Você sabia que os procedimentos que causam a retração da pele podem ser aliados no combate à flacidez? À medida que envelhecemos ou passamos por mudanças significativas no corpo, como redução de peso, a pele pode perder sua elasticidade natural, resultando em uma aparência mais flácida.
No entanto, alguns tratamentos modernos estimulam a retração da pele, promovendo uma melhora significativa na firmeza e na elasticidade. Se você está em busca de métodos eficazes para rejuvenescer sua pele e restaurar a aparência jovial, continue a leitura! Esse artigo traz boas notícias!
Índice:
Por que promover a retração da pele?
A retração da pele é um processo que ocorre quando a pele se contrai e se ajusta após ser estimulada. Geralmente, isso acontece através de procedimentos estéticos ou terapias específicas que promovem uma lesão controlada, produzindo uma reação do organismo que leva a esse resultado.
Com o processo de envelhecimento ou após uma perda significativa de peso, a incompatibilidade entre a extensão da pele e das estruturas subjacentes costuma ser comum. Assim, o excesso de pele se reflete em flacidez.
Então, a retração promove uma reação de defesa do organismo que leva a pele a se contrair, se retrair. Isso faz com que ela não “sobre”, deixando a região firme outra vez. Por isso, é fundamental promover esses estímulos à retração e dar à pele condições para que essa resposta ocorra da melhor forma possível.
O que acontece quando a pele perde firmeza e elasticidade?
A elasticidade e a firmeza da pele são fundamentais para manter uma aparência jovem e saudável. Elasticidade refere-se à capacidade da pele de se esticar quando necessário, mas sem perder a capacidade de voltar ao seu estado original.
A firmeza, por outro lado, está relacionada à tensão e ao tônus do tecido cutâneo, ao quanto as fibras que compõem esse tecido estão unidas e fortes para sustentá-lo. Juntas, essas características ajudam a manter os contornos faciais e corporais definidos, além de garantir uma textura suave e uniforme.
No entanto, com o passar dos anos, a produção de colágeno e elastina — proteínas que dão suporte à estrutura da pele — diminui. Isso ocorre naturalmente e, a partir dos 25 anos, esse processo somente se acelera.
Além disso, alguns dos nossos hábitos pioram esse estado: tomar sol, ingerir açúcar e álcool, fumar e não dormir bem são alguns deles. Como resultado, a pele perde sua capacidade de se recuperar após ser esticada ou pressionada, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e linhas de expressão.
Manter a elasticidade e firmeza da pele é crucial não apenas pela estética, mas também pela função protetora que a pele exerce. A pele flácida e menos elástica não protege tão bem o corpo contra agentes externos e é mais suscetível a lesões.
Por isso, além dos tratamentos estéticos que estimulam a retração da pele, hábitos diários como a aplicação regular de protetor solar, hidratação adequada e uma dieta rica em antioxidantes são essenciais para preservar essas características ao longo dos anos.
Como estimular a retração da pele?
Atualmente, existem diversos procedimentos estéticos que provocam lesões controladas na pele, estimulando sua retração. A seguir, selecionamos os principais:
Tratamentos não invasivos para promover a retração da pele
Radiofrequência
A radiofrequência é um dos tratamentos mais utilizados para estimular a retração da pele. Ela utiliza ondas de calor para penetrar nas camadas mais profundas da derme e, desta forma, os fibroblastos entendem que precisam produzir mais colágeno e elastina.
Esse aumento na produção dessas proteínas resulta em uma pele mais firme e elástica. A radiofrequência é ideal para tratar flacidez leve a moderada e pode ser usada em diversas áreas do corpo, incluindo rosto, pescoço, abdômen e coxas.
O procedimento é relativamente rápido, não invasivo e permite que o paciente retome suas atividades normais imediatamente após a sessão. No entanto, para obter resultados significativos, são necessárias várias sessões. A eficácia pode variar dependendo do grau de flacidez da pele e trata-se de um resultado temporário: o paciente precisa fazer manutenções periódicas.
Ultrassom microfocado (HIFU)
O ultrassom microfocado, conhecido como HIFU (High-Intensity Focused Ultrasound), é outra técnica não invasiva que estimula a retração da pele. Ele utiliza ondas de ultrassom para aquecer as camadas profundas da derme, promovendo a regeneração do colágeno.
O HIFU é especialmente eficaz na área do rosto e pescoço, onde pode levantar e firmar a pele sem a necessidade de cirurgia. Uma das grandes vantagens do HIFU é que ele alcança profundidades maiores do que outros tratamentos não invasivos, oferecendo resultados visíveis após uma única sessão.
Embora exista esse efeito visível praticamente imediato, seu efeito máximo ocorre alguns meses após o tratamento. Como a radiofrequência, o HIFU é mais adequado para casos de flacidez leve a moderada.
