Fale Conosco Pelo Whatsapp

Ficar com uma cicatriz boa e bonita após a cirurgia plástica tem alguns segredos. Porém, com um pouco de cuidado no pós-operatório, você conseguirá esse resultado e ficará feliz com sua aparência.

Então, vamos descobrir que segredos são esses? Confira as dicas a seguir e prepare-se!

Cicatriz boa e bonita: prepare-se para a cirurgia

Antes da sua cirurgia plástica, prepare sua pele para o procedimento. Isso significa que você precisará hidratar bastante a região, com produtos de qualidade, e de preferência duas vezes ao dia.

A cicatriz fica localizada onde é feita a união dos tecidos. Apesar de todos os avanços da medicina estética, ainda não há como não deixar vestígios após um corte. Porém, com uma boa técnica, é possível atenuá-las, seguindo os princípios das linhas de força da pele.

Mas por que a hidratação é tão importante? Em primeiro lugar, esse cuidado facilita até as manobras do cirurgião plástico no momento do procedimento. Afinal, a pele fica mais resistente e maleável.

Além disso, sem hidratação a pele fica seca e retraída. Isso dificulta sua aderência à outra borda da cicatriz e aos outros tecidos do corpo que ficam abaixo da superfície.

Como facilitar a cicatrização: a beleza vem de dentro

Para uma boa cicatrização, o corpo produz novas células e tecidos para reconstruir a área da incisão. Assim, os hábitos saudáveis são fundamentais para garantir o oxigênio e nutrientes que as células precisam.

Existem hábitos que prejudicam a cicatrização como fumar, consumir bebidas alcoólicas e dormir pouco. Alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar, refrigerantes, embutidos, refinados e industrializados também dificultam o processo de regeneração.

Por outro lado, existem hábitos e alimentos que contribuem para uma boa cicatrização. Então, aposte em vegetais crus e com pouco sal, como cereais integrais, verduras, legumes e a maioria das frutas. Consuma carnes leves e brancas com moderação.

Cuidados pós-operatórios: regenere sua pele

Após a cirurgia, também existem cuidados que facilitam a regeneração, deixando uma cicatriz boa e bonita. Por isso, os médicos orientam seus pacientes detalhadamente e, ao seguir as recomendações do profissional, suas chances de ter uma boa cicatrização são muito grandes.

Então, entre esses cuidados para uma cicatriz bem cuidada, podemos destacar:

Cumpra o repouso rigorosamente

Não force a região do corte. Ela precisa de estabilidade e tempo para uma boa recuperação. Sem repouso, o corpo não terá condições de se regenerar de forma plena, e você pode enfrentar dificuldades no processo de cicatrização.

Na abdominoplastia, por exemplo, os médicos orientam o paciente a repousar e a manter o tronco inclinado por cerca de duas semanas. Na mamoplastia, a pessoa não deve levantar os braços. Além disso, em determinadas cirurgias da face, é importante evitar a mastigação.

Portanto, a regra é deixar o corpo descansar e se recompor. Volte aos esforços e exercícios apenas após a liberação médica, por mais que esteja se sentindo bem. Isso é fundamental para um bom resultado e para não enfrentar problemas de cicatrização.

Utilize os acessórios recomendados pelo médico

Diversas cirurgias requerem o uso de acessórios no pós operatório. Cintas compressoras, sutiãs, faixas e tampões são alguns exemplos. Portanto, se o seu médico indicou esse cuidado, atenda à recomendação e use o objeto pelo tempo determinado e da forma que ele orientou.

O adesivo de gel de silicone é um dos aliados da cirurgia plástica. Ele é aplicado sobre os pontos durante três meses, tendo como objetivo controlar a produção de fibras colágenas, não permitindo os exageros de produção, o aparecimento de uma cicatriz grossa ou até a formação de queloides.

Cuide da cicatriz, especialmente nos primeiros meses

O período de cicatrização passa por várias etapas e geralmente se completa após dois anos. No primeiro mês, o sinal da cicatriz ainda é pouco visível.

No entanto, a partir do período mediato, que vai do trigésimo dia até um ano após a cirurgia, a cicatriz ganha um tom avermelhado. Em alguns pacientes, ela se apresenta larga e elevada, causando grande preocupação.

Enfim, após um ano, no chamado período tardio, o sinal começa a ficar mais claro e menos consistente. Porém, o resultado definitivo da cicatrização depende de cada paciente e de seus hábitos, históricos de doenças, remédios, alimentação e esportes.

É imprescindível o acompanhamento cuidadoso durante os seis primeiros meses de cicatrização. Portanto, o paciente deve seguir à risca as indicações médicas como não realizar esforços, principalmente na região do corte, pois podem causar quebra de pontos e inflamação.

Previna o queloide para ter uma cicatriz boa e bonita

O queloide é um tipo de cicatriz que ultrapassa o corte ou trauma cirúrgico. Isso é resultado do acúmulo anormal e exagerado de fibras colágenas na área do corte.

As partes mais propensas a seu aparecimento são regiões como as articulações, ombro, lóbulos das orelhas, queixo e área central do tórax. O fator genético é determinante na tendência a queloides, sendo que negros e orientais estão no grupo de maior risco.

Quem tem tendência à formação de queloide deve, durante o pós-operatório, manter um repouso rigoroso. Assim, evitará o estiramento da pele e a distensão dos pontos além do natural.

No entanto, o médico pode ajudar você a evitar o queloide. Para isso, ele prescreverá corticoides, pomadas e curativos com o mesmo princípio ativo. Assim, eles inibem alguns processos de cicatrização e possibilitam um controle maior durante esse período.

Agora você já sabe como ter uma cicatriz boa e bonita! Quer saber mais sobre esse tema? Continue aqui no blog e veja nosso post sobre o processo de cicatrização da pele.

master-health

A Master Health, há mais de duas décadas, alia conforto, segurança e zelo no tratamento de seus pacientes. Adepta do conceito de clínica vertical, a Master dispõe de quatro andares unicamente dispostos ao atendimento, favorecendo a privacidade de cada momento da cirurgia plástica ou tratamento realizado pelo paciente.
Diretora Técnica Dra. Elaine Favano – CRM 42085/SP

Cirurgia Plástica Master Health


Caso queira que entremos em contato com você, é só preencher o formulário abaixo !

    (Preencha, envie e aguarde a confirmação)