Apesar de cada cirurgia plástica ter suas recomendações específicas, alguns cuidados precisam ser tomados em todos os procedimentos. Se você pretende passar por uma cirurgia plástica, fique atento às dicas:

1 – Tabagismo: fumar prejudica a cicatrização, por isso, os médicos e cirurgiões plásticos recomendam que você pare com esse hábito pelo menos 1 mês antes do procedimento. Se você insistir, pode ter uma cicatriz indesejável ou até mesmo queloides.

2 – Repouso: por mais que você precise voltar às atividades rotineiras, se planeje para descansar por um período e acelerar sua recuperação. Atividades físicas de grande impacto ou esforço são terminantemente proibidas, pois podem prejudicar o resultado da sua cirurgia plástica.

3 – Na hora de dormir: algumas cirurgias plásticas como otoplastia, rinoplastia, mamoplastia, entre outras, exigem uma dedicação também ao dormir, já que você não pode ficar de bruços ou de lado.

4 – Uso de malhas compressivas: procedimentos como mamoplastia, lipoaspiração e otoplastia exigem o uso de sutiã cirúrgico, malhas compressivas e faixas curativas, respectivamente. É importante respeitar seu uso para evitar lesões nas áreas recém-operadas e potencializar o resultado da cirurgia.