia plástica para nariz apenas para correção estética, outras chegam aos consultórios depois de descobrirem que a rinoplastia ajuda na respiração.
Sim, o que vemos interfere na nossa saúde. Fazer as pazes com o espelho, construir uma autoimagem positiva traz um impacto positivo para o bem-estar do indivíduo. Por isso, a cirurgia estética é importante.
No entanto, muitas vezes as pessoas têm outras razões, além da beleza, para fazerem um procedimento. Um deles é a melhora na respiração. Se você ficou interessado, continue a leitura para saber mais!
Índice:
Você já ouviu a respeito do desvio de septo?
O desvio de septo é um problema bastante comum. Estima-se que entre 80 e 90% dos brasileiros tenham essa condição.
Mas o que é o desvio de septo? Trata-se de uma deformidade do septo, que é a “parede” que separa as duas fossas nasais. Portanto, se ele é torto, pode dificultar ou obstruir a passagem de ar em um ou nos dois lados.
Nem sempre o desvio de septo é tão grave a ponto de causar essa obstrução. No entanto, muitas pessoas sofrem essa dificuldade para respirar e nem imaginam qual é o motivo.
A dificuldade para respirar causa uma baixa oxigenação, inclusive no cérebro. Por isso, não é incomum que a pessoa com esse problema sinta cansaço e baixa concentração.
Além disso, a pessoa com desvio de septo pode sofrer as seguintes consequências:
- respiração oral (não consegue respirar só pelo nariz);
- ronco;
- apneia do sono;
- voz anasalada;
- desalinhamento da arcada dentária;
- queda na imunidade;
- sono de baixa qualidade;
- maior propensão à sinusite;
- dores de cabeça;
- na criança, pode afetar o desenvolvimento crânio-facial e gerar malformação da face.
Nesses casos, o médico consegue corrigir o problema por meio de uma cirurgia plástica, a septoplastia. Portanto, por resolver uma questão de saúde, esse procedimento é considerado uma rinoplastia funcional, e não só estética.
A rinoplastia ajuda na respiração?
Quando o paciente tem desvio de septo, é possível combinar as duas cirurgias: a rinoplastia e a septoplastia. O procedimento recebe o nome de rinosseptoplastia.
Portanto, o médico corrige o septo internamente, deixando-o na posição adequada para que ele não obstrua a respiração. Além disso, ele pode fazer as seguintes alterações estéticas:
- aumento do nariz;
- redução do nariz;
- redução ou aumento da giba nasal (o osso central do nariz, que às vezes apresenta uma curvatura mais acentuada);
- alargar ou afinar o nariz;
- diminuição das asas nasais, deixando-as mais fechadas;
- aumento ou redução na projeção da ponta;
- correção do nariz assimétrico;
- alinhamento do nariz torto.
Embora essas sejam as principais alterações, cada paciente precisa de um tipo de correção, de acordo com suas necessidades. Por isso, a rinoplastia é uma cirurgia que harmoniza os traços de forma bastante individualizada.
Assim, para pessoas orientais ou de nariz negroide, por exemplo, é muito comum a solicitação de aumento da giba nasal. Nessas etnias, o nariz “afundado” é bastante comum, e o médico precisa enxertar ossos ou cartilagens para projetá-lo.
Entre os descendentes de europeus e italianos, no entanto, os traços comuns são outros. A giba nasal pode ser muito proeminente, deixando o nariz curvo.
Então, o médico faz o contrário: na rinoplastia masculina, ele retira trechos de ossos e cartilagem para deixá-lo mais reto. No caso das mulheres, o cirurgião faz uma leve curvatura para que a ponta fique arrebitada.
A respiração melhora logo após a rinoplastia?
Vale a pena destacar que a melhora na respiração não acontece logo após a cirurgia. Nos primeiros dias e até semanas, seu nariz estará inchado. Portanto, a respiração será difícil e deverá ser feita pela boca.
No entanto, algumas semanas depois, os tecidos do nariz desincham e proporcionam uma respiração normal. Para muitos pacientes, essa é a primeira vez em que eles respiram pelo nariz e sem dificuldade em toda a vida.
Em que outros casos a rinoplastia ajuda na respiração?
Existem outros problemas que prejudicam a respiração, mas não estão relacionados ao septo nasal. Portanto, eles exigem outras intervenções cirúrgicas, que o médico também pode realizar junto com a correção estética.
Um desses problemas é a presença de pólipos nasais. Esses pequenos tumores, embora benignos, podem gerar uma obstrução no nariz, prejudicando a respiração.
Então, quando o paciente já tratou os pólipos nasais com medicamentos e não teve resultado, é hora de recorrer à polipectomia, que pode ser combinada à rinoplastia para ter benefícios funcionais e estéticos.
Outro problema muito frequente é a adenoide, que muitas pessoas chamam de carne esponjosa. Esse tecido, quando cresce de forma anormal, prejudica a respiração, incha e inflama com certa frequência.
Assim, quando não há um resultado satisfatório com medicamentos, o médico realiza a adenoidectomia. Esse também é um procedimento funcional.
Como fazer a rinoplastia funcional e estética?
Quando bem indicada e bem realizada, a rinoplastia soluciona o problema em 90% dos pacientes. Portanto, para ter esse resultado, siga os passos corretos para o diagnóstico.
Procure seu médico
Como você viu, existem diferentes problemas que causam dificuldades respiratórias. Assim, apenas com um diagnóstico correto o cirurgião realizará o procedimento adequado para a correção.
Procure seu médico, conte seus sintomas e realize os exames solicitados. Também é possível que ele queira descartar outros problemas, como alergias, antes de propor uma cirurgia.
Rinites, bronquites e sinusites também deixam o nariz congestionado. Até mesmo a alergia ao glúten causa inflamação nas paredes das cavidades nasais, que se fecham.
Portanto, primeiro o médico precisa descartar todas essas hipóteses. Não é possível corrigi-las com cirurgia e, nesses casos, o paciente não teria nenhum benefício no que se refere à respiração.
Consulte um cirurgião plástico
Com seu diagnóstico definido, procure um cirurgião plástico e relate suas dificuldades. Fale de seu interesse em fazer correções funcionais e estéticas no nariz.
Assim, ele analisará as estruturas internas do seu nariz e também sua aparência. Com base em seus traços e na proporcionalidade, ele proporá alterações para deixar seu nariz perfeito para seu tipo de rosto.
Um médico devidamente certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem todo o conhecimento e experiência necessários para garantir um excelente resultado, tanto para sua saúde quanto para sua aparência.
Entendeu como a rinoplastia ajuda na respiração? Você também enfrenta esse problema? Então, não perca mais tempo! Marque sua avaliação agora mesmo e planeje a sua cirurgia.
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário