Fale Conosco Pelo Whatsapp

Você já está praticamente decidida a fazer uma cirurgia plástica para deixar a barriga lisinha e se livrar da flacidez e dos pneuzinhos que tanto incomodam? Então prepare-se para a sua abdominoplastia.

Ainda assim, algumas dúvidas e questionamentos ainda devem estar passando pela sua cabeça: será que a cirurgia vai ser tranquila? Quanto tempo vou levar para me recuperar? O pós-operatório será dolorido?

Portanto, não deixe de ler o nosso artigo e descobrir tudo o que você precisa saber para chegar no dia da cirurgia tranquila e preparada!

O que é uma abdominoplastia?

A abdominoplastia, também conhecida como dermolipectomia e plástica de abdômen, é um procedimento realizado na região do abdômen e que consiste na retirada do excesso de pele e gordura localizada. Além disso, o procedimento tem como objetivo reduzir a flacidez e recuperar a firmeza dos músculos da região.

abdominoplastia-07-master-health.png

O procedimento também ajuda a remover estrias localizadas na região, uma vez que há a remoção da pele.

Indicações

As indicações mais comuns para quem deseja realizar uma abdominoplastia são:

  • Flacidez na região abdominal: pessoas que não conseguem eliminar os excessos de pele e gordura através de dietas e exercícios físicos;
  • Estrias;
  • Diástase: afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo da região;
  • Concentração de tecido adiposo no abdômen;
  • Fraqueza na musculatura abdominal;
  • Melhoria estética.

Os fatores que geralmente causam os problemas relacionados acima são:

  • Gravidez;
  • Perda de peso;
  • Pacientes realizaram uma cirurgia bariátrica (redução do estômago);
  • Envelhecimento;
  • Hereditariedade;
  • Cirurgia prévia.

A abdominoplastia é um procedimento muito procurado tanto por mulheres como homens.

Vale lembrar que a cirurgia não é um tratamento para a obesidade, pois ela não visa a eliminação de peso, mas a remoção de pele e gordura, além de fortalecer os músculos do abdômen. Sendo assim, o paciente deve manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e prática de exercícios físicos.

Tipos de abdominoplastia

Ao contrário do que se imagina, a realização da abdominoplastia não consiste em uma única técnica. Os métodos utilizados variam de acordo com as necessidades de cada paciente, mediante avaliação médica. Confira alguns tipos de abdominoplastia!

Abdominoplastia Clássica

É o procedimento mais comum nas cirurgias do abdômen.

É indicado quando há muita flacidez da pele, grande excesso de gordura e afastamento dos músculos (diástase).

Nesta técnica, o cirurgião fará uma incisão na região acima dos pelos pubianos e que se estende até os ossos da região dos quadris. Além disso, ele fará uma incisão ao redor do umbigo e o reposicionará ao fim da cirurgia, uma vez que a região foi alterada durante o procedimento.

A cicatriz da cirurgia fica escondida sob a roupa íntima.

Miniabdominoplastia

Em geral, o procedimento é realizado em pacientes que possuem pouca quantidade de pele na região abaixo do umbigo (abdômen inferior) e costuma ser indicada nos casos em que o paciente não consegue moldar seu corpo através de dietas, exercícios físicos e cirurgias menores.

Como a incisão é menor, se comparada aos demais tipos de abdominoplastia, a cicatriz, consequentemente, será menor.

Nesta técnica, não será necessário o reposicionamento do umbigo, uma vez que não há incisão ao redor do mesmo.

Abdominoplastia em âncora

Procedimento indicado nos casos em que o há grande volume de pele e gordura na região abdominal. Geralmente é indicado para pessoas que tiveram uma grande perda de peso decorrente de obesidade e cirurgia bariátrica.

Este procedimento em geral demanda um tempo maior se comparado a cirurgia clássica.

A incisão é realizada na forma de um T invertido, criando a imagem de uma âncora, por isso o procedimento recebe o nome de abdominoplastia em âncora.

Na maioria dos casos há também a incisão ao redor do umbigo, o que ocasionará no reposicionamento do mesmo ao fim da cirurgia.

Prepare-se para a sua abdominoplastia

Primeiramente, para ter uma cirurgia tranquila e aumentar as chances de uma recuperação rápida e sem complicações, é fundamental que você comece a sua preparação muito antes do dia da internação.

Por isso, fazer todos os exames que o médico solicitar e manter uma vida saudável, com boa alimentação e exercícios físicos é uma etapa de grande importância para a sua cirurgia de abdômen.

Esse também é um ótimo momento para você conversar com o seu médico e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento e o pós-operatório.

