A cirurgia plástica sempre é feita com o objetivo de melhorar ou restaurar a boa aparência de uma região do corpo. Por isso, uma cicatriz bem cuidada proporciona as condições que o organismo precisa para deixar marcas suaves e discretas, que contribuem para que isso se torne realidade.

Assim, dentro da grande variedade de tratamentos, existem alguns métodos que ajudam a melhorar a aparência, a cor e a textura das cicatrizes. Eles são grandes aliados de todo paciente, mas especialmente daqueles que já apresentam histórico e tendência para uma cicatrização ruim.

E então, quer saber que métodos são esses? Continue a leitura e descubra essas possibilidades!

Cuidados pós-operatórios para uma cicatriz bem cuidada

1. Seguir orientações médicas

O primeiro passo para ter cicatrizes finas, suaves e em um tom mais próximo possível da pele é acatar as recomendações médicas para o pós-operatório. Portanto, cumpra o repouso de forma adequada, além de utilizar acessórios e medicamentos indicados pelo cirurgião.

2. Evitar o cigarro

Também é importante destacar que hábitos como o fumo dificultam o processo de cicatrização. O cigarro reduz a distribuição de oxigênio pela circulação sanguínea. Assim, ele faz com que o tecido celular da pele não tenha boas condições de regeneração.

Portanto, abandonar o cigarro ou pausar seu uso pelo menos por alguns meses antes e depois da cirurgia plástica é uma das atitudes mais eficazes para garantir uma boa cicatrização.

Técnicas e tratamentos para uma cicatriz bem cuidada

3. Terapia compressiva

Embora para a maioria das pessoas o cuidado pós-operatório seja suficiente, um grupo precisa recorrer à terapia compressiva. Nesse caso, a cicatriz é pressionada por uma placa de silicone.

Esse é um dos tratamentos recomendados para a diminuição das queloides, bem como de cicatrizes largas e altas.

4. Injeções de corticoide

Porém, algumas pessoas realmente apresentam um processo de cicatrização mais delicado. Por isso, elas podem precisar de recursos adicionais, como as injeções de corticoide. Essas aplicações funcionam como anti-inflamatório e também diminuem a dimensão da marca.

5. Laser fracionado

Outra opção é o laser fracionado, que provoca uma lesão controlada na região da cicatriz. Dessa forma, ele obriga o corpo a renovar as células dessa área, o que leva a uma troca da epiderme (formação de uma nova pele).

Essa nova pele se forma com melhor qualidade, tendo uma textura mais lisa e a aparência suave. Cremes à base de vitamina C e ácido retinoico também ajudam no processo.

6. Betaterapia para uma cicatriz bem cuidada

No entanto, o tratamento favorito de quem passa por uma cirurgia plástica e quer amenizar os sinais da cicatriz é a betaterapia. Esse procedimento evita a formação de queloides, deve ser realizado até o segundo dia do pós-operatório e dura dez sessões.

Um aparelho emite raios beta na camada de pele onde as células responsáveis pela formação de queloides agem. Então, a radiação impede a divisão das células e o seu desenvolvimento.

Lembre-se sempre de que as técnicas devem ser prescritas pelo médico responsável. É junto com ele que você poderá também esclarecer o método mais indicado ao seu caso.

Entendeu quais são os recursos para ter uma cicatriz bem cuidada? Então, fique tranquilo! Com cuidado e tecnologia, é possível conquistar uma aparência cada vez melhor com a cirurgia plástica!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)