Abdominoplastia

Você está insatisfeito com seu corpo, com as gorduras e peles em excesso que o incomodam e abaixam sua autoestima? A abdominoplastia pode ser a solução para o seu problema!

Para te ajudar a entender melhor sobre a abdominoplastia e o que a difere das demais cirurgias plásticas, preparamos esse conteúdo recheado de informações para que você tire todas as suas dúvidas e se aproxime cada vez mais do seu sonho. Vamos lá?

O que é Abdominoplastia?

A abdominoplastia é o procedimento cirúrgico que consiste na retirada de um determinado volume de gordura e principalmente o excesso de pele na região do abdômen.

Durante a cirurgia, a gordura é retirada e os músculos da região são costurados, eliminando a flacidez e deixando o abdômen liso.

Além de uma barriga mais firme, a abdominoplastia retira, por consequência, eventuais estrias que possam existir na região abaixo do umbigo, que geralmente surgem no período de gravidez ou do processo de engordar e emagrecer repetidas vezes.

Somos especialistas em cirurgia plástica!

Venha fazer parte dessa história de mais de 25 anos de sucesso da Master Health

Palavra Sim

Quero fazer minha

cirurgia plástica

Informe seus dados e a Master Health entrará em contato com você.

PASSO 1 DE 2
Quero fazer minha
Cirurgia Plástica!

ÚLTIMO PASSO

PASSO 2 DE 2

Por fim, esse é um dos procedimentos cirúrgicos e estéticos mais completos, já que elimina excessos de pele e proporciona um melhor contorno corporal.

O que é Abdominoplastia?

Como é realizada a Abdominoplastia?

Essa cirurgia consiste na remoção de gorduras e peles em excesso, reaproximando a musculatura e remodelando o contorno corporal. Trata-se de uma correção funcional e estética na parede abdominal.

O objetivo desse procedimento é garantir um aspecto mais bonito ao abdômen e uma silhueta mais harmônica.

Demarcação

Primeiramente é realizada a demarcação para que o médico localize onde vai realmente realizar as incisões para retirada dos tecidos.

Anestesia

De modo geral, para esse tipo de cirurgia, podem ser utilizadas as anestesias peridural ou raqui com sedação, e ainda, em alguns casos, a anestesia geral.

Na abdominoplastia, essas duas anestesias são associadas com a sedação, que induz ao sono leve e monitorado, para que o paciente se sinta mais confortável.

Vale ressaltar que o tipo da anestesia da abdominoplastia será uma decisão que vai depender de fatores observados pelo seu médico.

Incisão

E então, é realizada a incisão em formato de linha acima da região púbica, que se estende até as laterais do quadril. O tamanho dessa linha vai depender do volume a ser corrigido.

Eventualmente, pode acontecer do cirurgião usar o modo de incisão chamado de T Invertido, um pequeno traço vertical que complementa a incisão inferior. Mas isso só acontece quando é identificada a falta de elasticidade da pele.

Remoção dos tecidos

O cirurgião remove as sobras, corrige a flacidez muscular e reposiciona a pele. A cicatriz umbilical é reimplantada no final do procedimento.

A cicatriz da abdominoplastia é como a de uma cesariana, ficando na linha da roupa íntima, e pode ser disfarçada sob trajes de banho. A maturação dela leva cerca de um ano aproximadamente.

Duração da cirurgia

O tempo de duração da cirurgia de abdominoplastia varia entre duas e três horas aproximadamente.

Essa variação se dá por conta de questões como: extensão e quantidade de tecido a ser retirado; a associação com outro tipo de procedimento, como a lipoaspiração; o tipo de anestesia; entre outros fatores. Lembrando que cada caso tem suas individualidades. Exames necessários no Pré-Operatório

É importante a realização de exames sob pedido médico para verificar seu estado de saúde e as condições do próprio abdômen.

Geralmente, são os seguintes exames:

  • Hemograma;
  • Urina;
  • Eletrocardiograma;
  • Teste de tórax;
  • Ultrassom abdominal total;
  • Ultrassom de parede abdominal;
  • Beta HCG.

É comum a solicitação de ultrassonografias do abdômen total e da parede abdominal com o intuito de identificar hérnias ou a diástase (afastamento muscular) da parede abdominal.

Pós-Operatório

Internação após a Abdominoplastia

O procedimento é simples e seguro. Portanto, dentro de uma evolução considerada normal, a paciente pode receber alta em cerca de 24 horas depois da abdominoplastia.

Ter alta antes disso não é recomendado, pois o paciente precisa ficar em observação durante esse tempo.

Tempo de recuperação da abdominoplastia

As estimativas variam entre 20 e 45 dias para uma recuperação minimamente segura. Para a cicatrização completa da pele é um processo que passa por etapas e requer a paciência do paciente.