Laser fracionado
O laser fracionado é um tratamento que cria microlesões na pele para estimular a retração e a produção de colágeno. Essas microlesões provocam um processo de cicatrização que melhora a textura, a firmeza e o tom da pele. Inclusive, ele é uma alternativa para tratar cicatrizes de acne e manchas em geral.
Diferente de outros métodos, o laser fracionado pode exigir um tempo de recuperação de alguns dias. Afinal, de certa forma, ele queima a pele. Então, ela geralmente ficar vermelha, sensível e pode descamar levemente. Os resultados são progressivos, com melhora contínua ao longo de meses após o tratamento.
Procedimentos minimamente invasivos para firmar a pele
Bioestimuladores de colágeno
Os bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra e o Radiesse, são substâncias injetáveis que promovem a produção de colágeno ao longo do tempo. Sua atuação é mais gradual, à medida que o corpo se recupera das lesões controladas que eles provocam na derme. Eles melhoram a textura e a firmeza da pele ao longo de meses
Existem bioestimuladores injetáveis, como os que já mencionamos, e também os fios que os profissionais aplicam sob a pele, traçando um caminho conforme a elevação desejada. Os fios, por exemplo, têm uma capacidade de retração tão reconhecida que são utilizados até para alterar o formato de alguns traços, como o nariz.
No entanto, nós não recomendamos o uso dos fios para modelar áreas do rosto. Como já explicamos em nosso artigo sobre a rinomodelação com fios, o resultado deste procedimento é imprevisível. Porém, quando falamos de uma aplicação mais homogênea para retrair a pele como um todo, eles podem ser bastante eficazes.
Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento que utiliza pequenas agulhas para criar microlesões na pele, estimulando a produção de colágeno e elastina. Essas microlesões desencadeiam um processo de cicatrização que melhora a firmeza e a textura da pele, bem como sua retração.
O microagulhamento é versátil e tem aplicações em várias condições, incluindo flacidez leve, cicatrizes de acne, e rugas finas. Embora o procedimento cause algum desconforto, o tempo de recuperação é relativamente curto, com a maioria dos pacientes retomando suas atividades normais dentro de alguns dias.
Jato de plasma
Assim como os outros tratamentos que mencionamos, o jato de plasma é um tratamento estético que está se tornando reconhecido por sua capacidade de promover a retração da pele e melhorar sua firmeza.
Esse procedimento utiliza um dispositivo que gera plasma — o quarto estado da matéria — através da ionização dos gases presentes no ar. A aplicação deste jato cria microlesões controladas na camada superficial, estimulando o processo de cicatrização e a produção de colágeno e elastina.
Essas microlesões causam uma contração imediata das fibras de colágeno, resultando em uma retração visível da pele, o que é especialmente eficaz em áreas como pálpebras, ao redor dos olhos, e pequenas regiões do rosto e pescoço.
A retração da pele é suficiente para corrigir a flacidez?
Embora todos esses procedimentos estéticos representem uma verdadeira revolução no combate à flacidez, eles têm suas limitações. Esses métodos são altamente eficazes para flacidez leve a moderada, promovendo retração da pele e melhorando a firmeza através do estímulo à produção de colágeno e elastina.
Portanto, para um paciente que começa a realizar esses tratamentos de forma preventiva e dá sequência com manutenções periódicas, o resultado é excelente. Eles podem adiar, em muitos anos, a necessidade de uma cirurgia plástica.
No entanto, muitas vezes, o paciente só percebe que esse processo está acontecendo quando se sente insatisfeito com a aparência. Essa percepção normalmente chega quando a flacidez já é acentuada, resultado de fatores como envelhecimento avançado ou perda de peso significativa. Nesses casos, esses tratamentos não são suficientes para corrigir o problema de maneira satisfatória.
Em casos de flacidez severa, o tecido cutâneo pode ter perdido tanta elasticidade que os tratamentos não invasivos apenas minimizam o problema, sem eliminá-lo completamente. Eles até podem melhorar a qualidade da pele, sua espessura e hidratação, mas não promovem uma retração suficiente para corrigir a flacidez.
Nessas situações, a cirurgia plástica oferece a solução mais eficaz e duradoura. Procedimentos como lifting facial, de pescoço e de diferentes áreas do corpo são capazes de remover o excesso de pele e reposicionar os tecidos, proporcionando um resultado mais significativo.
Esses procedimentos cirúrgicos são mais invasivos e exigem um tempo de recuperação maior, mas para muitos pacientes, são a única opção para alcançar os resultados desejados.
E você, quer acabar com a flacidez? Acesse os canais de contato deste site e agende agora mesmo sua consulta na Master Health. Conte com nossos especialistas para ajudá-lo a recuperar a firmeza da pele e, principalmente, a autoestima. Esperamos você!
A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP
Deixe um comentário