Fale Conosco Pelo Whatsapp

O ácido hialurônico é um componente produzido por nosso próprio organismo. No entanto, com o passar dos anos, essa produção reduz muito, juntamente com a síntese de colágeno.

E sabe como nós percebemos isso? Ao longo do tempo, vemos que a pele se torna cada vez mais opaca, apresenta rugas e surge a tão temida flacidez, com consequente “derretimento da face”.

Felizmente, é possível repor boa parte do ácido hialurônico que o corpo deixa de produzir. Por esta razão, muitas pessoas procuram um centro estético para aplicar este ativo que traz tantos benefícios para nossa saúde e beleza.

Por ser uma substância natural, não há rejeição pelo organismo humano. Esse é um dos motivos que mais atrai as pessoas ao procedimento, além do resultado maravilhoso que ele proporciona.

Formas de utilizar o ácido hialurônico

Preenchimento e volumização

O ácido hialurônico é uma substância viscosa, como um gel mais firme. Por isso, além de hidratar a pele, ele também é capaz de adicionar volume a diversas partes do rosto e corpo.

A aplicação é realizada geralmente para preenchimento do sulco facial, chamado popularmente de “bigode chinês”, para aumento labial ou até mesmo para aumentar as maçãs do rosto.

Uso interno

O ácido hialurônico pode ser tomado via oral, também. Inclusive, existem diversas fórmulas disponíveis no mercado que associam essa substância ao colágeno.

Essas duas substâncias produzem benefícios não só para a pele, mas também para as articulações. Isso acontece porque o colágeno ajuda na composição das cartilagens e o ácido hialurônico atua na lubrificação.

Porém, é importante destacar que tomar essas substâncias não causa nenhum milagre na pele. Até mesmo porque, ao serem absorvidas pelo sistema digestivo, elas serão distribuídas pelo corpo.

O colágeno, por exemplo, representa 25% de toda a proteína que o nosso organismo produz. Ele atua na formação e preservação de ossos, cartilagens, pele, ligamentos, tendões e outros tecidos, como o estroma.

Então, quando nós tomamos colágeno, apenas uma pequena parte deste consumo vai, de fato, compor a nossa pele. Para o rejuvenescimento, portanto, essa contribuição é ínfima.

Com o ácido hialurônico acontece a mesma coisa. Quando nós o consumimos via oral, ou seja, tomando qualquer comprimido ou fórmula, o organismo o distribui para inúmeros tecidos.

Por isso, se o seu objetivo é realmente melhorar a qualidade da pele, é melhor optar pela aplicação por meio de injeções. Assim, ele fica concentrado no lugar em que promove o rejuvenescimento.

Uso tópico de ácido hialurônico

Outra forma de utilizar o ácido hialurônico como aliado da beleza é na forma de cremes ou géis. Ele contribui, sim, para a firmeza da pele, brilho e sedosidade. Porém, seu principal benefício é a hidratação.

Inclusive, existem batons com ácido hialurônico. Eles prometem dar volume aos lábios. No entanto, essa volumização é pouco perceptível e talvez não seja o maior benefício do produto.

Mas como hidratantes para os lábios, esses produtos são realmente excelentes. Inclusive, é possível comprá-los com cor ou sem cor, para passar antes de dormir, por exemplo.

Sobre esses produtos com ácido hialurônico em sua composição, os fabricantes geralmente recomendam usá-los pelo menos 1 vez ao dia. A aplicação após o banho, com uma leve massagem, melhora a absorção.

Os principais locais de aplicação são a face, com o objetivo de prevenir e reduzir rugas e linhas de expressão, marcas de acne e ressecamento. Porém, há produtos adequados para uso em todo o corpo.

Benefícios do Ácido Hialurônico

Você já sabe como utilizar o ácido hialurônico mas, neste tópico, vai entender quais são os benefícios que ele proporciona e o porquê de tantas vantagens estéticas. Veja a seguir!

Alto poder de hidratação

Nossa pele precisa de muita água. Porém, ela concorre com diversos tecidos do corpo que também precisam deste líquido e, por isso, o organismo às vezes dá preferência aos órgãos vitais como cérebro, intestinos etc.

Além de nem sempre receber a quantidade de líquido que precisa, a pele ainda perde água. Isso acontece nas trocas que ela faz com o ambiente e com a eliminação de suor, entre outros processos.

Por isso, é fundamental caprichar na hidratação da pele. O ácido hialurônico é excelente para isso, pois é um hidratante mega potente. Quando sua molécula entra em contato com a água, ele segura este líquido, impedindo que a pele fique ressecada.

Então, se você tem a pele do rosto, dos lábios, dos cotovelos ou de qualquer parte do corpo muito sensíveis, vale a pena apostar em hidratantes com ácido hialurônico.

Rejuvenescimento da pele

Já percebeu que o corpo reduz a produção de determinadas substâncias a partir dos 20 ou 30 anos? Isso acontece com o colágeno e também com o ácido hialurônico.

O resultado dessa redução na produção é o envelhecimento, principalmente da pele. Então, ela começa a se tornar cada vez mais flácida, perder seu viço, sua tonicidade…

Mas o ácido hialurônico pode ajudar a reverter esse processo ou, pelo menos, desacelerá-lo. Quando aplicado na pele, ele desencadeia algumas reações que estimulam os fibroblastos a produzirem colágeno.

