Após uma cirurgia, o organismo necessita de alguns nutrientes e ativos para auxiliar na recuperação da pele. Não apenas para a formação de novo tecido na cicatriz, como muitas vezes no interior da derme, onde pode ocorrer lesões pelo próprio processo cirúrgico.
Os alimentos são fortes aliados no processo de cicatrização por causa das suas propriedades. Existem determinados tipos de alimentos que podem ser consumidos sem preocupações, pois só vão auxiliar o processo.
Índice:
Quais alimentos vão me ajudar?
Dentre os alimentos mais nutritivos para auxiliarem no processo pós-cirúrgico, estão:
- Carnes magras (frango e cortes magros da carne vermelha);
- Leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, entre outros);
- Peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha, entre outros);
- As oleaginosas são fontes de zinco e propriedades anti-inflamatórias, o que
- Sementes (linhaça, chia, girassol, abóbora, entre outros);
- Vegetais de folhas verde escuras (brócolis, agrião, couve, entre outros);
- Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, abacaxi, entre outros);
- Frutas vermelhas (amora, framboesa, morango, entre outros);
- Frutas e vegetais de cor roxa (beterraba, berinjela, açaí, entre outros);
- Fígado e ovos.
São alimentos anti-inflamatórios que auxiliam na recuperação, cicatrização e regeneração da pele. A dieta com estes componentes é rica em zinco, ferro, ômega 3, entre outras propriedades que vão potencializar a ação do organismo.
É muito importante lembrar de ingerir colágeno todos os dias, antes e depois das cirurgias para que haja uma recuperação acelerada e para que potencialize o resultado esperado.
Quais alimentos não devo consumir?
Assim como existem alimentos que auxiliam na cicatrização e recuperação das cirurgias, existem também, aqueles que atrapalham o processo de cicatrização.
Por essa razão, é importante tirar da dieta os seguintes alimentos:
- Mel, melaço de cana, açúcar refinado, achocolatados, compostas com açúcar, balas, chocolates, biscoitos recheados, sorvetes e refrigerantes.
Uma boa estratégia é ler todos os rótulos dos alimentos e excluir da lista de compras aqueles alimentos que contenham açúcar em sua composição. Agora você já sabe quais são os alimentos que influenciam de forma positiva e negativa em sua recuperação no pós-operatório. Leia mais assuntos em nossas páginas no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!
Deixe um comentário