Fale Conosco Pelo Whatsapp

Até alguns anos atrás, uma boca fina era vista como um sinal de delicadeza e feminilidade. Porém, a moda mudou e, com ela, os lábios grossos passaram a ser valorizados, o que aumenta a procura pelo preenchimento labial.

O que mudou, na verdade, foi um padrão de beleza, que passou a reconhecer lábios carnudos como símbolo de sensualidade. Esta é a era do bocão.

E não se trata apenas do volume. Muitas pessoas, especialmente mulheres, desejam pequenas alterações no formato e correções na proporção entre o lábio inferior e superior, além do destaque no arco do cupido.

Como podemos imaginar, este novo padrão fez com que o número de preenchimentos labiais disparasse. Mas e você, já fez ou teve vontade de fazer este procedimento?

Se você já fez ou nunca preencheu os lábios, mas tem vontade de aumentar a sua boca, continue a leitura. Vamos explicar tudo sobre esse procedimento e apontar também uma opção definitiva.

Por que tantas pessoas procuram o preenchimento labial?

Talvez as pessoas nunca tenham visto o próprio rosto com tanta frequência. Afinal, depois que o celular passou a carregar também uma câmera, as selfies sozinho ou com os amigos acontecem com bastante frequência.

Então as pessoas também começaram a perceber que não estão tão “bem na foto” como gostariam e passam a se incomodar com detalhes que antes não percebiam, como tamanho do nariz, formato da boca etc.

Diferentemente do passado, atualmente é muito mais fácil alterar esses traços. Portanto, as pessoas recorrem tanto a procedimentos estéticos como a cirurgias plásticas para ajustar sua aparência aos seus desejos.

Como é feito o preenchimento labial?

O preenchimento labial é um procedimento minimamente invasivo. Isso significa que, para chegar ao resultado que o paciente deseja, o médico não precisa fazer cortes ou grandes incisões.

Consequentemente, o paciente também não precisa de uma anestesia de grande porte ou sedação. Basta utilizar uma anestesia local, geralmente aplicada em forma de pomada ou creme.

Também não existe um pós-procedimento que exige repouso, restrição de atividades e nem mesmo dificuldade para voltar ao trabalho.

Esse é o caso do preenchimento labial. Como um procedimento minimamente invasivo, sua realização é rápida, pode acontecer em consultório e o paciente fica livre para suas atividades depois.

Assim, o médico anestesia a boca e seu entorno com uma pomada anestésica. Em seguida, ele utiliza uma seringa com uma cânula mais grossa para aplicar o ácido hialurônico.

Então, ele aplica essa substância em pontos estratégicos dos lábios, depositando mais produto na região em que ele precisa aumentar o volume e menos produto em regiões que já são naturalmente volumosas.

Ao mesmo tempo, com o próprio dedo, o profissional começa a modelar o produto aplicado, distribuindo-o da forma mais adequada para que o volume e o formato da boca fiquem harmônicos com o rosto do paciente.

Trata-se de um trabalho realmente artístico, mas com muito apuro técnico. O resultado é uma boca com volume e proporções adequadas tanto em relação à face quanto na distribuição entre o lábio inferior e superior.

Neste procedimento, o profissional também consegue corrigir pequenas assimetrias. Portanto, nesses casos, o preenchimento deixa de proporcionar apenas uma melhora e também realiza uma correção.

A quantidade de ácido hialurônico costuma ser bem pequena, mas varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. Afinal, enquanto alguns pacientes querem apenas destacar a boca, outros precisam adicionar muito volume.

Quanto tempo dura o procedimento para preencher os lábios?

Todo o procedimento tem duração aproximada de 30 ou 40 minutos. Porém, o paciente geralmente precisa chegar mais cedo ao consultório para esperar o creme anestésico fazer efeito.

Ainda assim, é fácil ajustar esse tempo à rotina de qualquer pessoa que pode realizar este procedimento em um horário de almoço mais prolongado, em uma tarde ou até mesmo no final do expediente.

O que o paciente precisa fazer após o preenchimento labial?

Embora o médico não precise fazer cortes para preencher os lábios do paciente com ácido hialurônico, a cânula perfura a pele. Assim, ocorrem alguns sangramentos e desconfortos.

O primeiro deles é o inchaço. Além do preenchimento, a boca também fica inchada, o que faz diversos pacientes relatarem a sensação de lábio extremamente esticado.

Outro desconforto é o surgimento de manchas roxas na pele devido ao rompimento de vasos sanguíneos com a cânula, as famosas equimoses.

Finalmente, um terceiro desconforto é o fato de que a pessoa fica com a boca dolorida e muito sensível. Afinal, ela ainda passará por um processo de cicatrização.

No entanto, esse processo dura cerca de 3 dias — e após cerca de 1 semana, a maioria dos pacientes está plenamente recuperada.

Quais são os principais cuidados com o preenchimento dos lábios?

