Fale Conosco Pelo Whatsapp

No ranking das cirurgias plásticas, a rinoplastia está sempre entre as campeãs. Porém, nos últimos anos, apareceram opções para corrigir o nariz sem cirurgia e sem cicatriz. As promessas são de rinomodelação com fios ou com preenchedores. Mas será que vale a pena?

Neste post, vamos falar sobre a rinomodelação com fios, bem como outras opções para corrigir o formato e o tamanho do nariz. Então, se você também se incomoda com o seu, não perca a leitura!

O que é rinomodelação com fios?

A rinomodelação com fios é um procedimento minimamente invasivo que utiliza fios de sustentação para fazer algumas alterações no formato e ângulo do nariz, com o objetivo de torná-lo mais harmônico.

Este procedimento também é conhecido como rinoplastia não cirúrgica com fios ou “thread lift” nasal. Devido ao fato de não implicar em anestesias gerais, incisões ou cicatrizes, ele está conquistando uma certa popularidade.

Porém, como ocorre com todos os procedimentos estéticos, existem vantagens e desvantagens. Assim, é importante que você fique atento antes de realizar uma alteração em seu rosto sem saber se ela oferece, realmente, a melhor solução para seu incômodo.

A seguir, vamos explicar como o procedimento é feito, bem como suas vantagens e alguns pontos que precisam de consideração antes de tomar esta decisão.

Como é feita a rinomodelação com fios?

Neste procedimento, o profissional usa fios de polidioxanona (PDO) para remodelar o nariz. Este material já é conhecido na área de medicina e estética, é usado em muitos procedimentos e não oferece riscos significativos.

Para iniciar o procedimento, o profissional anestesia o paciente. Geralmente, ele utiliza apenas uma anestesia local, que é suficiente para evitar dores enquanto os fios são inseridos na face.

Em seguida, o profissional cria alguns pequenos pontos de entrada para que os fios sejam colocados sob a pele do nariz. Então, eles são posicionados para que, ao tracionar a pele, eles produzam a alteração desejada pelo paciente.

Assim, em alguns casos, o profissional coloca os fios para que ele levantem a ponta do nariz. Outras vezes, o objetivo é remodelar suavemente o dorso, que é esta parte mais alta do nariz, estruturada pelo osso e que determina o formato deste traço.

Quando esse processo termina, o procedimento está concluído. Portanto, o paciente pode voltar para casa ou para suas atividades normais, tomando apenas alguns cuidados no período de recuperação.

Quais são as vantagens da rinoplastia não cirúrgica?

Segundo os profissionais que aplicam a técnica e pacientes que se submeteram a ela, a rinomodelação com fios apresenta as seguintes vantagens:

A rinomodelação com fios traz resultado rápido

O paciente vê o resultado da rinoplastia com fios imediatamente após o procedimento. Embora ele apresente inchaço nos primeiros dias, a recuperação é mais rápida do que a de uma cirurgia plástica e ele também não precisa de tampões, curativos ou moldes de gesso.

A rinomodelação com fios não demanda internação

Neste tipo de procedimento, o paciente não precisa de uma estrutura hospitalar. O profissional consegue fazer esta rinomodelação na própria clínica ou consultório, sem necessidade de internação.

Os fios de PDO estimulam a produção de colágeno

Os fios de PDO, da mesma forma que acontece quando são aplicados no rosto, estimulam a pele do local a produzir colágeno. Portanto, aquela região fica mais hidratada, firme e passa por um processo de rejuvenescimento a médio e longo prazos.

Quais são as desvantagens da rinomodelação com fios?

Embora seja um procedimento muito mais rápido, tanto na execução quanto na recuperação, a rinomodelação com fios não consegue atender às necessidades de todas as pessoas que desejam fazer alterações no nariz.

Além disso, a rinomodelação tem algumas outras desvantagens às quais você precisa ficar atento. Veja a seguir:

A rinoplastia não cirúrgica dura pouco tempo

O paciente que faz este procedimento precisa estar ciente de que o corpo reabsorve os fios no decorrer do tempo. Portanto, eles deixam de fazer efeito.

Estima-se que os fios durem cerca de um ano no organismo. Com uma expectativa bem otimista, eles podem permanecer até dois anos. No entanto, isso não significa que o fio ficou intacto por 24 meses e desapareceu no dia seguinte. É um processo gradual.

Portanto, à medida que o fio é absorvido, dia a dia, o resultado do procedimento se perde. Quando consideramos este fato, a durabilidade em seu estado máximo de tração é bem curta.

A rinomodelação não corrige todos os tipos de narizes

Diversos tipos de narizes precisam de muito mais do que uma leve tração para a correção. Nos próximos tópicos, selecionamos alguns exemplos.

Nariz grande

A rinomodelação com fios não reduz o tamanho do nariz. Ela apenas faz algumas alterações sutis no formato, no ângulo da ponta, entre outros incômodos estéticos não tão complexos.

Para mudanças mais significativas, especialmente quando se trata de um nariz grande, o médico precisa serrar ossos, retirar trechos de cartilagem e, em alguns casos, remodelar a pele.

