Fale Conosco Pelo Whatsapp

E se a fonte da juventude estivesse em um potinho, pudesse ser misturada à água e garantisse pele firme por muitos e muitos anos? Para algumas pessoas, essa fonte existe e se chama colágeno.

Mas será que tomar colágeno realmente minimiza os efeitos do tempo sobre a pele? Ele evita as rugas e flacidez ou, em um cenário ainda melhor, reverte essas condições?

Se você também tem essas dúvidas, continue a leitura. Vamos explicar se tomar colágeno realmente faz alguma diferença para o rejuvenescimento da pele ou, pelo menos, para mantê-la jovem.

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína que o nosso corpo produz diariamente e utiliza em inúmeros processos, incluindo a cicatrização de tecidos, formação de cartilagens etc.

A importância do colágeno é tão grande que ele representa 25% de toda a proteína que temos em nosso organismo. Assim, ela está presente em ossos, na pele, ligamentos, tendões…

Quando se trata da pele, o colágeno é uma das substâncias responsáveis por “dar liga” às células, mantendo-as unidas. Juntamente com a elastina, ele torna esse tecido flexível e resistente.

Nosso corpo produz esta proteína o tempo inteiro. O problema é que, a partir dos nossos 30 anos, a produção diária começa a ser cada dia menor. A queda na produção é de 1% a cada ano de vida.

Portanto, uma pessoa de 60 anos produz cerca do 70% do colágeno que produzia aos 30 anos. Aos 80 anos, produz 50% a menos e um dos muitos resultados desta redução na produção é o envelhecimento da pele.

Assim, em nossos primeiros anos de vida, esta proteína se degrada, mas o corpo consegue repor a mesma quantidade.

Ao longo do tempo, a degradação é sempre maior do que a produção e com uma diferença cada vez mais significativa.

Tomar colágeno repõe a proteína que o organismo precisa?

Se o corpo reduz a quantidade de proteína que produzimos, basta tomar um suplemento para reequilibrar e suprir o que o organismo precisa, certo? Infelizmente, errado.

Na verdade, o organismo não consegue pegar este colágeno prontinho que nós tomamos e simplesmente colocar na pele, nos ossos, nas cartilagens e em todas as outras partes do corpo.

Quando nós tomamos o colágeno, ele passa pelo nosso sistema digestivo. Lá, no estômago e intestino, o corpo pega o colágeno pronto e o decompõe em aminoácidos, que são as substâncias que formam as proteínas.

Então, a partir deste processo de digestão, o organismo pega esses aminoácidos e faz uma nova receita com eles, de acordo com as nossas maiores necessidades.

Assim, se o corpo precisa de tecido muscular, ele pega os aminoácidos e transforma em tecido muscular. Se ele precisa fortalecer as unhas, ele transforma os aminoácidos em queratina.

Portanto, nós poderíamos fazer uma longa lista de tudo que o corpo pode fazer com esses aminoácidos: músculos, unhas, cabelo, células da pele, albumina, fibrinogênio…

Mas o que precisamos que você entenda é que, ao tomar colágeno, ele pode ser transformado em inúmeras outras coisas e talvez apenas uma ínfima parte se transforme em colágeno novamente.

Então não adianta tomar colágeno?

Não. Você até pode tomar colágeno, não fará mal. Porém, seu corpo irá aproveitá-lo da mesma forma que ele utiliza outras proteínas, como os feijões, castanhas, ovos, whey protein ou as carnes.

Assim, se o seu objetivo é dar condições para que o corpo produza colágeno, o que realmente pode fazer diferença é uma alimentação equilibrada, com proteínas em quantidade ideal e com seus aminoácidos intactos.

O que fazer para combater a flacidez e o envelhecimento?

Se o seu objetivo é prevenir a flacidez e desacelerar o processo de envelhecimento, o caminho não é simplesmente tomar colágeno e esperar um milagre acontecer.

Para isso, é fundamental:

1. Manter uma alimentação equilibrada

Como você viu, nosso corpo precisa de proteínas. Então este nutriente precisa fazer parte das suas refeições, sempre de forma equilibrada.

Porém, não se esqueça de que outras vitaminas combatem os radicais livres que causam a oxidação das nossas células, inclusive da pele. Assim, o melhor caminho é ter um prato saudável, colorido e natural.

2. Beber bastante água

O colágeno precisa de muita água. Sem a hidratação correta, nossa pele se torna opaca, quebradiça, descama e fica flácida. Portanto, mantenha sua garrafinha por perto e tome água o dia inteiro.

Além disso, a água ajuda o corpo a eliminar toxinas e outras substâncias que causam danos à pele. Então esse é mais um motivo para tomar muita água.

3. Evitar a degradação do colágeno

Existem hábitos que destroem o colágeno que nós temos no corpo e na pele. Alguns deles são o uso de cigarros, consumo de bebidas alcoólicas e tomar sol. Evite-os para manter seu rosto firme e bonito.

Agora por essa você não esperava: o açúcar degrada o colágeno. Ele forma complexos rígidos que tiram a elasticidade desta proteína e tornam a pele mais envelhecida.

4. Estimular o colágeno com procedimentos eficazes

Existem alguns tratamentos estéticos que realmente estimulam a pele a produzir colágeno. Portanto, eles podem ser usados para prevenir a flacidez ou até combatê-la, desde que tenhamos consciência de suas limitações.

Alguns exemplos desses tratamentos são os fios de sustentação, os lasers, microagulhamento e bioestimuladores de colágeno. Mas por que eles funcionam?

Lembra que nós falamos, no começo do post, que o colágeno é importante na cicatrização? Então sempre que a nossa pele sofre uma lesão, o organismo produz mais desta proteína naquele local para reparar os tecidos.

Todos esses tratamentos que nós mencionamos provocam uma lesão controlada. Os bioestimuladores, por exemplo, injetam ácidos. Os lasers aplicam calor (queimam) e o microagulhamento perfura mecanicamente.

Diante desta lesão, a pele produz colágeno com o objetivo de reparação e, neste processo, deixa o rosto mais firme. Aliás, muitos desses tratamentos podem ser usados no corpo também.

Estimular o colágeno garante o rejuvenescimento?

Porém, embora seja possível estimular a produção de colágeno de forma eficiente, isso não significa que ele consegue reverter com sucesso o envelhecimento.

Uma pele que apresenta um grau mais acentuado de flacidez, com diversas rugas estáticas e com sobras nas pálpebras, no contorno do rosto ou com estruturas derretidas, não consegue se recompor somente com colágeno.

Neste caso, a única alternativa para o rejuvenescimento facial é a cirurgia plástica.

Nas cirurgias plásticas para a face, o médico retira excessos de pele, reposiciona músculos e preenche camadas profundas para obter um excelente resultado.

Assim, o raciocínio é o mesmo para o corpo. Existem quadros de flacidez que só podem ser resolvidos com liftings que retiram o excesso de pele de regiões específicas como abdômen, seios, braços, pernas e assim por diante.

Entendeu por que não adianta tomar colágeno para rejuvenescer ou combater a flacidez? Gostou do post? Tem amigas que tomam colágeno com a esperança de um milagre?

Então compartilhe este post para que elas saibam o que fazer para realmente estimular a produção de colágeno e manter a pele jovem por mais tempo.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)