Otoplastia - Cirurgia plástica da correção de orelha em abano
Causa de desconforto e constrangimento em crianças e adultos, a popular "orelha em abano" é considerada um problema relativamente fácil de ser corrigido. Normalmente de origem congênita, a otoplastia pode ser feita a partir dos primeiros anos de vida, ainda que o ideal seja que a criança complete entre seis e sete anos de idade, período no qual o desenvolvimento das orelhas está completo.
Há três tipos de deformidade considerados como orelhas em abano. Na primeira, o paciente apresenta a concha da orelha (parte interna) muito grande; na segunda, a dobra superior da orelha é ausente; e na terceira, o paciente possui ângulo muito aberto entre a cabeça e a orelha. Esta é a mais comum e tende a ser a mais visível. Em todos os casos, o modo definitivo de correção é a otoplastia, a cirurgia plástica corretiva da orelha em abano.
Em geral, a recuperação do procedimento é tranquila e seu resultado é bastante satisfatório. A cicatriz fica escondida atrás da dobra natural da orelha. Cerca de 80% do resultado definitivo pode ser visto em poucas semanas de pós-operatório e o término do processo cicatricial leva cerca de seis meses.
A otoplastia é um procedimento bastante funcional para a vida dos pacientes, isso porque a autoestima e a confiança acerca da estética da orelha são conquistadas a partir de seus resultados.
Anestesia
A anestesia empregada na otoplastia é, normalmente, a local com uso de sedação, podendo ainda ser usada a anestesia peridural ou geral, conforme avaliação do cirurgião plástico especialista. O paciente permanece no hospital no máximo por um dia.
Riscos
Um procedimento como a otoplastia ou qualquer outra cirurgia possui o mesmo risco que o de atravessar uma via com permissão do sinal de pedestres. É possível que surjam pequenos edemas e hematomas, mas esta condição é eliminada com o decorrer do tempo.
Pré-operatório
Seguir as recomendações médicas é imprescindível para o bom andamento do procedimento. Por isso, seguem algumas dicas sobre o que fazer nos dias que antecedem sua cirurgia:
- Chegue no horário informado de sua internação;
- Respeite o período de jejum;
- Comunique ao médico, o quanto antes, qualquer anormalidade em sua saúde física e psicológica;
- Não use maquiagem no dia da internação;
- Evite o uso de brincos, alianças e outros acessórios;
- Evite fumar, ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas nos dias que antecedem seu procedimento;
- Informe seu médico sobre as medicações das quais você faz uso e siga as instruções de seu especialista acerca da ingestão delas.
Pós-operatório
Após a otoplastia, cirurgia plástica de correção da orelha em abano, é comum que a região apresente edemas e que alguns curativos estejam em uso. Sendo assim:
- É possível usar compressas de solução fisiológica fria;
- Mantenha sua alimentação normal e equilibrada;
- Evite alterações bruscas de temperatura e exposição à luz solar;
- Evite movimentação excessiva e traumas na região;
- Obedeça as recomendações médicas e realize seu retorno conforme indicação de seu especialista. O retorno ao médico é um dos elementos essenciais para se obter um resultado adequado e realizar a boa manutenção de sua otoplastia.
Venha fazer parte dessa história de mais de 25 anos de sucesso da Master Health
Quero fazer minha
cirurgia plástica
Veja os destaques dos nossos eventos