Portanto, quando a pessoa faz as aplicações de ácido hialurônico, sua pele passará os próximos meses produzindo uma quantidade maior de colágeno. Assim, ela se torna mais firme, mais espessa e consequentemente, rejuvenescida.

Auxílio para a reconstituição facial

Se você pensa que o envelhecimento do rosto acontece apenas devido à perda de firmeza da pele, esta é uma visão equivocada. Infelizmente, o envelhecimento começa com um processo muito mais profundo.

Ao longo dos anos, até mesmo os ossos do nosso rosto vão perdendo parte de sua massa. Aquelas aberturas para os olhos, a sustentação para a bochecha, o contorno para o queixo e mandíbula, tudo perde volume.

Por isso, além de se tornar mais flácida, a pele também fica sem sua base de sustentação. Sem ter o preenchimento adequado, ela cai. Assim, ela forma sinais como o bigode chinês, buldogue, marionete…

Porém, é possível preencher a face em profundidade usando ácido hialurônico. Desta forma, a pele fica mais esticadinha, como era na juventude. Trata-se de uma reconstrução (ou reconstituição) facial.

Além disso, mesmo pessoas jovens podem querer fazer pequenas alterações no rosto para torná-lo mais proporcional e dar destaque a pontos que ressaltam sua beleza. Este procedimento é conhecido como harmonização facial.

Porém, é importante fazer a harmonização facial com profissionais realmente qualificados. Esse cuidado evita complicações ou resultados indesejados, como o famoso pillow face.

Não há dúvidas de que a harmonização facial é um procedimento que está em alta e que contribui para melhorar esteticamente o rosto de muitas pessoas.

No entanto, ele tem outras aplicações além da estética. Em alguns casos, o procedimento tem ação reparadora, como em pessoas com assimetrias faciais. Assim, ele é fundamental para melhorar a satisfação com a própria aparência e a autoestima dos pacientes.

Proteção contra os efeitos do sol

Nós sabemos que tomar sol por um período bem curtinho, todos os dias, faz muito bem à saúde. Porém, a exposição mais prolongada, até mesmo no dia a dia, faz com que esta luz e os raios ultravioleta danifiquem a pele.

Esse processo é chamado de fotoenvelhecimento. E como nem sempre conseguimos controlar nossa exposição ao sol ou queremos realizar atividades ao ar livre, precisamos proteger a pele.

O ácido hialurônico é uma das substâncias que protegem contra o fotoenvelhecimento. Ele é ainda mais necessário quando falamos do rosto, mãos e até mesmo braços, que ficam expostos com maior frequência à luz solar.

Ao utilizarmos produtos com ácido hialurônico nessas regiões, ocorre uma hidratação interna que combate os efeitos da luz do sol. Portanto, combinado ao protetor solar, ele é um aliado perfeito para retardar o envelhecimento.

Preenchimento de rugas e olheiras

Como já falamos, o ácido hialurônico tem uma consistência semelhante à de um gel, porém ainda mais firme. Portanto, se ele ocupa um espaço, ele volumiza aquele local.

Agora pense um pouco no seu próprio rosto. Já começou a perceber algumas linhas de expressão e até mesmo rugas dinâmicas e estáticas mais profundas? O ácido hialurônico pode ajudar a reduzi-las.

Afinal, ao ser aplicado na pele, o ácido hialurônico preenche esse sulco que a ruga forma. Ele penetra nas brechas entre as células e uniformiza a altura da pele, deixando-a mais lisa. O mesmo acontece com as olheiras e com as rugas periorais, que formam o famoso código de barras ao redor dos lábios.

Porém, vale destacar que o efeito do ácido hialurônico é temporário. O corpo o absorve depois de alguns meses. Então, se você já tem várias rugas profundas e quer um resultado mais duradouro, a cirurgia plástica facial pode ser muito mais interessante.

Preenchimento labial

Assim como a harmonização facial, o preenchimento de lábios também caiu no gosto dos brasileiros. Ele permite volumizar e modelar melhor a boca, deixando-a proporcional ao rosto e mais sensual.

Além do preenchimento, o ácido hialurônico proporciona uma excelente hidratação dos lábios. Mais que isso, ele corrige ainda assimetrias que podem incomodar muito o paciente.

Por se tratar de um procedimento com tantos benefícios e minimamente invasivo, não é nenhuma surpresa que tantas pessoas tenham aderido a ele.

Venha experimentar os benefícios do ácido hialurônico

Depois de tudo isso, você já entendeu que o ácido hialurônico:

  • melhora o aspecto da pele;
  • produz mais elasticidade, brilho e firmeza;
  • protege as articulações;
  • preenche espaços que foram causados pela baixa produção da substância no corpo;
  • aumenta o volume de regiões do corpo e rosto;
  • reduz celulites;
  • fortalece os ossos;
  • tonifica os cabelos;
  • melhora o crescimento muscular.

É importante utilizar o ácido hialurônico, mas é necessário que o paciente consulte um médico. Afinal, somente um profissional qualificado pode indicar corretamente qual a melhor forma de administrar o produto para solucionar a sua necessidade. 

Gostou deste conteúdo? Quer mais informações sobre o universo da beleza, estética e cirurgia plástica? Então, siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade.

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)