Fale Conosco Pelo Whatsapp

Nossa saúde envolve tudo o que vemos e até o que não vemos. Por isso, embora muitas pessoas procurem a cirurgia plástica para nariz apenas para correção estética, outras chegam aos consultórios depois de descobrirem que a rinoplastia ajuda na respiração.

Sim, o que vemos interfere na nossa saúde. Fazer as pazes com o espelho, construir uma autoimagem positiva traz um impacto positivo para o bem-estar do indivíduo. Por isso, a cirurgia estética é importante.

No entanto, muitas vezes as pessoas têm outras razões, além da beleza, para fazerem um procedimento. Um deles é a melhora na respiração. Se você ficou interessado, continue a leitura para saber mais!

Você já ouviu a respeito do desvio de septo?

O desvio de septo é um problema bastante comum. Estima-se que entre 80 e 90% dos brasileiros tenham essa condição.

Mas o que é o desvio de septo? Trata-se de uma deformidade do septo, que é a “parede” que separa as duas fossas nasais. Portanto, se ele é torto, pode dificultar ou obstruir a passagem de ar em um ou nos dois lados.

Nem sempre o desvio de septo é tão grave a ponto de causar essa obstrução. No entanto, muitas pessoas sofrem essa dificuldade para respirar e nem imaginam qual é o motivo.

A dificuldade para respirar causa uma baixa oxigenação, inclusive no cérebro. Por isso, não é incomum que a pessoa com esse problema sinta cansaço e baixa concentração.

Além disso, a pessoa com desvio de septo pode sofrer as seguintes consequências:

  • respiração oral (não consegue respirar só pelo nariz);
  • ronco;
  • apneia do sono;
  • voz anasalada;
  • desalinhamento da arcada dentária;
  • queda na imunidade;
  • sono de baixa qualidade;
  • maior propensão à sinusite;
  • dores de cabeça;
  • na criança, pode afetar o desenvolvimento crânio-facial e gerar malformação da face.

Nesses casos, o médico consegue corrigir o problema por meio de uma cirurgia plástica, a septoplastia. Portanto, por resolver uma questão de saúde, esse procedimento é considerado uma rinoplastia funcional, e não só estética.

A rinoplastia ajuda na respiração?

Quando o paciente tem desvio de septo, é possível combinar as duas cirurgias: a rinoplastia e a septoplastia. O procedimento recebe o nome de rinosseptoplastia.

Portanto, o médico corrige o septo internamente, deixando-o na posição adequada para que ele não obstrua a respiração. Além disso, ele pode fazer as seguintes alterações estéticas:

  • aumento do nariz;
  • redução do nariz;
  • redução ou aumento da giba nasal (o osso central do nariz, que às vezes apresenta uma curvatura mais acentuada);
  • alargar ou afinar o nariz;
  • diminuição das asas nasais, deixando-as mais fechadas;
  • aumento ou redução na projeção da ponta;
  • correção do nariz assimétrico;
  • alinhamento do nariz torto.

Embora essas sejam as principais alterações, cada paciente precisa de um tipo de correção, de acordo com suas necessidades. Por isso, a rinoplastia é uma cirurgia que harmoniza os traços de forma bastante individualizada.

Assim, para pessoas orientais ou de nariz negroide, por exemplo, é muito comum a solicitação de aumento da giba nasal. Nessas etnias, o nariz “afundado” é bastante comum, e o médico precisa enxertar ossos ou cartilagens para projetá-lo.

Entre os descendentes de europeus e italianos, no entanto, os traços comuns são outros. A giba nasal pode ser muito proeminente, deixando o nariz curvo.

Então, o médico faz o contrário: na rinoplastia masculina, ele retira trechos de ossos e cartilagem para deixá-lo mais reto. No caso das mulheres, o cirurgião faz uma leve curvatura para que a ponta fique arrebitada.

A respiração melhora logo após a rinoplastia?

Vale a pena destacar que a melhora na respiração não acontece logo após a cirurgia. Nos primeiros dias e até semanas, seu nariz estará inchado. Portanto, a respiração será difícil e deverá ser feita pela boca.

No entanto, algumas semanas depois, os tecidos do nariz desincham e proporcionam uma respiração normal. Para muitos pacientes, essa é a primeira vez em que eles respiram pelo nariz e sem dificuldade em toda a vida.

Em que outros casos a rinoplastia ajuda na respiração?

Existem outros problemas que prejudicam a respiração, mas não estão relacionados ao septo nasal. Portanto, eles exigem outras intervenções cirúrgicas, que o médico também pode realizar junto com a correção estética.

Um desses problemas é a presença de pólipos nasais. Esses pequenos tumores, embora benignos, podem gerar uma obstrução no nariz, prejudicando a respiração.

Então, quando o paciente já tratou os pólipos nasais com medicamentos e não teve resultado, é hora de recorrer à polipectomia, que pode ser combinada à rinoplastia para ter benefícios funcionais e estéticos.

Outro problema muito frequente é a adenoide, que muitas pessoas chamam de carne esponjosa. Esse tecido, quando cresce de forma anormal, prejudica a respiração, incha e inflama com certa frequência.

Assim, quando não há um resultado satisfatório com medicamentos, o médico realiza a adenoidectomia. Esse também é um procedimento funcional.

Como fazer a rinoplastia funcional e estética?

Quando bem indicada e bem realizada, a rinoplastia soluciona o problema em 90% dos pacientes. Portanto, para ter esse resultado, siga os passos corretos para o diagnóstico.

Procure seu médico

Como você viu, existem diferentes problemas que causam dificuldades respiratórias. Assim, apenas com um diagnóstico correto o cirurgião realizará o procedimento adequado para a correção.

Procure seu médico, conte seus sintomas e realize os exames solicitados. Também é possível que ele queira descartar outros problemas, como alergias, antes de propor uma cirurgia.

Rinites, bronquites e sinusites também deixam o nariz congestionado. Até mesmo a alergia ao glúten causa inflamação nas paredes das cavidades nasais, que se fecham.

Portanto, primeiro o médico precisa descartar todas essas hipóteses. Não é possível corrigi-las com cirurgia e, nesses casos, o paciente não teria nenhum benefício no que se refere à respiração.

Consulte um cirurgião plástico

Com seu diagnóstico definido, procure um cirurgião plástico e relate suas dificuldades. Fale de seu interesse em fazer correções funcionais e estéticas no nariz.

Assim, ele analisará as estruturas internas do seu nariz e também sua aparência. Com base em seus traços e na proporcionalidade, ele proporá alterações para deixar seu nariz perfeito para seu tipo de rosto.

Um médico devidamente certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem todo o conhecimento e experiência necessários para garantir um excelente resultado, tanto para sua saúde quanto para sua aparência.

Entendeu como a rinoplastia ajuda na respiração? Você também enfrenta esse problema? Então, não perca mais tempo! Marque sua avaliação agora mesmo e planeje a sua cirurgia.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)