Qual é o formato ideal de nariz? Na verdade, não existe uma resposta para esta pergunta. O nariz precisa ficar em harmonia com o rosto, respeitando as características pessoais e os traços típicos da etnia. No entanto, isso não significa que ele não possa ser alterado. Entre os pacientes que mais buscam esse tipo de cirurgia estão os que procuram a rinoplastia para mudar o chamado nariz de batata.

Mas o que essas pessoas com nariz largo e achatado podem esperar da cirurgia plástica? Quais são os aspectos que o médico corrige durante esse procedimento? É sobre isso que vamos falar neste post. Então, continue a leitura e entenda como é feita essa intervenção.

O que é o nariz de batata?

O nariz de batata é um dos principais motivos de insatisfação dos pacientes que chegam ao consultório de cirurgia plástica em busca da rinoplastia. As características marcantes desse formato são alargamento lateral e baixa projeção.

Ou seja, quem tem o nariz de batata tem o meio do nariz achatado. Por outro lado, as asas são largas e a ponta não fica empinadinha. Pelo contrário, ela costuma ser bem arredondada e baixa. Portanto, muitos consideram que esse formato tira a harmonia da face e prejudica tanto a aparência frontal quanto o contorno do perfil.

Como é feita a rinoplastia nariz de batata?

A rinoplastia consegue corrigir esse tipo de nariz. Para isso, o médico realizará o procedimentos para alterar tanto a largura quanto a altura desse traço. Dessa forma, ele ficará mais fino e projetado para a frente.

Para elevar o dorso, o médico realiza alguns enxertos. Ele insere cartilagem no centro do nariz até a ponta, fazendo com que ele fique com um formato mais reto até a extremidade. No caso das mulheres, o cirurgião pode achar interessante deixar essa parte levemente curvada, arrebitando-o.

Depois disso, o cirurgião faz uma pequena incisão na parte em que as narinas tocam o rosto. Pode ser necessário cortar um pouquinho das assas do nariz, que são as partes arredondadas que ficam abertas. Então, o médico as posiciona e costura em uma posição mais estreita. Dessa maneira, a base não fica tão larga.

Qual é o resultado da rinoplastia para nariz de batata?

Portanto, a rinoplastia consegue projetar o nariz mais para a frente e afiná-lo lateralmente. Tanto a altura quanto a largura são planejadas para deixá-lo no formato e tamanho adequado ao tipo de rosto do paciente, causando um efeito harmônico, proporcional e correspondente à sua etnia.

Como é a recuperação?

Embora seja um procedimento seguro, o pós-operatório da cirurgia de nariz exige cuidados. Como essa é uma das regiões do corpo com maior tendência ao inchaço, é fundamental seguir estritamente as recomendações médicas. É importante evitar alimentos quentes e dar preferência aos gelados.

Também é essencial usar a tala no período indicado pelo médico, dormir com o rosto para cima e usar soro fisiológico para limpar as narinas. O cirurgião explicará todos esses procedimentos. O esforço deve ser evitado nos primeiros dias, mas é possível retomar as atividades gradualmente, sempre sob a orientação do médico.

Seguir as recomendações do cirurgião é fundamental para acelerar a recuperação e garantir um excelente resultado. Quer saber mais sobre esse período e o que o paciente deve ou não fazer? Confira nosso post sobre o pós-operatório da rinoplastia!