Fale Conosco Pelo Whatsapp

Assim como existem procedimentos com objetivos, complexidade e duração diferentes, a escolha da melhor anestesia na cirurgia plástica pode variar bastante, de acordo com a opinião avaliativa do cirurgião plástico. Portanto, além da opção mais recomendada para um determinado tipo de intervenção, ele se baseia nas necessidades de cada pessoa.

Por isso, neste post vamos falar sobre os principais tipos de anestesias usadas na cirurgia plástica. Esperamos que esse conhecimento faça você se sentir seguro de que, independentemente da escolha do médico, a decisão foi baseada visando seu bem-estar e na tentativa de minimizar riscos.

Quais são os tipos de anestesia na cirurgia plástica?

As anestesias usadas em uma cirurgia plástica podem ser local, loco-regional ou geral, com ou sem sedação. Conheça melhor cada uma delas:

Anestesia local

A anestesia local faz efeito apenas na área onde o procedimento será realizado. Portanto, ela tem ação limitada mas, nessa região, é extremamente eficiente. A recuperação do paciente é extremamente rápida, o que a torna a melhor opção para cirurgias simples.

Entre as cirurgias que utilizam a anestesia local, estão:

Como a anestesia local não faz o paciente dormir, geralmente o médico também utiliza um sedativo. A indução do sono garante o bem-estar, além da liberdade que o cirurgião e sua equipe precisam para realizar todos os procedimentos necessários sem intercorrências.

Anestesia loco-regional

As anestesias loco-regionais bloqueiam um nervo específico. Assim, toda uma região do corpo perde sua sensibilidade à dor e a possibilidade de movimentação durante o procedimento. Também costuma ser associada à sedação.

Alguns exemplos de anestesia loco-regional são a peridural e a raquidiana. Elas costumam ser usadas quando a cirurgia é um pouco mais complexa e realizada em áreas isoladas, como a abdominoplastia, gluteoplastia, lipoaspirações e lipoescultura.

Anestesia geral

A anestesia geral é utilizada para procedimentos mais longos e complexos. Ela induz o paciente a um estado de coma e exige entubação. Portanto, só deve ser aplicada em hospitais e exige o acompanhamento de um anestesista.

Esse tipo de anestesia bloqueia até mesmo os movimentos involuntários, além de atingir tecidos mais profundos. Então, ela é indicada para diversos procedimentos que exigem extrema precisão.

Nas cirurgias plásticas, ela costuma ser utilizada em procedimentos extensos, principalmente quando há uma combinação, como mamoplastia e abdominoplastia, lipoaspiração e abdominoplastia, entre outras possibilidades.

Como se escolhe qual anestesia na cirurgia plástica deve ser usada?

Além de analisar o tempo de duração previsto para a cirurgia e a anestesia mais utilizada nesse tipo de procedimento, os médicos consideram as características e necessidades de cada paciente. Por isso, alguns cirurgiões plásticos recomendam que o paciente realize uma consulta pré-anestésica.

Além de ser uma forma de deixar o paciente mais seguro para a operação, o encontro é uma oportunidade para abordar aspectos importantes do ponto de vista anestésico, como se você tem algum tipo de alergia, se utiliza algum medicamento que pode interagir com a anestesia, explicar o que você irá sentir, pelo que poderá passar e até verificar exames.

A anestesiologia evoluiu muito nesses últimos tempos, usando substâncias cada vez mais eficazes e menos tóxicas para a realização de cirurgias. Assim, os procedimentos estão cada vez mais seguros e menos traumáticos.

Entendeu agora quais são os critérios para escolha da anestesia na cirurgia plástica? Quer aprender mais sobre esse universo? Então, siga nossas páginas no Facebook e Instagram para não perder nenhum dos nossos posts!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)