Fale Conosco Pelo Whatsapp

Já percebeu como algumas pessoas — e talvez você seja uma delas — têm uma “boca triste”, com lábios caídos nas laterais? Para elas, o lip lift pode ser a solução. Você já conhece este procedimento?

Então continue neste post! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o lip lift!

O que é o lip lift?

O lip lift é um procedimento que reposiciona os lábios e encurta a distância entre o arco do cupido e o nariz. Assim, ele rejuvenesce o rosto e melhora a curvatura da boca, deixando-a mais ascendente.

Para atingir este resultado, o médico realiza uma cirurgia minimamente invasiva, utilizando apenas anestesia local.

Você já percebeu que, entre os macacos, o canto da boca é mais caído, certo? Quando a pessoa fica com os lábios nesta posição, nós inconscientemente também associamos a uma aparência símia.

Portanto, a correção que o lip lift faz elimina essa aparência símia, além de aumentar a exposição dos dentes e a própria extensão dos lábios, o que deixa o rosto mais jovem e até mesmo sensual.

Quais são as indicações do lifting de lábios?

Os médicos costumam indicar o lip lift quando as queixas dos pacientes estão relacionadas às seguintes situações:

Sorriso baixo

Com a idade, é comum as pessoas ficarem com o sorriso mais baixo, ou seja, aquele sorriso que não mostra os dentes. Porém, mesmo pessoas jovens podem ter essa característica.

Então, os médicos indicam o lip lift para levantar o lábio superior, aumentando essa exposição dos dentes superiores.

Lábios muito finos

Você também já deve ter visto pessoas com os lábios muito estreitos, quase inexpressivos. Até quando passam batom o efeito visual não é impactante, pois parece apenas um risquinho, sem contorno.

Então, o lip lift pode solucionar este problema, pois ele posiciona um trecho do vermelhão do lábio, que ficava na parte interna da boca, para fora. Assim, ele fica exposto e deixa o lábio mais extenso e volumoso.

Perda de gordura labial

Mais uma vez, a vilã que causa a perda de gordura labial é a idade. Aliás, ela não causa apenas a redução de volume dos lábios, mas o desaparecimento de vários coxins que estruturam a face.

Isso também acontece com a boca. Portanto, os lábios ficam sem volume e o resultado estético é desfavorável.

Distância grande entre o nariz e a parte superior dos lábios

Outro ponto que merece destaque é a distância entre o nariz e o lábio superior, que tende a aumentar ao longo dos anos, evidenciando o envelhecimento.

Portanto, ao reduzir essa distância, a pessoa fica com um aspecto mais jovem, o que leva muitos a buscarem o procedimento de lifting de lábios.

Como o cirurgião faz o levantamento de lábios?

As técnicas que permitem o levantamento dos lábios evoluíram muito nos últimos anos. Assim, agora temos um procedimento minimamente invasivo, com recuperação rápida e cicatriz muito discreta.

No lip lift, o médico faz um pequeno corte dentro do nariz. Por meio dele, o cirurgião descola a pele situada entre o nariz e a boca, retirando um trecho desta região, próximo à base do nariz.

A retirada desta faixa de apenas alguns milímetros é suficiente para causar uma grande diferença. Ela não só estica esta área, como estimula a contração do músculo desta região, dando uma nova forma aos lábios.

O procedimento costuma ser feito no próprio consultório médico, com anestesia local, em cerca de 40 minutos a 1 hora. Portanto, o paciente precisa de uma programação mínima para realizá-lo.

Como é a recuperação do paciente após o lip lift?

O procedimento é muito rápido, bem como a recuperação do paciente após a cirurgia. Portanto, em um período que varia entre 3 e 5 dias, a pessoa já tem uma melhora muito significativa.

O médico retira os pontos entre 7 e 10 dias após o procedimento e o edema (inchaço) desaparece completamente em pouco tempo, proporcionando muita satisfação com o resultado.

Para realizar o lip lift, o paciente não precisa se afastar do trabalho. Porém, como algumas pessoas preferem combinar o lifting de lábios a outras cirurgias, como a rinoplastia, elas podem ter que cumprir o repouso referente ao procedimento mais complexo.

Como fica a cicatriz após o levantamento de lábios?

Nas primeiras semanas após a cirurgia, é normal que o paciente fique com uma cicatriz na base do nariz, que é a região de onde o médico retira o trecho de pele.

No entanto, à medida que as semanas passam, essa cicatriz amadurece, se torna mais parecida com a pele em volta e fica praticamente imperceptível em cerca de um ano.

Além disso, a base do nariz já é uma região com uma dobra, uma angulação e uma sombra natural. Tudo isso contribui para que a maioria das pessoas não consiga distinguir a cicatriz.