Estar por dentro de todos os passos e saber exatamente o que você precisa fazer vai te ajudar – e muito – a se recuperar com mais tranquilidade e chegar ao efeito desejado!

abdominoplastia-03-master-health.png

Uma boa dica é programar a sua agenda para antecipar compromissos e atividades que você não poderá fazer durante o pós-operatório, como fazer viagens, trabalhar e realizar tarefas que exigem muito esforço físico.

Além disso, é necessário observar alguns cuidados importantes para que não haja problemas no dia da cirurgia, dentre os quais estão:

  • Realizar os exames solicitados pelo médico, como o hemograma e eletrocardiograma;
  • Evitar bebidas alcoólicas e cigarro semanas antes da cirurgia;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Não tomar medicamentos para emagrecimento nem os que contenham ácido acetilsalicílico;
  • Respeite o período de jejum estabelecido;
  • Informe ao médico sobre qualquer medicação que você utiliza, bem como se ficar doente antes da realização da cirurgia;
  • Providencie acompanhante para contato e para a alta do hospital (nome e telefone) e para acompanhá-la (o) em casa no pós-operatório;
  • No caso das mulheres, a menstruação não é impedimento para a realização da cirurgia, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual;
  • No dia da cirurgia, utilize roupas confortáveis e que possuem botões para facilitar a retirada;

Como é feita a abdominoplastia

Confira o passo a passo da realização da abdominoplastia:

Anestesia

A cirurgia pode ser realizada com anestesia local com sedação, peridural ou geral. Tudo vai depender da complexidade do procedimento e das condições da paciente.

abdominoplastia-05-master-health.png

Incisão

Para realizar o procedimento, o cirurgião fará uma incisão horizontal na região entre a linha do púbis e do umbigo.

A incisão pode se estender ou não até a região dos quadris conforme a extensão do procedimento. Contudo, em alguns casos pode ser necessária outra incisão, na posição vertical, se estendendo ao redor do umbigo como nos casos da abdominoplastia clássica e em âncora.

abdominoplastia-06-master-health.png

Posteriormente, o médico levantará a pele abdominal, fará a reparação dos músculos enfraquecidos e removerá o excesso de pele e gordura. Em seguida ele fará as suturas das incisões, bem como os curativos necessários e colocará um dreno para que os líquidos acumulados durante a cirurgia sejam expelidos.

Vale lembrar que em alguns casos como na abdominoplastia clássica e em âncora, pode ser necessário reposicionar o umbigo, uma vez que a região foi alterada pela cirurgia.

Duração da cirurgia

A cirurgia de abdominoplastia dura cerca de 2 a 4 horas.

Resultados

Os resultados definitivos da abdominoplastia só serão percebidos após 12 meses da realização do procedimento. Entretanto, alguns meses após a cirurgia já é possível ver como o corpo ficará.

abdominoplastia-02-master-health.png

Vale lembrar que será necessário desenvolver hábitos mais saudáveis como uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos, pois ao contrário do que muitos pensam, é possível sim que a barriga volte a crescer com o tempo, caso o paciente leve uma vida desregrada.

Para obter melhores resultados, o médico pode indicar sessões de lipoaspiração e drenagem linfática.

Recomendações pós-operatórias

  • Evitar esforços físicos nos primeiros dias após a realização da cirurgia;
  • Dormir de barriga para cima, pois deitar de lado ou de barriga para baixo o abdômen e a cicatriz são pressionados e machucados;
  • Andar com a coluna levemente curvada nos primeiros dias para que a pele do abdômen não seja esticada e os pontos não abram. É indicado também apoiar as mãos na barriga, pois essa posição proporciona mais conforto, além de amenizar a dor na região;
  • Ao sentar, opte pode cadeiras, apoie os pés no chão e encoste-se totalmente no apoio para as costas;
  • Utilizar a cinta modeladora pelo período de 30 dias;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Realize sessões de drenagem linfática, caso o médico oriente;
  • O retorno ao trabalho se dá 10 dias após a realização da cirurgia. Entretanto, esse prazo pode variar de acordo com as atividades que o paciente possui no trabalho.
  • O retorno das atividades físicas e da rotina normal são liberados após 2 meses. Contudo, após um mês já é possível realizar caminhadas leves;
  • Siga corretamente as ordens médicas para que sua recuperação seja boa e os resultados sejam satisfatórios.

E aí, gostou de ficar mais inteirada sobre como se preparar para uma abdominoplastia e saber qual dos tipos da cirurgia é o mais indicado para você? 

Então clique aqui e marque agora a sua avaliação!

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)