No mundo da cirurgia plástica você já deve ter ouvido falar em lipo e minilipo, mas você sabe qual é a diferença? Não? Então vamos esclarecer suas dúvidas em relação a essas duas modalidades de cirurgia, que possuem indicações bem precisas.

Lipoaspiração

A lipoaspiração tradicional, ao contrário do que muitos pensam, não é uma cirurgia de emagrecimento, mas de melhora do contorno corporal, em que se retira gordura acumulada de certos pontos do corpo, como culote, pernas, quadris, barriga, papada, coxas, entre outros. É realizada com cânulas finas conectadas a uma seringa ou um “aspirador” com pressão regulada, removendo no máximo entre 5 e 7% do peso corporal do paciente. É feita com anestesia peridural ou local associada à sedação e dura de 1 a 3 horas.

Minilipo

A minilipo é uma lipoaspiração de pequeno porte, que segue os moldes da clássica, onde a gordura retirada tem um volume mínimo. Sua grande vantagem é a rapidez de recuperação, pois não necessita de internação e utiliza anestesia local. Como é uma cirurgia pequena, pode ser realizada em clínicas e dura de 40 minutos a uma hora. Retira-se, em uma minilipo, um máximo de 200 ml a 300 ml de gordura de uma única região.

Antes de decidir qual técnica utilizar, converse com um médico de sua confiança e diga-lhe em qual área você quer fazer a lipo. Assim, através de uma avaliação, ele terá condições de indicar a técnica correta para o seu caso.