Fale Conosco Pelo Whatsapp

O tamanho, o formato e a firmeza dos seios costumam chamar tanto a atenção que um outro aspecto deles fica em segundo plano, sendo pouco discutido. Afinal, qual foi a última vez que você ouviu a respeito dos diferentes tipos de mamilos?

Sim, os mamilos não são iguais. E diferentemente de outras características que mencionamos, o tipo do mamilo pode ter um impacto na funcionalidade das mamas, especialmente no que se refere à amamentação.

Você sabe que tipos são esses? Então, continue a leitura! Vamos explicar o que você precisa saber sobre esse assunto.

Quais são os tipos de mamilos?

A classificação dos mamilos não acontece devido ao tamanho, cor ou outras características puramente estéticas. Assim, para os especialistas, o que realmente importa é a projeção deles, o quanto eles saltam do bico do peito.

E por que essa característica é tão importante? Como você sabe, além da aparência, as mamas são os órgãos responsáveis pela amamentação. No entanto, são os mamilos que, quando estimulados, liberam o leite produzido para o bebê.

Então, devido à falta de projeção dos mamilos, algumas mulheres têm dificuldade para amamentar. Por isso, os médicos criaram categorias que os ajudam a entender esse fenômeno e a propor algumas alternativas para auxiliar a futura mamãe.

Mamoplastia Master Health

Essas categorias são três tipos de mamilos, que você vai conhecer a seguir:

Mamilos protusos ou normais

Os mamilos normais são aqueles que se projetam a partir da aréola, destacando-se facilmente da linha da mama. Eles são considerados grandes justamente porque se direcionam para a frente.

Além da projeção normal, esses mamilos respondem rapidamente a estímulos como toque, temperatura baixa ou até mesmo ao prazer. Portanto, eles facilitam a amamentação.

Aliás, é justamente por causa da amamentação que esses mamilos são considerados normais. Assim, não se trata de uma questão meramente estética, e sim da funcionalidade.

Mamilos planos ou rasos

Nosso segundo tipo de mamilo é diferente do normal. Neste caso, ele não se projeta naturalmente para a frente. Assim, tanto a aréola quanto o bico se mantêm na linha do seio.

No entanto, o mamilo plano ou raso responde razoavelmente bem aos estímulos. Então, se faz frio, ocorre um toque ou mesmo se é puxado para a frente, ele se projeta.

Porém, a manutenção dessa projeção pode ser menor. Se ele deixa de ser estimulado, volta à posição normal.

Para as mulheres que amamentam, o mamilo plano pode ser um pouquinho mais desafiador. Mas como ele se projeta quando estimulado, algum tempo de aprendizagem e manejo tornam a amamentação possível.

Mamilos invertidos

O terceiro tipo de mamilo é o que mais traz complicações à amamentação. Nesse caso, ele não só não se projeta, como fica retraído. Em vez de uma protuberância, a mulher tem uma covinha, um baixo relevo.

Embora nem todas as mulheres se sintam incomodadas com a aparência do mamilo invertido, existe realmente a questão da amamentação. Assim, mais cedo ou mais tarde, a maioria precisa buscar um tratamento para correção do problema.

Considerando o fato de que os mamilos normais ou planos não trazem consequências negativas, vamos esquecê-los por um momento. Então, vamos falar do mamilo invertido.

O que causa o mamilo invertido?

Vale a pena lembrar que o mamilo invertido não é uma doença ou um problema de saúde. Ele é uma variação normal, mas que causa alguns transtornos para as pacientes.

Geralmente, a inversão dos mamilos tem como causa uma má formação congênita. Portanto, a pessoa já nasce com o mamilo mais preso a um ligamento interno e, por isso, ele não se projeta para fora.

Porém, ao longo da vida, outros fatores também podem causar a inversão do mamilo. Entre eles, estão processos inflamatórios relativamente comuns em pessoas com diabetes. Fumantes também estão mais sujeitas a essa condição.

O fato é que, caso você sempre tenha tido mamilos normais e, de repente, começa a perceber esta inversão, procure um médico. Nesses casos, a alteração pode ser um sintoma de uma inflamação ou até mesmo de doenças mais sérias. Não subestime essa mudança.

Existem diferentes graus para os tipos de mamilo invertidos?

Sim. Existem algumas mulheres em que essa condição é bem discreta. Já em outras, o mamilo realmente se contrai bastante. Veja quais são os graus dessa alteração:

Tipos de mamilos: inversão de grau 1

O mamilo não se projeta e é invertido. Porém, quando estimulado, ele consegue reagir e se projetar para a frente, pelo menos por um período curto de tempo.

Tipos de mamilos: inversão de grau 2

Na inversão de grau 2, o mamilo tem mais dificuldade para responder a estímulos e também para manter a projeção. Portanto, trata-se de uma condição que já pode trazer complicações à amamentação.

Tipos de mamilos: inversão de grau 3

Esta é a condição mais séria de inversão de mamilos. Assim, mesmo quando sujeito a diversos estímulos (frio, toque), ele continua retraído.

Às vezes, a mulher consegue projetá-lo para frente pressionando a aréola nas laterais dos mamilos. No entanto, assim que ela solta, ele se retrai imediatamente.

Devido a essa condição, a mulher raramente consegue amamentar sem algum tipo de intervenção médica. Portanto, é melhor solucionar o problema até mesmo antes de pensar em engravidar.

Algumas mulheres com mamilos invertidos podem ter ainda mastites devido ao bloqueio dos ductos mamários. Então, é importante buscar o médico, fazer uma avaliação dos seios e corrigir a inversão.

Existe correção para o mamilo invertido?

Sim, existem diversas alternativas para corrigir os mamilos. Os médicos propõem desde dispositivos mecânicos, como bombas de sucção, manobras manuais e até mesmo cirurgia.

A efetividade desses métodos depende, em grande parte, do grau de inversão dos mamilos. Assim, as soluções mais simples podem dar certo ou não para quem tem o grau 1, mas a mulher com grau 3 provavelmente precisará de cirurgia.

A cirurgia que corrige a inversão de mamilos é rápida e muito segura. Inclusive, o médico costuma utilizar anestesia local e agulhas para o procedimento.

Assim, com manobras precisas, ele libera os ligamentos que puxam o mamilo para trás. Devido a esta técnica, a paciente é liberada para suas atividades imediatamente e não tem cicatrizes após a cirurgia.

Os únicos cuidados pós-operatórios são evitar esforços pelo período recomendado pelo médico, além de um protetor mamilar. Este dispositivo impede que o mamilo seja pressionado pelo sutiã e empurrado para trás.

Entendeu quais são os tipos de mamilos? Você já percebeu algum grau de inversão no seu bico do peito? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe suas dúvidas nos comentários e nossa equipe responderá suas perguntas!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.