Fale Conosco Pelo Whatsapp

As pintas parecem ser sinais inofensivos, e muitas vezes são mesmo. Mas existem diferentes tipos de pintas e algumas delas podem indicar doenças. 

Por isso, é importante comparecer em uma consulta com um médico dermatologista para que possa informar se há alguma enfermidade, e até mesmo fazer exames de biópsia para identificar, caso necessário.

Normalmente, os critérios utilizados pelo médico, são:

No entanto, se as pintas forem benignas e forem apenas uma questão estética, existem os seguintes tipos e tratamentos para elas:

Pintas Simples

Os formatos são variados e a quantidade delas varia conforme a genética. Costumam aparecer nos primeiros 20 anos de vida e ficam com o aspecto acentuado conforme a exposição solar. Não apresentam problemas, a menos que mudem de formato, tamanho ou tonalidade.

Para retirá-las por motivos estéticos, é feito o procedimento de cauterização sem ponto para as pequenas pintas e para as maiores, são extraídas com bisturi elétrico.

Sardas

As sardas aparecem geneticamente e aumentam conforme a exposição ao sol. Quando se mantém distância da radiação, podem regredir e até desaparecer. 

É muito difícil elas evoluírem para o câncer de pele, embora se apresentem em um tipo de pele mais vulnerável. Para tratá-las, clareadores e peeling podem ajudar muito no clareamento destas marcas.

Micoses

Ocorrem quando você entra em contato com fungos e sua imunidade está baixa. Geralmente são pintas esbranquiçadas e devem ser tratadas com aplicações de pomadas e loções antifúngicas de aplicação tópica, sob prescrição médica.

Fitofotomelanoses

Essas manchas aparecem quando a pele entra em contato com ácidos e é exposta ao sol, principalmente com o ácido do limão. Em casos graves, pode apresentar coceira e ardor.

Após um período, as manchas podem desaparecer. Mas devem ser protegidas com protetor solar. Caso não desapareçam, é indicado realizar sessões de peeling para clareamento.

Ceratoses Actínicas

São lesões causadas pelo excesso de sol, e podem indicar um alerta para possível risco de câncer. 

Geralmente são avermelhadas, descamativas e endurecidas. Aparecem principalmente na face, mãos, braços e couro cabeludo. Soluções: Cauterização sem ponto.

Manchas Escuras

Esses tipos de manchas precisam de observação e acompanhamento médico constante. Na maioria dos casos, o diâmetro das pintas é maior que 0,6 centímetro. 

Deve-se observar se há mudança de cor, contorno irregular, saliência ou pequenas lesões. Geralmente o tratamento é cirúrgico.

Você tem alguma dessas pintas? Agora já conhece os tratamentos! Agende uma avaliação no Master Centro Estético!  

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)