Fale Conosco Pelo Whatsapp

A cirurgia plástica no nariz é uma das mais procuradas no Brasil. Afinal, por se tratar de um traço marcante do rosto, o tamanho desproporcional ou o formato incomum podem causar uma grande insatisfação com a própria aparência. Mas o que muda na rotina de quem faz rinoplastia antes e depois da cirurgia?

Esse é o tema deste post. Então, se você também deseja corrigir o nariz para conquistar um rosto mais harmônico, fique atento aos cuidados necessários no pós-operatório e saiba o que esperar do período de recuperação.

Rinoplastia antes e depois: cuidados após a cirurgia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica segura, mas muito delicada. O cirurgião modela o nariz com bastante cuidado e faz uma verdadeira obra de arte. Para isso, ele retira ou enxerta pequenos trechos de pele, ossos e cartilagem, criando um resultado harmônico e proporcional.

Porém, essa é uma região do corpo muito propensa a inchaços. Basta perceber que várias situações alteram o nariz alterado: choro, calor, esforço físico, entre outras circunstâncias. Por isso, o pós-operatório também é cercado de cuidados.

No entanto, isso não significa que o pós-operatório da cirurgia é complicado. Basta o paciente seguir as recomendações médicas para ter uma recuperação tranquila e um excelente resultado. Saiba que cuidados são esses!

1. Evitar alimentos quentes

Tanto o vapor que sobe do alimento quente quanto o aquecimento que ele provoca ao ser ingerido podem aumentar o inchaço. Por isso, o ideal é buscar opções frias ou geladas, como saladas, frutas, sanduíches não aquecidos e assim por diante.

2. Preserve os curativos

Durante cerca de 7 dias o nariz fica imobilizado pelo gesso. Por isso, o paciente deve tomar cuidado para não molhá-lo durante o banho e outras atividades de higiene pessoal. Aliás, também evite deixar o chuveiro muito quente para evitar o inchaço.

3. Durma com a cabeça mais alta

No pós-operatório, o paciente deve dormir sempre com o rosto virado para cima. Além disso, é importante colocar alguns travesseiros a mais para que a cabeça fique mais alta que o corpo. Essas medidas simples reduzem o inchaço e os hematomas.

4. Higienize a área conforme a orientação do médico

As narinas devem ser higienizadas com soro fisiológico durante um período que varia entre 15 e 30 dias. Siga a orientação do médico quanto a esse procedimento.

5. Evite esforços físicos na rinoplastia antes e depois

Os esforços físicos intensos devem ser evitados por pelo menos um mês. Quando a pessoa tem um trabalho sedentário, ela pode retornar às suas atividades depois de uma ou duas semanas. Porém, muitos pacientes preferem reservar um período maior para recuperação para não aparecerem publicamente com o inchaço e os hematomas.

Rinoplastia antes e depois: possíveis desconfortos

Como a região do nariz é muito sensível, o paciente pode sentir algum desconforto durante a recuperação. Porém, eventuais dores ou inchaço são aliviados com analgésicos e compressas geladas, que devem ser feitas de acordo com a recomendação médica.

Além disso, é normal ficar com o nariz e as áreas próximas inchadas e com hematomas. Eles regridem bastante em cerca de 20 dias, mas ainda haverá um leve edema residual que desaparece ao longo do primeiro ano, que é o prazo para o resultado final da cirurgia.

Quanto à respiração, o paciente também pode sentir algum incômodo nos primeiros dias. Será necessário usar um tampão, mas é possível respirar tranquilamente pela boca.

Aliás, para pacientes com desvio de septo, a rinoplastia é uma solução que permite a correção estética e funcional. Assim, eles passarão a respirar muito melhor após a cirurgia.

Quer saber como é feita a rinoplastia e tirar todas as suas dúvidas sobre esse procedimento? Continue aqui no blog e entenda como funciona a plástica de nariz. E não se esqueça de nos seguir no Facebook e Instagram para acompanhar as novidades.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)