Fale Conosco Pelo Whatsapp

Afinal, como corrigir os seios assimétricos? Você sabia que muitas mulheres sofrem com esse problema e ficam constrangidas não só com diferenças de tamanho, mas também de altura e formato das mamas?

Você pode até não perceber, mas os dois lados do nosso corpo têm uma série de diferenças. Temos um pé maior que o outro e, por isso, em um deles o sapato aperta mais. Um lado da face também é mais preenchido, e muitas vezes existe uma diferença nítida na altura das sobrancelhas.

Poderíamos fazer esta comparação com diversos órgãos e membros, e chegaríamos a essa conclusão — as diferenças existem, mesmo que sejam mínimas. Porém, o problema se torna sério quando elas são tão evidentes que causam constrangimentos.

Então, neste post vamos falar da assimetria das mamas e suas possibilidades de correção. Ficou curioso? continue a leitura para saber mais!

Quais são os tipos de seios assimétricos?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os seios podem ser assimétricos não só em seu tamanho. Afinal, existem ainda diferenças de posição e até mesmo de formato. Entenda melhor cada uma dessas condições:

Seios assimétricos quanto ao tamanho

A assimetria de tamanho é a mais conhecida. A mulher logo percebe quando um seio é maior que o outro, e especialmente quando essa diferença é muito grande.

Mamoplastia Master Health

Portanto, diante dessa situação, muitas mulheres ficam com vergonha de usar uma roupa que expõe mais a mama, como um biquíni. No dia a dia, muitas recorrem a enchimentos em um único lado do sutiã para compensar a diferença.

Assimetria na posição das mamas

Essa é uma situação bastante desafiadora, pois está relacionada a uma alteração na base das mamas. Assim, em algumas mulheres, um seio fica mais alto que o outro.

No entanto, em outros casos, a diferença de posição é lateral. Então, enquanto uma mama fica bem centralizada, no local correto, a outra se desenvolve mais afastada, gerando muito desconforto estético.

Seios assimétricos em relação ao formato

Talvez essa seja a assimetria menos conhecida, mas é possível. Como você sabe, os seios têm formatos diferentes — uns são bem redondinhos, outros alongados, existem ainda as mamas pontudas. Porém, geralmente, as características de um lado são iguais às do outro.

Muitas vezes, a mulher consegue disfarçar esse tipo de assimetria nos seios quando a roupa é mais fechada. No entanto, um decote mais revelador ou um biquíni deixam essa condição mais evidente.

Diferenças nos mamilos e aréolas

Enfim, existem diferenças nos mamilos de algumas mulheres. Eles podem diferir tanto no tamanho e diâmetro das aréolas, bem como em sua posição vertical (mais alto / mais baixo) ou lateral (centralizado / afastado / mais próximo que o normal).

Qual é a solução para seios assimétricos?

A única solução para os seios assimétricos é a cirurgia plástica. Porém, o procedimento de correção varia de acordo com o tipo de assimetria, como você verá a seguir:

Correção da assimetria de tamanho

A correção da assimetria de tamanho pode ser relativamente simples. Embora seja cirúrgica, o que exige perícia e especialização do médico, a solução para diversos casos é colocar prótese de silicone, ou seja, a mamoplastia de aumento.

Quando a mulher deseja apenas corrigir a assimetria, o médico tira todas as suas medidas e informa qual é o tamanho de prótese necessário para equilibrar o volume das duas mamas. Então, basta inseri-la.

Porém, existem muitas mulheres que aproveitam a cirurgia para aumentar o volume dos seios. Assim, o médico coloca uma prótese um pouco maior na mama que é naturalmente menor. O resultado é o equilíbrio.

Também existem casos em que a paciente deseja corrigir a assimetria diminuindo o tamanho dos seios. Então, o médico realiza a mamoplastia redutora, que equilibra o volume e deixa os seios proporcionais ao corpo.

Correção da assimetria de formato

Quando o problema é o formato, a solução é outro tipo de mamoplastia, que pode ou não incluir próteses de silicone. Afinal, como vimos, existem mamas mais arredondadas, enquanto outras são alongadas ou até mesmo pontudas.

Considerando que o formato de mama considerado mais bonito e sensual é o redondo, bem preenchido e empinado, o médico procura deixar os dois seios com essa característica. No entanto, o planejamento da cirurgia é bastante individualizado, de acordo com a condição da paciente.

Então, em alguns casos, o médico precisa retirar trechos de pele e gordura. Ele remodela completamente a mama e deixá-la igual à outra. Em outras pacientes, ele precisa colocar a prótese de silicone para deixá-la no formato ideal. Tudo depende das necessidades individuais.

Correção da assimetria das aréolas e mamilos

Diferenças nas aréolas e mamilos também são corrigidas com a mamoplastia. Porém, trata-se de um reposicionamento do tecido mamário e da pele para que essas estruturas fiquem na altura ou tamanho proporcional ao corpo.

Se uma aréola for maior que a outra, por exemplo, o médico precisará fazer uma incisão em volta dela para reduzir seu tamanho. Também é necessário garantir que, ao ser costurada à pele ao redor, ela fique na posição correta.

Portanto, o trabalho do cirurgião plástico é como o de um artista. Ele utiliza os recursos da Medicina para que os diferentes elementos da mama (pele, tecido mamário, aréola) se integrem de forma harmônica, causando um resultado estético agradável.

Correção da assimetria de posição

Esta é, provavelmente, a situação mais desafiadora para corrigir seios assimétricos. Afinal, a posição das mamas depende de estruturas de base localizadas no peito.

Porém, muitas vezes o cirurgião plástico consegue propor alguma técnica que disfarça essas diferenças visualmente com alterações na posição das aréolas ou preenchimento de partes estratégicas das mamas com próteses de silicone ou enxertos.

Portanto, a correção de assimetrias envolve a realização de procedimentos muito individualizados. Embora seja viável corrigir muitos desses problemas, somente em uma avaliação com o cirurgião ele poderá propor uma solução adequada e informar quanto ao resultado possível.

Agora você já sabe quais são os tipos de seios assimétricos e quais são as alternativas para corrigi-los. Quer saber mais sobre as diferentes mamoplastias e seus objetivos? Então, continue no blog e confira nosso post completo sobre esse tema.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.