As etapas da recuperação são:

  1. É comum que no início, a cicatriz fique alargada e sua tonalidade passa por um escurecimento.
  2. O clareamento da cicatriz acontece de modo gradual, sendo que após o décimo segundo mês, a tonalidade da cicatriz fica bem próxima da coloração restante da pele.

Talvez o médico que acompanha o seu caso indique pomadas, cremes ou sessões de laser para clarear mais rapidamente, caso necessário.

Abdominoplastia: Indicações

A abdominoplastia é indicada para quem passou por um processo significativo de perda de peso, seja homem ou mulher. Pode ser por gravidez, questões genéticas ou pessoas que passam pelo “efeito sanfona” (engordar e emagrecer muito facilmente).

Geralmente quem passou por um destes episódios, tem significativo excesso de pele e flacidez, o que é indicado para realizar a abdominoplastia.

Para se submeter ao procedimento, no entanto, a paciente precisa agendar uma avaliação com um médico cirurgião plástico para que possa indicar o procedimento ideal.

Tipos de Abdominoplastia

Como citado acima, a abdominoplastia é um procedimento capaz de remodelar o corpo garantindo beleza e harmonia à silhueta. Os tipos de cirurgia, no entanto, podem ser diferentes de acordo com o físico e os contornos de cada paciente.

Tipos de abdominoplastia - mini, clássica e em âncora

Conheça os diferentes tipos de abdominoplastia a seguir:

Abdominoplastia clássica

Consiste na remoção da flacidez muscular e os excessos de pele na região do abdômen. Também chamada de dermolipectomia abdominal, esse procedimento é indicado principalmente para pessoas que passaram por grandes emagrecimentos.

Mini Abdominoplastia

Como o próprio nome diz, trata-se de uma abdominoplastia em proporções menores. Ou seja, é um procedimento indicado para quem possui uma quantidade pequena de flacidez, sem tantas sobras de pele.

Abdominoplastia em Âncora

Esta abdominoplastia é ótima para casos em que a flacidez e o excesso de pele são demasiados, e uma Abdominoplastia Clássica não é o suficiente. Com este tipo, é possível retirar mais pele e mais gordura da região.

Abdominoplastia associada a outros procedimentos

Abdominoplastia e lipoaspiração

A abdominoplastia pode ser associada à lipoaspiração, que é o procedimento cirúrgico que remove a gordura localizada em diversas regiões do corpo como abdômen, quadris, coxas, culotes, entre outras.

A técnica é indicada para eliminar os excessos de gordura difíceis de subtrair mesmo através da realização de exercícios físicos e de dietas.

Quando estes procedimentos são realizados em conjunto, é possível chegar a um resultado final ainda mais proveitoso para o paciente.

Abdominoplastia e Mamoplastia

Os seios também costumam ser atingidos pela eliminação de peso e acabam por apresentar ptose (queda), flacidez ou ainda ficam desarmoniosos em relação ao contorno corporal.

Por isso, não é difícil encontrar pacientes que buscam a correção destes problemas através da associação da cirurgia plástica de abdominoplastia e de mastopexia (mamoplastia de elevação), mamoplastia de redução ou implante de prótese de silicone (mamoplastia de aumento).

A mamoplastia pode ter três indicações: aumento, redução e elevação das mamas. A mamoplastia de elevação é mais comumente associada à abdominoplastia. Ela é indicada para pacientes que apresentam ptose (queda), flacidez nas mamas resultantes da perda de peso ou de outros fatores.

Já a mamoplastia redutora visa diminuir o volume dos seios que podem se encontrar em desproporção com o restante do corpo, resultando no desequilíbrio do contorno corporal.

A implantação de prótese de silicone é indicada normalmente naqueles casos em que se procura maior firmeza nas mamas, porém os volumes são analisados de acordo com o biótipo de cada pessoa.

Abdominoplastia no inverno: É realmente melhor?

A maioria das pessoas buscam realizar cirurgias plásticas no inverno, isso acontece devido ao auxílio automático que as baixas temperaturas oferecem em controlar e amenizar inchaços, sangramentos, dores e a possibilidade de avaliação e visibilidade mais facilmente do resultado definitivo da cirurgia plástica de abdômen.

Outro fator importante nesta demanda atribuída às estações de verão e inverno, é que nestes períodos também estão inseridas as férias escolares, momento oportuno para que alguns pacientes consigam obter um tempo adequado de recuperação, principalmente as pacientes mães. Mas estações mais amenas, como o outono ou a primavera, também oferecem possibilidade de temperaturas controladas.

Na verdade, a melhor época para realizar a sua abdominoplastia é aquela em que você se sente insatisfeito e decide corrigir seu incômodo, desde que com segurança e responsabilidade.

Diferença entre abdominoplastia para homem e para mulher

O que mais difere a abdominoplastia entre homem e mulher é a cicatriz proveniente da cirurgia. Nos homens, a tendência é que a cicatriz fique praticamente reta, bem rente aos pelos pubianos, devido ao formato natural do corpo. Deste modo, é como se houvesse uma camuflagem tornando a cicatriz quase imperceptível.

