Fale Conosco Pelo Whatsapp

É possível colocar a prótese de silicone a partir de diferentes tipos de incisão. Essa é uma excelente notícia, pois significa que a cirurgia pode atender às necessidades de todas as mulheres.

Mas você sabe qual é a diferença entre esses tipos de incisão? Quais são os mais utilizados e por que nem sempre aquele que você acha que é o melhor realmente é a opção mais adequada para o seu caso?

Então continue a leitura! Neste post nós vamos desvendar este assunto e tirar suas dúvidas.

Quais são os tipos de incisão da mamoplastia?

Os médicos utilizam três tipos de incisões diferentes para realizar a mamoplastia de aumento: a incisão inframamária, a periareolar e a transaxilar.

É muito interessante observar como as mulheres chegam ao consultório com expectativas referentes a essas incisões.

Assim, algumas desejam a incisão transaxilar porque a cicatriz não fica no seio. Outras acreditam que a melhor opção é a periareolar, pois ela deixa apenas uma marca discreta em volta da aréola…

Mas na verdade, assim que elas conversam com o médico, elas entendem por que hoje em dia a maioria dos cirurgiões utiliza a incisão inframamária.

Agora você também vai entender essa questão. Confira!

Por que tantos médicos utilizam a incisão inframamária?

Na incisão inframamária, o médico faz um corte pequeno, que geralmente tem entre 3 e 4 centímetros, no sulco que fica abaixo da mama.

As vantagens deste tipo de incisão são muitas. Por isso, vamos abordar o assunto falando dos benefícios que os médicos consideram importantes e também daqueles que as pacientes mais valorizam.

Vale a pena destacar que, em primeiro lugar, os médicos estão sempre preocupados com a segurança de suas pacientes.

Então vamos começar falando da segurança, da facilidade para execução das manobras cirúrgicas e da recuperação da paciente no pós-operatório.

Porém, a incisão inframamária tem outras vantagens, como você verá depois!

Procedimento mais rápido que outros tipos de incisão

Quando o médico acessa a parte de trás da mama a partir do sulco infra-mamário, ele encontra tecidos que se separam com mais facilidade. Também é uma região que não sangra muito.

Portanto, isso é importante para a segurança da paciente tanto do ponto de vista da redução do sangramento quanto pelo fato de que o tempo cirúrgico se torna menor.

Execução facilitada das manobras

Como o médico tem acesso direto à parte de trás da mama, ele consegue executar as manobras da cirurgia com mais facilidade. Isso tem uma série de vantagens.

Em primeiro lugar, ele não precisa fazer alterações significativas na anatomia da mama. Afinal, ele não tem que cortar dutos lactíferos, por exemplo, para colocar a prótese.

Esta incisão também não exige que o médico use instrumentos especiais, de tamanho reduzido, para abrir a loja onde ele colocará a prótese. Portanto, tudo contribui para uma cirurgia rápida e, consequentemente, mais segura.

Recuperação da paciente

Quando o médico coloca a prótese de silicone pela incisão inframamária, a recuperação da paciente é mais rápida que na incisão transaxilar, por exemplo.

Então, muitas mulheres percebem que esta vantagem será muito importante em seu pós-operatório, porque significa que elas poderão retomar suas atividades normais em um tempo menor.

Versatilidade do tamanho da prótese

Até agora nós falamos das vantagens que mais levam os médicos a utilizarem a incisão inframamária. Mas agora você vai descobrir quais são as vantagens que deixam as pacientes empolgadas.

A principal delas é a versatilidade quanto ao tamanho do silicone. Afinal, as brasileiras amam as próteses mais volumosas, com 300 ou 350 mililitros em cada mama.

Porém, quanto maior é o tamanho da prótese, maior também é a abertura que o médico precisa fazer para que ela seja colocada – e nem todos os locais de incisão permitem o aumento do comprimento da incisão.

Pense na incisão periareolar, que fica em volta da aréola, por exemplo. Todo o espaço que o médico tem para colocar a prótese é o diâmetro desta aréola. E algumas mulheres, além de tudo, têm aréolas bem pequenas.

Assim, nesses casos, o médico tem uma limitação de espaço. A abertura não permite que ele coloque uma prótese muito grande.

Na incisão transaxilar também existe esse limite, pois o médico precisa criar uma abertura da axila até a parte de trás da mama. O espaço é tão pequeno que até os instrumentos cirúrgicos são menores.

Então a incisão inframamária é a única que permite colocar um silicone maior. Para isso, o médico aumenta o comprimento do corte.

Como já dissemos, o tamanho mais comum da incisão varia entre 3 e 4 centímetros. Mas em alguns casos, o médico pode estender para 6 centímetros ou até o limite que ele considere seguro.

Preservação das estruturas para amamentação

Muitas mulheres que desejam colocar silicone ainda pretendem ter filhos no futuro. Portanto, elas buscam uma alternativa que não prejudique a amamentação.

Neste aspecto, a incisão inframamária tem uma grande vantagem em relação à incisão periareolar, pois o médico acessa diretamente a parte da mama que fica atrás da glândula mamária.

Então no trajeto tanto do bisturi e dos outros instrumentos cirúrgicos quanto da própria prótese, nenhuma estrutura relacionada à amamentação sofre qualquer dano.

Assim, a mulher consegue alimentar o bebê normalmente depois da prótese. Caso ela tenha qualquer dificuldade para amamentar, isso não acontece por causa da cirurgia e sim por fatores pessoais.

Cicatriz mais escondida que em outros tipos de incisão

A incisão inframamária deixa uma cicatriz muito fina que fica escondida no sulco abaixo da mama. Portanto, na maior parte do tempo, ela fica simplesmente invisível.

Esta cicatriz fica coberta pelo sutiã, pela maioria dos biquínis e, geralmente, quando a mulher está com os braços abaixados ela também não aparece, pois a curvatura natural da mama esconde o sulco inframamário.

Desta forma, a discrição da cicatriz é mais uma das vantagens que leva as mulheres a também gostarem da possibilidade de colocar silicone por meio desta incisão.

Como escolher entre esses diferentes tipos de incisão?

Na verdade, o médico é o profissional preparado para planejar cada detalhe da sua cirurgia, o que inclui decidir qual incisão é a mais adequada às suas necessidades.

Então, embora as chances de utilizar a incisão inframamária sejam grandes, o médico pode considerar outros fatores, como uma possível tendência a queloides.

Neste caso, muitos médicos recomendam a incisão transaxilar, pois a região da axila é menos propensa à formação de queloides. Porém, até mesmo isso pode variar.

Atualmente existem diversos tratamentos estéticos que podem ser aplicados já nos primeiros sinais de formação de queloides, revertendo o problema.

Assim, o médico avalia a condição de cada paciente individualmente, considerando os dados de saúde, histórico clínico e os recursos disponíveis.

Então, em parceria, eles analisam os prós e contras de cada possibilidade, chegando a um consenso para que a paciente tenha sempre o melhor resultado.

Entendeu por que, entre os diversos tipos de incisão, a inframamária é a mais utilizada atualmente?

Quer conhecer melhor os outros tipos de incisão também? Então continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre este assunto.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)