Por que o lip lift faz tanto sucesso?

Especialmente entre as mulheres, o lip lift faz muito sucesso. Isso se deve ao fato de que o procedimento deixa a boca realmente mais sensual e o sorriso mais jovial.

Existem alguns fatos que nós não percebemos conscientemente, mas que modelam a nossa percepção do mundo, das pessoas, das noções de jovialidade e sensualidade.

Porém, vários estudos acabam explicando os motivos dessas percepções e nos ajudam a entender o sucesso do lip lift.

Provavelmente você não notou, mas geralmente as mulheres mais jovens e consideradas atraentes expõem entre 3 e 5 milímetros dos dentes incisivos superiores centrais mesmo com a boca em repouso.

Isso significa que, mesmo com a boca em descanso, os lábios não ficam completamente fechados. Assim, eles mostram os dentes e também uma área vermelha maior.

No entanto, à medida que os anos passam, a flacidez da pele do filtro nasal, que é a região entre o nariz e a boca, bem como a perda de volume dos lábios, faz com que os lábios caiam, fechando-se completamente.

O lip lift reverte esta condição ao encurtar a região do filtro nasal, rejuvenescendo o sorriso e o rosto, além de deixar a pessoa mais atrativa.

Afinal, devo fazer o lip lift ou o preenchimento labial?

Esta pergunta não faz tanto sentido porque, na verdade, um procedimento não exclui o outro. Eles têm, inclusive, papéis complementares.

Quando se fala em duração de procedimentos, o lip lift é mais duradouro. Afinal, ele faz uma intervenção definitiva na região por pelo menos 10 anos até que a pele se torne flácida e perca volume suficiente para que o resultado desapareça.

O lip lift tem ainda outro efeito que o preenchimento labial não consegue reproduzir, que é o ajuste da altura vertical dos lábios. Isso significa que a distância entre o lábio superior e o nariz diminui, passando a ideia de jovialidade.

Por outro lado, o preenchimento labial tem um resultado completamente transitório. Seu efeito pode durar 6 meses, 9 meses, 12 meses ou, em alguns casos mais raros, até 18 meses.

Porém, não podemos negar que o preenchimento labial promove um aumento de volume na boca, além de estimular a produção de colágeno e hidratar profundamente os lábios.

Portanto, a aplicação de ácido hialurônico não deve ser vista como uma questão simplesmente de volume, mas em um investimento para manter os lábios jovens por mais tempo.

Muitos médicos, inclusive, recomendam uma combinação de procedimentos para potencializar e aumentar a durabilidade do lip lift. Lasers e peelings também são muito bem-vindos!

Quanto tempo o paciente demora para ver o resultado?

Em cerca de 30 dias o paciente já tem uma aparência bem próxima do resultado final. Porém, como essas pessoas estavam acostumadas ao lábio caído, elas podem achar que a boca ficou muito alta.

No entanto, essa é apenas uma impressão inicial. Aos poucos, elas percebem que realmente o procedimento rejuvenesceu o sorriso. Além disso, infelizmente, o lábio continua caindo ao longo dos anos.

Assim, a cada 10 anos, existe uma queda estimada que varia entre 1 e 3 milímetros, fazendo com que a boca desça novamente, embora de forma mais lenta.

Como saber qual é o procedimento ideal para mim?

Na dúvida, procure sempre um cirurgião plástico habilitado, credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele saberá identificar suas necessidades e indicar o procedimento mais adequado.

Assim, ele avaliará seu caso de forma individual, tirará várias medidas do seu rosto e identificará fatores como a distância entre o seu lábio inferior e superior com a boca em repouso, distância entre nariz e lábio superior etc.

Caso ele perceba que você precisa de um aumento vertical da boca, ele provavelmente indicará a realização do lip lift. Afinal, o ácido hialurônico não consegue reduzir a distância entre o nariz e o lábio superior.

Inclusive, pacientes que não buscam esta orientação acabam se decepcionando com o preenchimento labial, pois ele aumenta o volume da boca e acaba destacando a queda dos lábios.

No entanto, com o procedimento adequado, o médico consegue resolver o problema correto, o que aumenta suas chances de ficar mais satisfeita com a própria aparência.

E então, você já conhecia o lip lift? Gostou de descobrir um procedimento para dar aquele up nos lábios e deixá-los mais bonitos e sensuais?

Quer saber qual dos dois procedimentos é o mais adequado para o seu caso? Marque agora mesmo uma consulta com nossos especialistas e deixe seus lábios incríveis!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Fale Conosco Pelo Whatsapp