O período pós-operatório, entretanto, é igual para homens e mulheres. Ou seja, um repouso de até duas semanas, utilização de malha compressiva durante aproximadamente dois meses, bem como evitar a exposição solar prolongada.

Dependendo do caso, o dreno também se faz necessário, sendo que o período de uso varia de acordo com a indicação médica.

A partir do sexto mês já é possível observar um resultado muito próximo do final, uma vez que os inchaços e manchas roxas já foram praticamente eliminados. Embora o período de maturação da cicatriz seja de cerca de um ano, o resultado da cirurgia já é visível na primeira semana.

Abdominoplastia preço

Divulgar valores de cirurgias plásticas como um todo não é uma prática permitida pelo Conselho Federal de Medicina. Mas em uma avaliação prévia com o médico cirurgião plástico, é possível obter todos os valores das cirurgias ideais para o seu caso.

Isso se justifica porque cada paciente é único, com características e necessidades muito específicas. Os valores cobrados por uma cirurgia como essa só são divulgados após uma avaliação cuidadosa do cirurgião responsável. Inclusive, é durante a consulta médica que será possível definir as indicações para cada caso.

É muito importante frisar que a escolha por uma clínica e um cirurgião não seja baseada apenas pelo baixo custo. Isso porque para garantir a segurança durante toda a cirurgia e um atendimento adequado antes e depois do procedimento, muitos profissionais são envolvidos no processo. É natural, portanto, que o preço seja compatível com o serviço prestado.

Além do mais, a sua segurança deve estar em primeiro lugar. Certifique-se de que o profissional escolhido seja capacitado e habilitado a realizar a cirurgia.

Quero Fazer uma plástica

Um dos consultores da Master Health entrará em contato com você.

Nome inválido

Telefone ou celular inválido

Email inválido

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Dúvidas Frequentes - Abdominoplastia

A abdominoplastia faz emagrecer?

A perda de peso não é o objetivo da abdominoplastia. É indicado que o paciente já esteja dentro de sua faixa de peso ideal para ser submetido ao procedimento.

A redução de peso é consequência da retirada dos tecidos em excesso, mas seriam entre 2 a 3 kilos. Pois o real objetivo da abdominoplastia é a retirada de pele, flacidez, e o afinamento da silhueta do paciente, não a redução de peso.

Após a abdominoplastia, a mulher pode engravidar?

A abdominoplastia não impede que a mulher passe por uma gestação, embora uma gravidez possa prejudicar os resultados do procedimento.

Por isso é indicado que a mulher se submeta à abdominoplastia somente depois de ter todas as gestações desejadas.

A cicatriz da mini abdominoplastia é igual a da abdominoplastia clássica?

Cicatrizes das abdominoplastias: abdominoplastia clássica, abdominoplastia com cicatriz dupla e mini abdominoplastia

Não. Na abdominoplastia tradicional é possível que, além do corte acima da região púbica, haja uma incisão próxima ao umbigo, ocasionando uma cicatriz em formato de cruz.

Na mini abdominoplastia isso não acontece, pois apenas a porção inferior é submetida ao procedimento, de modo que a cicatriz se assemelha ainda mais à de uma cesariana.

Agora você já sabe o que é a abdominoplastia e quais os procedimentos que podem ser associados à ela!

Restou alguma dúvida? Leia nosso Guia Completo da Abdominoplastia | Blog Master Health ou entre em contato conosco.

Clínica de Abdominoplastia Master Health

A clínica Master Health está no coração de São Paulo, localizada na Avenida Paulista, próxima ao Metrô Brigadeiro. Adeptos ao conceito de clínica vertical, contamos com quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, que favorecem a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente, sendo possível encontrar em um único lugar a Clínica de Cirurgia Plástica e o Centro Médico Master Health.

Foto da clínica
Foto da clínica
Foto da clínica
Foto da clínica
Foto da clínica
Foto da clínica
Foto da clínica
Foto da clínica

Para realizar o seu sonho, você passa por aqui!

Todos os nossos procedimentos cirúrgicos são feitos exclusivamente em hospitais, garantindo a segurança e tranquilidade do paciente, com mais de 20 equipes médicas disponíveis.

Eventos Master Health

Veja os destaques dos nossos eventos


Localização
Localizacao
Av. Paulista, 491

Conjunto 73/74 - 7º andar, Cerqueira César São Paulo - SP

LocalizacaoPróximo ao Metrô Brigadeiro


Nossas Unidades
Unidade Paulista

Av. Paulista, 491, São Paulo - SP

Conj. 73/74 - 7º andar, Cerqueira César

Unidade Tatuapé

Rua Cantagalo, 74, São Paulo - SP

1º andar

Vamos conversar?

Por favor, preencha seus dados nos campos abaixo e vamos iniciar nossa conversa!