Fale Conosco Pelo Whatsapp

Efeito sanfona, gestação, envelhecimento… diversos fatores geram o excesso de pele no abdômen e causam um grande incômodo com a aparência. Mas será que existe tratamento para flacidez na barriga?

Felizmente sim. Já existem técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas que proporcionam bons resultados. Porém, ao mesmo tempo, o mercado também está repleto de promessas milagrosas e falsas.

Então como saber o que funciona ou não no tratamento para a flacidez? Isso é o que vamos contar neste post. Continue a leitura e conheça as vantagens, desvantagens e indicações de cada procedimento.

Flacidez de pele: entenda a causa do problema

Para entender como funcionam os tratamentos estéticos, primeiro precisamos compreender por que a pele fica flácida.

Como um envelope, a pele envolve todo o corpo. Ela tem diversas funções, mas uma delas é proteger os tecidos que estão abaixo dela, impedindo a entrada de substâncias, vírus e bactérias, por exemplo.

Em seu estado natural, a pele tem exatamente o mesmo tamanho da região que ela precisa cobrir. Assim, ela fica bem esticada, firme e sem flacidez.

A pele também tem a capacidade de se esticar muito. Porém, é aí que começa o perigo da flacidez. Afinal, se ela precisou se esticar apenas um pouquinho, depois ela tem a capacidade de voltar ao seu tamanho original.

Isso acontece porque duas fibras, o colágeno e a elastina, fazem o papel de um verdadeiro elástico. Elas se esticam quando a pele precisa ocupar um volume maior e, depois, tracionam a pele de volta.

Abdominoplastia Master Health

O problema é que, se esticar demais, a pele chega à extensão que precisa. Porém, as fibras de colágeno e elastina se rompem e perdem essa capacidade de puxar a pele de volta ao tamanho original.

Quando uma pessoa engorda demais, por exemplo, esse processo acontece. Também na gestação a pele pode passar por esse estiramento acima de sua capacidade de manter-se íntegra.

Assim, quando o corpo volta ao tamanho anterior, mais magro ou sem a barriga da gestação, a pele continua maior. A sobra de pele, que não tem conteúdo para preencher, fica mole. Essa é a flacidez.

É como se, ao engordar, seu corpo produzisse uma nova “roupa” — a própria pele —, porém maior. Ao emagrecer, o corpo diminui, mas continua com essa roupa grande, que agora fica bem larga.

Tratamento para flacidez na barriga: quais são as opções?

Portanto, qualquer tratamento para flacidez, seja na barriga ou em qualquer outra área, tem dois objetivos: o primeiro, mais preventivo do que corretivo, é formar novas fibras de colágeno e contrair as que já existem.

Porém nem sempre esse estímulo à formação de colágeno é suficiente. Às vezes, a pele já se distendeu tanto que os tratamentos com essa finalidade não conseguem reverter o problema e deixar a região lisinha outra vez.

Então, nesses casos, é necessário reduzir a extensão da pele. Ao deixá-la do tamanho exato da parte do corpo que ela precisa cobrir, aquela área fica lisa e firme novamente.

Diante disso, reunimos algumas técnicas que promovem esses resultados. Veja quais são elas nos tópicos a seguir.

Tratamento estético para flacidez: tecnologia que funciona

Nos últimos anos surgiram diversos tratamentos estéticos para reduzir a flacidez. Embora nem todos sejam usados no abdômen, alguns podem ajudar o paciente a ter uma pele mais firme nessa região.

Tratamento para flacidez na barriga com radiofrequência

O aparelho de radiofrequência emite ondas que, ao atingirem a pele, provocam uma contração das fibras de colágeno. O paciente sente uma sensação de aquecimento que não pode passar dos 40 graus.

Além de contrair as fibras de colágeno, a radiofrequência estimula a formação de novas fibras. Assim, ela melhora a qualidade desta pele, gerando resultados a médio prazo também.

O resultado é progressivo. Por isso, a firmeza se torna mais visível ao longo das semanas. Pode ser necessário reaplicar o tratamento a cada 15 dias por aproximadamente 3 meses.

Redução da flacidez com corrente russa

No tratamento com corrente russa, o paciente tem sua pele conectada a eletrodos. Eles recebem uma corrente elétrica de baixa intensidade que contrai a região.

Portanto, o abdômen realiza contrações, como em um exercício abdominal, mas com sua força potencializada. Assim, a técnica ajuda a combater principalmente a flacidez muscular.

Bioestimuladores de colágeno para tratamento da flacidez

Os bioestimuladores são substâncias que, como o próprio nome diz, forçam o corpo a produzir mais colágeno. Dessa forma, elas tornam a pele daquela região mais firme, reduzindo a flacidez.

Essas substâncias são injetadas na região do corpo, usando seringas. Porém, é importante destacar que o efeito desses tratamentos é progressivo.

Portanto, não é um tratamento que a pessoa faz e, na mesma hora, obtém resultado. A flacidez melhora à medida que o organismo produz colágeno, o que leva semanas ou meses.

Enzimas para combate à flacidez na barriga

Assim como os bioestimuladores, as enzimas são injetadas na região do tratamento. Essa aplicação precisa ser feita por profissionais especializados para evitar lesões na área do corpo onde ela será injetada.

A aplicação de enzimas segue um protocolo bastante rígido para garantir a segurança do paciente. Os resultados também não são imediatos e podem ser vistos a partir da terceira sessão.

Vale a pena destacar que, embora esses tratamentos sejam efetivos, nem sempre eles produzem o resultado desejado. Afinal, eles são excelentes como prevenção ou tratamento de flacidez leve ou moderada.

Quando a flacidez é bastante acentuada, ou seja, existe uma sobra de pele maior, o tratamento estético pode não ser a solução. Nesses casos, é necessário recorrer à cirurgia plástica.

Tratamento para flacidez na barriga: cirurgia plástica

A abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é a cirurgia plástica indicada para tratamento para flacidez na barriga. Trata-se de um procedimento seguro e já consagrado por seus resultados.

Na abdominoplastia, o médico retira toda a pele em excesso. Assim, o abdômen fica liso e firme, proporcionando um contorno corporal muito bonito.

Além disso, se houver uma diástase, ou seja, o distanciamento dos músculos abdominais, o médico também aproxima e corrige esses músculos, o que deixa a parede abdominal ainda mais firme e desenha levemente a cintura.

Diferentemente de outros tratamentos, a abdominoplastia não exige sessões continuadas. O médico faz a cirurgia, existe o período de recuperação e, desde que o paciente cuide do corpo, o resultado é permanente.

Isso significa que ele precisa manter-se no peso adequado para que a pele não passe por um novo processo de distensão. Então, desde que este cuidado seja tomado, não é necessário realizar novos procedimentos.

Agora você já conhece os principais tratamentos para flacidez na barriga. Quer saber mais sobre a abdominoplastia? Então continue aqui no blog e confira nosso guia completo para ter o abdômen dos sonhos.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)

    Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre abdominoplastiaClique aqui.