Fale Conosco Pelo Whatsapp

Deixar o nariz proporcional ao rosto é o sonho de muitas pessoas. Para isso, elas recorrem à cirurgia plástica. Porém, embora esse tipo de procedimento seja seguro e obtenha um excelente resultado, é fundamental se preparar para a rinoplastia e seu pós-operatório, além de seguir todas as recomendações do médico.

Isso acontece porque o nariz é uma das regiões do corpo com maior tendência ao inchaço. Então, para que o paciente tenha o melhor resultado possível com sua cirurgia, é fundamental que ele tome uma série de cuidados.

Mas não se preocupe! Neste post, vamos contar o que você precisa fazer durante o período de recuperação da rinoplastia. Fique atento, siga as dicas e garanta um pós-operatório tranquilo!

O que o paciente pode esperar do pós-operatório da rinoplastia?

Hoje em dia, os cirurgiões usam técnicas de cirurgia plástica muito modernas. Devido a isso, as lesões e cortes são mínimos, fazendo com que o paciente tenha um período de recuperação tranquilo. As dores, quando acontecem, podem ser controladas com medicamentos analgésicos.

Portanto, se o seu medo de fazer uma plástica no nariz era causado pela perspectiva de dores, incômodo e incapacidade de realizar as tarefas do dia a dia, esqueça essa ideia! Com os cuidados adequados, a recuperação será muito rápida e o resultado, excelente!

Os desconfortos mais comuns são o inchaço na ponta do nariz e regiões próximas, hematomas e desconforto. Porém, além dessas situações passarem com o tempo, os analgésicos ajudam a minimizar o incômodo. Com certeza, o resultado vale esse pequeno período de transtorno.

Quais são os principais cuidados da rinoplastia pós-operatório?

Cuidados referentes à alimentação

Como dissemos, o nariz é uma das regiões do corpo mais propensas ao inchaço. A prova disso é que basta chorar um pouquinho para que ele altere seu volume, não é mesmo?

Então, durante a recuperação, você deve evitar qualquer ação que provoque mais inchaço no nariz operado. A primeira delas é o consumo de alimentos quentes. Tanto o vapor que sobe do prato quanto o próprio aquecimento do rosto durante a mastigação prejudicam esse quadro. Por isso, nesse período, prefira os gelados!

Cuidados referentes ao sono

Logo nos primeiros dias após a cirurgia, você precisará usar uma tala que vai imobilizar e modelar seu nariz. Ela só pode ser retirada pelo cirurgião. Mas além disso, também é essencial dormir com o rosto sempre virado para cima. Isso evitará que ele seja pressionado pelo travesseiro, prejudicando a cicatrização e comprometendo até mesmo o resultado da cirurgia.

Retorno às atividades diárias

A cirurgia de nariz não impede que o paciente retorne às atividades mais leves rapidamente. Por isso, depois de uma semana ele já pode voltar ao trabalho, desde que suas tarefas não exijam um grande esforço físico. Ainda assim, alguns pacientes preferem esperar um pouco mais de tempo devido ao inchaço.

Quanto aos exercícios físicos, o tempo de espera é um pouco maior. Assim, recomenda-se que o paciente volte a se exercitar apenas depois de 30 dias. Porém, quando se trata de um esporte de contato ou que utiliza bolas, o ideal é aguardar cerca de 60 dias para retornar. Choques e pancadas podem prejudicar o resultado da cirurgia.

Ficou curioso para saber mais sobre a rinoplastia? Continue no blog e confira nosso post completo sobre o assunto!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)