Mesmo um procedimento minimamente invasivo pode trazer riscos ao paciente. Portanto, é importante ficar atento a alguns pontos e não negligenciar certos cuidados.

O primeiro deles é a qualificação do profissional. Afinal, um procedimento estético no rosto pode ter um resultado desastroso quando o profissional exagera na quantidade do produto ou não respeita as proporções naturais.

Você provavelmente já viu pessoas que ficaram literalmente deformadas com preenchimentos labiais e harmonizações faciais. Embora elas sejam exceções, certifique-se de que não fará parte deste grupo.

Embora seja possível reverter o preenchimento labial com uma substância que dilui e remove o ácido hialurônico, a hialuronidase, é melhor evitar esse tipo de exagero.

O segundo cuidado é ainda mais importante, pois diz respeito à segurança. Embora o ácido hialurônico não faça mal ao organismo, erros em sua aplicação podem gerar problemas sérios.

Assim, se o profissional bloquear vasos sanguíneos do rosto por aplicação no lugar errado ou em excesso, os tecidos da face sofrerão um processo de necrose, o que deixará deformações.

Porém, este alerta não é para você ficar assustado. Como dissemos, são exceções. Basta procurar um médico realmente qualificado e experiente para realizar o procedimento com toda a segurança.

Qual é a desvantagem de preencher os lábios?

Embora seja um procedimento minimamente invasivo e com excelentes resultados, não podemos negar que existem algumas desvantagens na realização do preenchimento labial. Veja algumas delas:

O preenchimento labial tem duração limitada

A principal desvantagem de preencher os lábios é a duração do procedimento. Afinal, o corpo absorve o ácido hialurônico ao longo do tempo, reduzindo o volume da boca.

Assim, embora alguns pacientes ainda tenham algum volume na boca até 12 meses após o preenchimento labial, esse não é o resultado mais comum.

A previsão é de que a boca continue volumosa até 6 meses após a aplicação de ácido hialurônico. Depois disso, ela começa a voltar ao seu tamanho original.

Como cada organismo é único, esse tempo de retorno pode variar. Para alguns, é de 6 meses; para outros, 12 meses — e assim por diante.

O fato é que a pessoa precisa realizar o procedimento periodicamente para continuar com os lábios volumosos. Sem essa continuidade, não há resultados permanentes.

A aparência não fica estável

Vamos voltar à questão das fotos? Como você viu no tópico anterior, o corpo absorve o ácido hialurônico gradualmente. Assim, a boca vai perdendo o volume.

Isso significa, na prática, que a menos que o paciente volte ao consultório e reaplique o ácido a cada 6 ou 8 meses, ele ficará com a boca em um tamanho diferente em vários registros fotográficos.

Assim, se ele tirar uma foto 3 meses após o procedimento, sua boca terá um determinado volume. Noves meses após o preenchimento, o volume será outro e assim por diante.

Estamos falando de fotos porque elas registram e permitem comparação, mas o ponto é que em cada momento, a boca do paciente terá um volume diferente e isso é bastante perceptível.

Em uma situação, a pessoa tem um bocão. E outra, tem uma boquinha. A imagem não é estável, ela se modifica continuamente.

Portanto, não é um procedimento que a pessoa faz e fica tranquila. Ela precisa repeti-lo continuamente.

O investimento pode ser mais alto que o de uma cirurgia definitiva

Devido a esta necessidade de inúmeras repetições, o investimento em preenchimento labial fica, a longo prazo, mais alto que o de uma cirurgia plástica.

Portanto, para muitas pessoas, simplesmente não compensa fazer preenchimento labial. Ao se programarem para uma cirurgia, elas têm um resultado definitivo.

A cirurgia plástica se torna especialmente vantajosa para quem tem a boca muito fina. Afinal, ela poderá realmente aumentar a extensão dos lábios e nunca mais se preocupar com isso!

Existe cirurgia para aumento dos lábios?

Sim, a queiloplastia é a cirurgia plástica que permite corrigir os lábios, deixando-os proporcionais ao rosto, simétricos e, quando necessário, livres de deformações e fissuras.

Portanto, a queiloplastia pode diminuir os lábios de quem se queixa de que eles são muito grandes, mas também consegue aumentar os lábios de quem tem a boca muito fina.

Neste caso, o médico utiliza técnicas precisas e retira trechos de pele para forçar a exposição da parte interior da boca. Assim, ao longo dos dias, essa área também passa a formar os lábios.

Vale a pena destacar que a queiloplastia não aumenta o volume dos lábios e sim sua extensão. Então, uma de suas principais indicações é para as pessoas com uma boca muito fina.

Diferentemente do preenchimento labial, a queiloplastia é uma solução definitiva, ou seja, você nunca mais precisará retocar e terá uma boca permanentemente proporcional à face.

Quer saber mais sobre a cirurgia plástica que substitui o preenchimento labial e aumenta a boca de forma permanente? Então continue aqui no blog e saiba mais sobre a queiloplastia.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)