Saiba tudo sobre as próteses de silicone


O sonho de muitas mulheres é ter seios maiores. Porém, junto com esse desejo, surgem diversas dúvidas e, com elas, o medo do desconhecido. Afinal, do que é feito o implante? Como o médico coloca a prótese? Atrapalha a amamentação? Se você ainda não aumentou seus seios por causa dessas perguntas, chegou a hora de saber tudo sobre as próteses de silicone.

Tudo sobre o preenchimento das próteses de silicone

Na hora de optar por um tipo de prótese, saiba que as de silicone são preenchidas com gel coeso. Assim, mesmo que ocorra uma ruptura, o conteúdo do implante não se espalha no corpo. Ele fica contido dentro da concha que o reveste, sem provocar nenhum problema ao organismo do paciente.

Isso não acontecia com as de solução salina (soro fisiológico), que eram as mais usadas nos Estados Unidos há muitos anos. Além da possibilidade de murcharem e vazarem, já que seu conteúdo era líquido, podiam surgir ruídos quando havia movimentação. As pacientes também reclamavam da temperatura, visto que elas costumavam ficar frias ou até mesmo geladas.

Outro diferencial era a via pela qual os médicos colocavam essas próteses antigas. Enquanto as de silicone são, frequentemente, inseridas pelo sulco inframamário, pela axila ou pela aréola, as de soro fisiológico chegavam ao local via transumbilical.

Essas mudanças refletem toda a evolução tecnológica e técnica que envolve a colocação de próteses. Para que os fabricantes chegassem a esse material tão duradouro e seguro, eles investiram bilhões de dólares em pesquisas e testes. Por isso, hoje, todos esses detalhes fizeram com que a prótese de silicone em gel se tornasse a campeã em qualidade e naturalidade.

Tudo sobre as próteses de silicone e seus perfis

Um dos fatores determinantes do resultado estético que a paciente espera é o perfil das próteses. O implante pode ser baixo, moderado, alto e super alto. Atualmente, os fabricantes trabalham ainda com outro perfil: o super alto distendido.

Cabe ao cirurgião plástico indicar o perfil da prótese que melhor se adapta às características físicas da paciente e atenda a suas expectativas. Portanto, ele precisa analisar atentamente o biotipo de cada mulher para fazer uma indicação realmente precisa. Entenda melhor as características e indicações de cada uma delas

Prótese de silicone de perfil super alto

De forma bastante resumida, a prótese de perfil super alto tende a ser indicada para mulheres muito magras e com tórax fino, mas que desejam uma boa projeção dos seios após a cirurgia plástica. Afinal, esses implantes possuem a base estreita, que se encaixa na região peitoral delas.

Prótese de silicone de perfil alto

Já a prótese de perfil alto possui uma grande projeção para frente e é um pouco mais semelhante a uma bola cortada ao meio. Ideal para mulheres que também desejam aumentar os seios significativamente, mas possuem um tórax um pouco mais largo, que comporta bem a base desses implantes.

Prótese de silicone de perfil baixo e moderado

Tanto o perfil baixo quanto o moderado são mais arredondados, com menor projeção para frente e aspecto um pouco mais espalhado. Embora não costumem ter grande uso em cirurgias estéticas, sua indicação atende às necessidades de um grupo específico de mulheres — as que possuem tórax mais largos e não desejam destacar tanto as mamas, mas apenas aumentá-las discretamente.

Tudo sobre a colocação das próteses de silicone

Para colocar a prótese de silicone na paciente, o médico precisa realizar uma incisão em cada mama, ou próxima a ela. Então, na mamoplastia de aumento (cirurgia plástica de silicone nos seios), o cirurgião escolhe uma dessas três principais incisões: inframamária (no sulco abaixo das mamas), axilar (axila) ou periareolar (ao redor da aréola). Saiba mais sobre essas alternativas:

Incisão transaxilar

A via axilar ou transaxilar mantém a cicatriz fora da mama, em uma dobra da axila. Quando a mulher está com os braços abaixados ou cobertos, ela não aparece. Porém, pode ficar visível quando a pessoa levanta os braços utilizando blusas cavadas. Trata-se de uma opção interessante quando a paciente tem tendência a queloides.

Esta via de acesso apresenta uma série de desvantagens. O risco de hematomas e equimoses (áreas arroxeadas) é maior, ocorre uma quantidade maior de alterações de sensibilidade e assimetria mamária. Exige experiência e especialização do cirurgião, além do uso de instrumentos cirúrgicos específicos. O tempo de cirurgia também é maior. Por esses motivos, sua escolha é bastante restrita.

Incisão periareolar

Já a via periareolar também deixa uma cicatriz discreta, localizada em torno da aréola. A mudança de cor natural desta região faz com que a marca não se destaque tanto. No entanto, também possui algumas desvantagens, o que faz com que os cirurgiões não a utilizem.

Em primeiro lugar, ela é indicada para pacientes com aréolas de maior diâmetro, que permitem a passagem da prótese com mais tranquilidade, mas ainda impede a colocação de implantes mais volumosos. Esta é, também, a única incisão que pode afetar diretamente a amamentação, por cortar dutos lactíferos. Portanto, os médicos só a indicam em poucos casos, quando a mulher já teve filhos e não pretende, de forma alguma, ter mais um bebê.

Incisão inframamária

Atualmente, os médicos colocam a maior parte das próteses de silicone pelo sulco inframamário devido à facilidade ao acesso dos tecidos e à rapidez do procedimento. Trata-se de uma região que sangra menos, a cicatrização tende a ser ótima e é possível inserir implantes de tamanhos maiores.

