Mentoplastia - Cirurgia plástica corretiva do tamanho do queixo
Pessoas que apresentam queixo pequeno ou pouco projetado costumam ficar insatisfeitas com sua aparência e ter, até mesmo, sua autoestima abalada. O procedimento que corrige esse problema é a mentoplastia - cirurgia plástica do queixo.

A mentoplastia remodela o contorno do queixo e é indicado a pacientes insatisfeitos com sua projeção. A técnica mais comum é realizada visando aumentar esta região, mas também existe um método para realizar a redução, quando a projeção é excessiva.

Essa cirurgia plástica proporciona ao paciente harmonia em todo o conjunto do contorno facial, modela a face de modo a deixá-la proporcional e oferece naturalidade em seus resultados. É importante a análise do cirurgião, uma vez que o procedimento vai adequar o formato do queixo ao restante dos traços do paciente.

Antes da realização do procedimento, é importante conversar com o cirurgião sobre as expectativas e o que se pode esperar de maneira realista. A mentoplastia pode ser feita isoladamente ou associada à rinoplastia, lipoaspiração da papada (pescoço), ou ainda ao lifting facial, para se obter resultados ainda mais satisfatórios e completos.

Aumento do queixo

A técnica aumenta a região através da inclusão de uma prótese de silicone na área ou de um segmento ósseo retirado da mandíbula, deixando o queixo proporcional ao contorno do rosto. A opção entre o implante de silicone ou a inserção do segmento ósseo depende das condições anatômicas de cada paciente.

Diminuição do queixo

Já para os pacientes que possuem o queixo mais avançado, o procedimento cirúrgico consiste em retirar o segmento ósseo excedente. Tal técnica causa um recuo no queixo e harmoniza o desenho da face.

A cirurgia de mentoplastia é consideravelmente simples. A partir de uma incisão feita por dentro da boca, na região do lábio inferior (incisão intra-oral) ou na parte inferior do queixo, a pele é deslocada para a realização do implante ou da retirada do segmento ósseo.

Os pontos são todos internos e não precisam ser removidos. Geralmente, a mentoplastia é realizada sob anestesia local. Se o procedimento for realizado junto com outra cirurgia, pode-se optar por anestesia geral.

Mentoplastia – a prótese de queixo

A mentoplastia remodela o queixo do paciente de acordo com seus traços pessoais, buscando uma naturalidade maior no resultado. Por isso, existem diferentes tamanhos e tipos de próteses que podem ser implantadas no mento.

O cirurgião plástico pode utilizar peças pré-moldadas ou modelar uma prótese durante o procedimento, a fim de adaptá-la à anatomia da mandíbula de cada paciente. Atualmente, os dois materiais mais utilizados no procedimento de mentoplastia são o politetrafluoroetileno e o silicone rígido.

Os implantes de politetrafluoroetileno são feitos de um material utilizado na medicina para substituir artérias em alguns tipos de cirurgias. A prótese de silicone é do mesmo material usado em próteses de mamas, glúteo e panturrilha. Os implantes são feitos de elastômero de silicone, de uso médico, e possuem características diferentes como forma, dureza, cor e superfície.

Outros tipos de implantes utilizados no procedimento são os feitos de silástico ou de hidroxiapatita. O silástico é um material amplamente utilizado na confecção de implantes faciais e oferece uma grande variedade de tamanhos e formas. Já a hidroxiapatita é um material cerâmico leve, resistente e poroso que pode ser implantado como uma peça única ou em partes. O cirurgião analisará caso a caso e indicará a melhor opção para cada paciente.

Anestesia
A anestesia empregada na mentoplastia é, normalmente, a local com uso de sedação. Com o uso desta anestesia, considerada a mais leve em comparação com a geral ou a peridural, o paciente é liberado do hospital em poucas horas.

Riscos
Um procedimento como a mentoplastia ou qualquer outra cirurgia possui o mesmo risco que o de atravessar uma via com permissão do sinal de pedestres. É possível que surjam pequenos edemas e hematomas na região tratada, mas esta condição é eliminada com o decorrer do tempo.

Pré-operatório
Seguir as recomendações médicas é imprescindível para o bom andamento do procedimento. Por isso, seguem algumas dicas sobre o que fazer nos dias que antecedem sua mentoplastia.
- Chegue no horário informado de sua internação;
- Respeite o período de jejum;
- Comunique ao médico, o quanto antes, qualquer anormalidade em sua saúde física e psicológica;
- Não use maquiagem no dia da internação;
- Evite o uso de brincos, alianças e outros acessórios;
- Evite fumar, ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas nos dias que antecedem sua cirurgia;
- Informe seu médico sobre as medicações das quais você faz uso e siga as instruções de seu especialista acerca da ingestão delas.

Pós-operatório
Após a cirurgia plástica corretiva do queixo é comum que a face apresente edemas e que alguns curativos estejam em uso. Sendo assim:
- É possível usar compressas de solução fisiológica fria;
- Mantenha sua alimentação normal e equilibrada;
- Evite alterações climáticas e exposição à luz solar;
- Evite movimentação excessiva no local;
- Obedeça as recomendações médicas e realize seu retorno conforme indicação de seu especialista. O retorno ao médico é um dos elementos essenciais para se obter um resultado adequado e realizar a boa manutenção de sua mentoplastia.

Somos especialistas em cirurgia plástica!

Venha fazer parte dessa história de mais de 25 anos de sucesso da Master Health

Palavra Sim

Quero fazer minha

cirurgia plástica

Eventos Master Health

Veja os destaques dos nossos eventos


Quero Fazer uma plástica

FALE AGORA POR WHATSAPP
Localização
Localizacao
Av. Paulista, 491

Conjunto 73/74 - 7º andar, Cerqueira César São Paulo - SP

LocalizacaoPróximo ao Metrô Brigadeiro