Em 1921, um cirurgião francês chamado Charles Dujarier deu início à técnica de retirada de gordura com aspiração.
A princípio, ele realizou com um fino tubo de bambu, e então, vários outros cirurgiões começaram a realizar essa forma de aspiração da gordura em pacientes.
A seguir, abordaremos mais sobre as inovações da cirurgia:
Índice:
Inovações e descobertas
Ao passar do tempo, o dr. Dujarier inovou a técnica, substituindo o tubo de bambu por cânulas de curetagem ginecológicas. No entanto, observou que este material possuía pouca força para aspirar, devido à sua baixa potência para realizar o vácuo. E isso resultava em um processo cirúrgico muito traumático. Com isso, a técnica parou de ser realizada.
Anos depois, na década de sessenta, o doutor alemão Josef Schrudder, e outros cirurgiões defenderam a ideia de retirar a gordura utilizando cânulas abortivas. Era aplicada uma pressão externa e uma sucção com a incisão realizada. Porém, os resultados não eram como o esperado e as pacientes levavam longo tempo para a recuperação.
Posteriormente, em meados de 1970, Apard Fisher, que era um ginecologista italiano muito conhecido, retornou com a técnica afirmando que como a aspiração de gordura era realizada em mulheres, poderia ser usado um equipamento ginecológico para este fim. Já que era para retirar um tecido inutilizado do corpo feminino.
Marco histórico
E a partir deste período, seu filho, Giorgio Fisher, também ginecologista, começou a realizar a técnica e foi convidado para participar de uma publicação em um jornal de ginecologia em 1976.
Neste ano foi também apresentada esta técnica de remoção de gordura por meio de curetagem e aspiração em um congresso italiano, o que nomeou-o como o pioneiro da lipoaspiração.
Até este momento, a cirurgia plástica na área da estética estava iniciando, pois ela era conhecida apenas para a reconstrução de alguma parte do corpo que talvez tivesse sido ferida ou até mesmo mal formada.
Verdadeiro Início da Lipoaspiração
Inicialmente, o primeiro cirurgião plástico a modificar a lipoaspiração e a utilizá-la, foi o dr. Yves Gerard Illouz. Este cirurgião se deu conta de que utilizar uma cânula com uma ponta menos agressiva, conectada com algum aparelho de sucção potente, seria menos traumático para o paciente e resultaria em melhores resultados.
Ivo Pitanguy, cirurgião plástico brasileiro, também estava introduzindo a sua técnica de cirurgias no abdômen e ressecção de tecido gorduroso, que produzia resultados maravilhosos. E as cirurgias foram sendo realizadas cada vez mais pelos médicos cirurgiões plásticos e foram obtendo êxito nos resultados.
A partir de então, a lipoaspiração é um dos procedimentos estéticos mais famosos. Está no topo da lista dos procedimentos mais procurados entre os pacientes que estão insatisfeitos com seus corpos e querem retirar aquelas gorduras localizadas que são muito difíceis de eliminar de forma natural.
Gostou de saber sobre a história da lipoaspiração? Você vai amar saber mais sobre o assunto? Acesse nosso Guia Completo da Lipoaspiração | Blog Master Health!
Deixe um comentário