Tudo sobre as próteses de silicone: existem apenas implantes mamários?

Definitivamente, não! Atualmente, existem muitos outros tipos de próteses de silicone utilizadas para cirurgias plásticas em diversas áreas do corpo. Como já falamos bastante sobre os implantes para os seios, nos próximos tópicos nós traremos outras opções:

Tudo sobre as próteses de silicone para os glúteos

Projetadas para melhorar o volume e o contorno dos glúteos, essas próteses são ideais para pacientes que desejam um aumento significativo nesta área. Muitos já tentaram exercícios intensos, alimentação hipercalórica e, mesmo assim, não desenvolvem o tecido desta região.

Estas próteses vêm em dois formatos principais. O primeiro é o redondo, mais adequado para pacientes mais baixos e proporciona um aumento uniforme. O oval, por sua vez, se adapta melhor a pessoas mais altas e ajuda a criar uma ilusão de glúteos mais elevados e alongados. A escolha do formato depende da estrutura corporal do paciente e dos resultados desejados.

Tudo sobre as próteses de silicone para a panturrilha

Usadas para adicionar volume e definição às panturrilhas, as próteses de panturrilha são uma solução para indivíduos que não conseguem desenvolver essa área muscularmente, seja por razões genéticas ou limitações físicas.

A inserção de próteses nesta região pode ajudar a equilibrar a proporção entre as coxas e as panturrilhas, melhorando a estética das pernas como um todo. Este procedimento é especialmente procurado por homens que desejam uma aparência mais muscular e atlética.

Tudo sobre as próteses de silicone para pectoral

As próteses de pectoral são implantadas para aumentar o volume e melhorar a definição do tórax masculino. Portanto, elas são muito úteis para homens que, mesmo com treinamento físico intenso, não conseguem alcançar o volume ou a definição desejada nos músculos peitorais ou não têm uma rotina que permite a realização de treinos tão intensos na quantidade necessária para alcançarem seu objetivo.

Tudo sobre as próteses de silicone para os testículos

Essas próteses são utilizadas principalmente em reconstruções após perdas decorrentes de acidentes, doenças ou como parte do processo de redesignação sexual. Os implantes testiculares ajudam a restaurar a aparência natural e a simetria do escroto, desempenhando um papel vital tanto estética quanto para o bem-estar psicológico do paciente que passou por um desses traumas.

Tudo sobre as próteses de silicone para o quadril

As próteses de quadril têm o objetivo de aprimorar o contorno desta região, proporcionando uma forma mais curvilínea e feminina. Algumas pessoas, por mais que treinem e procurem modelar seu corpo através de exercícios, não possuem nenhuma aptidão genética para desenvolverem esta área do corpo.

Por isso, esta prótese pode ser uma excelente solução, que cria uma transição mais suave entre a cintura e os quadris, melhorando a proporção e a simetria do corpo. Embora ainda não seja tão conhecido, este procedimento atende à necessidade de mulheres que buscam uma figura mais voluptuosa e bem definida, realçando as curvas de maneira esteticamente agradável.

Vale a pena lembrar que algumas mulheres também conseguem este resultado através da lipoescultura. No entanto, diversas pacientes são realmente magras, não possuem gordura em áreas normalmente doadoras, como as coxas e abdômen. A prótese de quadril supre esta necessidade e ainda proporciona um resultado permanente.

Tudo sobre as próteses de silicone para bíceps e tríceps

Embora seja possível aumentar nossa massa muscular com exercícios e alimentação hipercalórica, algumas pessoas não têm um substrato genético que possibilite um grande crescimento dos músculos. Portanto, por mais que elas se esforcem, não conseguirão chegar ao resultado desejado.

Nesses casos, as próteses de bíceps e tríceps são a solução. Elas ajudam a criar a ilusão de músculos mais desenvolvidos e definidos, oferecendo resultados imediatos, bem como um aspecto natural e harmonioso.

Muitos profissionais que trabalham com a própria imagem recorrem a esse tipo de prótese, incluindo modelos e influenciadores. Afinal, como manter o treino necessário para desenvolver os músculos com uma agenda cheia, uma sequência de viagens e outros compromissos? Os implantes não substituem o desenvolvimento físico, mas ajudam a apresentar uma aparência mais forte e saudável.

Tudo sobre as próteses de silicone para queixo e mandíbula

Próteses de queixo e mandíbula são utilizadas para melhorar a definição e a proporção do rosto, criando um perfil mais atraente e harmonioso. Esses implantes podem corrigir recuos ou assimetrias no queixo e na linha da mandíbula. portanto, eles melhoram significativamente a aparência geral do rosto.

A colocação de uma prótese no queixo pode também impactar positivamente o equilíbrio estético entre os traços faciais, oferecendo uma solução eficaz para indivíduos com queixos pequenos ou retraídos. Assim, tanto em procedimentos cosméticos quanto reconstrutivos, esses implantes são fundamentais para realçar a estrutura óssea facial e aumentar a autoconfiança e satisfação dos pacientes.

E então, ainda ficou com alguma dúvida sobre a prótese de silicone? Deixe sua pergunta nos comentários e nossa equipe terá o prazer de responder!

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre mamoplastia Clique aqui.
Quer saber mais ? Confira todos os posts do nosso blog sobre prótese de silicone Clique aqui.
Posts Relacionados