Portanto, a rinomodelação com fios é um procedimento com resultados limitados diante da diversidade de narizes que chegam a uma clínica de cirurgia plástica.

Nariz adunco ou aquilino

Em alguns casos, pode ser possível corrigir o nariz adunco ou aquilino com rinomodelação com fios caso a pessoa não se sinta desconfortável com o tamanho deste órgão.

Então, pode ser que o profissional consiga, com a tração dos fios, levantar um pouco a ponta e parte do dorso do nariz para que a posição dessas partes se torne compatível com a altura da giba nasal, formando uma linha mais reta.

Porém, em muitos outros casos, isso não é possível. Em primeiro lugar, porque o tamanho do nariz pode ser um fator de correção importante para obter a harmonia do rosto.

Em segundo lugar, alterar demais o ângulo da ponta do nariz sem mexer na estrutura do órgão pode fazer com que a entrada das narinas fique muito exposta. O resultado é o famoso nariz de porquinho.

Então, é importante entender que não existem soluções simples para problemas complexos. O melhor profissional para avaliar seu nariz e seu rosto com bastante critério com o objetivo de indicar o procedimento mais adequado para chegar ao resultado que você deseja é o cirurgião plástico.

Narizes largos

A rinomodelação com fios também não corrige narizes largos. Afinal, a técnica não consegue diminuir a abertura das narinas, diminuir o volume de uma ponta bem cheia e arredondada ou mesmo suspender um dorso extremamente baixo.

Essas características são bastante comuns em pessoas de determinadas etnias, principalmente em descendentes de povos africanos, que apresentam o nariz negroide, e entre os asiáticos.

Quando apenas as asas do nariz são largas, o cirurgião consegue corrigi-las com uma cirurgia plástica chamada alectomia. Para o dorso baixo e ponta arredondada, é preciso corrigir a estrutura com uma rinoplastia.

A rinomodelação pode causar fibrose

O princípio de ação dos fios de PDO é uma lesão controlada, que por agredir suavemente a pele, estimula os fibroblastos a produzirem colágeno. Porém, esta é a resposta ideal do organismo.

Em alguns casos, a pele responde a esta situação com um processo mais acentuado para a regeneração da área tratada e, de forma exagerada, não produz apenas mais colágeno, mas também um tecido fibroso.

Este tecido fibroso é mais rígido que a pele normal, pode causar ondulações e deformidades na pele. Além disso, mesmo que esta fibrose não fique visível, ela complicará a realização de novos procedimentos ou até mesmo de uma rinoplastia.

A rinoplastia não cirúrgica pode acarretar complicações

Embora seja menos invasiva que uma cirurgia plástica, a rinoplastia não cirúrgica pode gerar complicações como infecções e rejeição do organismo, além da fibrose, que nós já comentamos.

O paciente pode evitar muitas dessas complicações ao buscar uma clínica de confiança, que adota protocolos eficazes de higiene e segurança, bem como profissionais realmente qualificados para realização do procedimento. Porém, ainda assim, o risco existe.

Não se sabe qual será o resultado de rinomodelações consecutivas a longo prazo

Todos os tipos de rinomodelação, inclusive a com fios, precisam ser refeitas periodicamente. Além disso, são procedimentos relativamente novos. Ninguém fez sucessivas aplicações ao longo de anos para sabermos o resultado.

Talvez, no futuro, possamos dizer que não há riscos e que o nariz não sofre nenhuma mudança significativa ou que as pessoas não aumentam o risco de fibroses à medida que repetem o procedimento. No entanto, hoje, não é possível fazer esta afirmação.

O que fazer para não ter problemas com a rinomodelação?

Se você se sente realmente insatisfeito com seu nariz, provavelmente a solução mais efetiva é a cirurgia plástica. Afinal, além do cuidado com a estruturação deste órgão e com a harmonia facial, o resultado é permanente.

Diferentemente da rinomodelação, seja com fios ou a tradicional (feita com preenchedores), a rinoplastia é definitiva. Portanto, ela não exige reaplicações periódicas e nem altera seu resultado ao longo do tempo.

A rinoplastia altera a estrutura do nariz. Portanto, ossos, cartilagens, mucosa e pele são devidamente ajustados para que esta mudança na aparência não traga problemas para o paciente, nem a curto e nem a longo prazo.

Além desses cuidados, é importante destacar que o profissional qualificado tanto para avaliar o paciente quanto para realizar esse tipo de procedimento é o cirurgião plástico.

Ele tem o conhecimento de anatomia necessário para tomar esta decisão, domina as técnicas de aplicação ou cirúrgicas, além de ter um senso estético desenvolvido para proporcionar um resultado natural e harmônico.

Agora você já sabe o que é a rinomodelação com fios, bem como as vantagens e desvantagens deste procedimento. Então, que tal aprender mais sobre a melhor forma de corrigir o nariz?

Continue aqui no blog e confira o nosso manual completo da rinoplastia!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)